Série Perdida – Carina Rissi

Eu não gosto de romances de época. Nunca gostei. Tudo bem, não gostar é muito forte. Eu nunca liguei para romances de época. A minha mãe é apaixonada por esse tipo de leitura, então sempre tive muitos livros do estilo em casa e nunca fui fã das histórias que acontecem em séculos passados. Nem mesmo minha amada escritora Meg Cabot me fez gostar muito do gênero, quando era adolescente.

E aí eu comprei os livros da série “Perdida”, da Carina Rissi. Queria dar uma chance, pois simplesmente AMO as histórias da autora. Mas eles acabaram ficando renegados durante alguns anos na minha estante, justamente por eu torcer o nariz para o gênero. Mas preciso exaltar essa mulher, porque ela conseguiu o que nem Meg conseguiu: me fez gostar de livros de época e me fez devorar as histórias passadas em um passado muito distante! Eu li os cinco livros em pouco mais de UM MÊS!

Livros Série Perdida, da autora Carina Rissi

(Sem contar que ela me fez ter vontade de voltar a escrever resenhas para o blog, algo que não fazia há anos!)

Então eu tinha que trazer a minha opinião sobre essa coleção da Carina, né? Até para marcar esse período inédito na minha vida, hahahaha! Como resolvi fazer um post só para contar sobre a coleção, não teremos (muitos) spoilers sobre as histórias seguintes, apesar da gente já ter uma ideia do que acontece por serem livros de romance, né. 😊

A Série Perdida possui cinco livros lançados (e um sexto – e último – a caminho!), são eles, na ordem: Perdida, Encontrada, Destinado, Prometida e Desencantada. Os primeiros três livros contam a história de amor entre Sophia e Ian Clarke. Em Prometida, conhecemos a história da irmã de Ian, Elisa Clarke. E, por fim, em Desencantada, seguimos Valentina Albuquerque.

Em Perdida, conhecemos Sofia Alonzo, uma garota que vive em 2010, mas que acaba viajando no tempo e indo parar em 1830! Lá, ela conhece o maravilhoso Ian Clarke, e é claro que os dois acabam se apaixonando. Porém, por não pertencer àquele tempo, Sofia está em busca de uma maneira de voltar para o futuro, mas acaba ficando muito dividida quando vê essa paixão por Ian brotar.

Já em Encontrada, seguimos a história após o “felizes para sempre” de Sophia e Ian no século XIX, e vemos como Sofia está lidando com a adaptação em um século com costumes tão diferentes do seu.

Destinado, apesar de continuar a história de Ian e Sofia, é diferente, pois temos o ponto de vista do maravilhoso Sr. Clarke! Sim, agora podemos ver partes importantes do primeiro livro do ponto de vista de Ian, além de vermos seu comportamento em 2011! Os dois acabam viajando para o futuro para procurar Elisa, que encontrou a máquina do tempo e foi parar no antigo tempo de Sophia.

Prometida se passa três anos após o fim de Destinado, e nele encontramos uma Elisa na casa dos 20 anos, aguardando seu noivo retornar da Europa (após três longos anos de noivado). Os dois estão com problemas, pois ela não pôde explicar o motivo de seu desaparecimento e, dentre outras coisas, faz com que o Dr. Lucas Guimarães a odeie. Ainda assim, os dois se casam e acompanhamos o desenrolar dessa história!

Por fim, em Desencantada, a nossa mocinha é a bela, recada e do lar Valentina Albuquerque, que é obrigada a se mudar da vila após seu pai se casar novamente. Agora morando em uma cidade portuária, seu caminho cruza com o do belo Capitão espanhol Leon Navas e, por conta de um mal entendido, ambos acabam noivos! Durante um passeio no navio do Capitão, Valentina é empurrada no mar e dada como morta. Mas é claro que nossa mocinha sobreviveu e agora está disposta a descobrir quem foi o culpado. O problema é que o próprio Navas está na lista de suspeitos!

Eu amei, amei, amei a experiência que tive com os livros da série Perdida. Quem nunca quis saber o que aconteceu depois dos felizes para sempre do casal e descobrir um pouco mais dos outros personagens de um mesmo universo? E, quem diria, foi maravilhoso ficar mergulhada durante um mês na vida de personagens que moram em 1830.

Perdida - Carina Rissi

Mas tenho que dizer uma coisa: só me propus a ler os livros porque sabia que a personagem viajava no tempo. Eu imaginava que não ia gostar muito de uma história inteiramente de época. O que mais me faz torcer o nariz em histórias assim é a falta de liberdade das mulheres, que nasceram para serem meros enfeites, sem poder viver suas próprias aventuras e fazer o que quiser. E, bom, eu estava parcialmente certa.

Parcialmente porque os livros que mais gostei foram justamente os dois que as mocinhas nasceram no século XIX, hahahaha! Sério, nunca pensei que eu fosse passar por esse plot twist. 😂

Perdida é incrível (eu ria alto conforme Sofia ia descobrindo as diferenças entre o século XXI e o XIX), Encontrada também é muito bom e Destinado… Foi o livro que menos gostei dos cinco. Achei a escrita um pouco arrastada e muitas páginas dedicadas a momentos passados no primeiro livro (agora com o ponto de vista de Ian). Não sei, não me animou muito. E não fui a única, pois é o livro da série que possui a menor nota no Skoob.

Livros Encontrada e Destinado - Carina Rissi

Já Prometida foi um sopro de novidade à série Perdida! Por termos uma nova mocinha, exploramos um novo relacionamento e um casal que se ama mas que o mocinho não quer dar o braço a torcer de jeito nenhum! Eu, que nem gosto de histórias de casal cão e gato, nem gostei, né? Hahahaha. E, tenho que dizer, o fato de ser uma história de época nem me incomodou! Acho que depois de ler tanto sobre bailes, carruagens e o jeito extremamente educado das pessoas, acabei me acostumando.

Mas olha, o meu livro favorito meeeeesmo foi Desencantada! Sério, nunca pensei que a história de Valentina fosse me prender tanto! É um livro diferente de TODOS! Não quero estragar a leitura de ninguém, então não vou me estender muito no assunto, mas a maneira que ela arranjou para tentar descobrir quem foi que a empurrou do navio… Preciso dizer que não dá mais para descrevê-la como bela, recatada e do lar!

Livros Prometida e Desencantada - Carina Rissi

Ou seja, mesmo se tratando de histórias de época, a temática da liberdade das mulheres é muito importante. Não só por Sofia ter vivido em 2010 e tentado trazer um pouquinho da liberdade feminina para sua nova época, mas mesmo as duas mocinhas que nasceram no século XIX já tem uma ideia de que viver daquela forma não é justo. Outro tema levemente mencionado no último livro é a questão de amar quem você quiser, não importa o gênero. 😊

Acho que vou resenhar os dois últimos livros (ou pelo menos o último) separado, o que acham?

Por fim, deixo pra vocês uma notícia bem legal: o primeiro livro, Perdida, irá virar filme! Não temos muitas informações sobre isso, mas melhor já garantir e ler logo, né?

Ah! Quanto ao sexto e último livro da série, ainda não temos muitas novidades, apenas que teremos três mocinhas: Sophia, Marina e Ana Laura e se passará 20 anos após o primeiro livro! Tô super ansiosa!! 😊

Você já leu os livros da série Perdida? O que achou? Contando os dias para o último livro?

Mais sobreDanielle

Administradora, professora de inglês e blogueira nas horas vagas. Ama dividir suas experiências com o mundo e comentar as novidades do momento.

13 pensamentos sobre “Série Perdida – Carina Rissi

  1. Stephanie Ferreira

    Eu sou igual você, nunca liguei para romances de época, nunca foram os meus favoritos mas me encontrei na série Perdida. Eu não cheguei a ler todos, li até o segundo mas me apaixonei pela Sofia porque não é inteiramente de época ♥ Vou tentar terminar a série!

    Beijoos,
    Quase Mineira

    Responder

    1. Danielle

      Ste, tenta terminar a série! O último vai ser lançado no início do ano que vem, vale muito a pena! 🙂

      Responder

  2. Keila Medeiros

    Também amei essa série. Esses livros me surpreenderam. Embora o Ian seja um fofo, o livro em que ele foi narrador foi o mais chatinho. E como aconteceu com vc, Desencatada se tornou meu preferido. Carina Rissi se superou nessa história. Estou ansiosa pela história de Marina e Ana Laura. Acho que Samuel vai estar envolvido em uma delas… Rsrs

    Responder

    1. Danielle

      Oi, Keila! Pois é, o Ian é super fofo, mas o livro dele foi o mais chatinho, hehe. Aiii, também estou super ansiosa pelo novo livro e também acho que o Samuel vai estar envolvido em uma delas, a Carina deu várias pistas disso durante o livro Prometida! Você viu uma live que ela participou no YouTube e leu o primeiro capítulo?

      Responder

  3. Juliane

    Eu comecei a ler os livros agora terminei o primeiro volume perdida e me encantei pelo ian fiquei apaixonada . e ja estou muito ansiosa para chegar em desencantada .

    Responder

    1. Danielle

      Oi, Juliane! Os livros são apaixonantes mesmo, a escrita da Carina é incrível e a gente devora rapidinho! Espero que goste de Desencantada tanto quanto eu <3

      Responder

    2. Rosângela Alipio

      Eu ouvi falar muito do livro Perdida, mas ficava adiando a leitura, mas qdo começei a ler, nao consegui largar e li em 1 dia! Ri muito, fiquei pensando como me portaria se fosse comigo, acho que nunca mais vou olhar uma alface sem.lembrar desse livro, kkkkk agora vou direto pro Desencatada. Depois pro Encontrada.

      Responder

  4. Laura Borges Corrêa

    você sabe a classificação etária dessa serie de livros?

    Responder

    1. Danielle

      Oi Laura, tudo bem? Não sei a classificação etária dessa série, infelizmente. 🙁 Mas não recomendo para meninas muito novinhas.

      Responder

  5. Rosângela Alipio

    Eu ouvi falar muito do livro Perdida, mas ficava adiando a leitura, mas qdo começei a ler, nao consegui largar e li em 1 dia! Ri muito, fiquei pensando como me portaria se fosse comigo, acho que nunca mais vou olhar uma alface sem.lembrar desse livro, kkkkk agora vou direto pro Desencatada. Depois pro Encontrada.

    Responder

    1. Danielle

      Oi Rosângela, tudo bem? Eu também li suuuper rápido, foi uma surpresa! E ri alto lembrando do alface kkkkkk menina, você leu o 5° livro depois do primeiro? Que ordem diferente kkkk

      Responder

  6. Gii

    eu estava procurado um livro, e vim parar de paraquedas aqui, li o que escreveu sobre, e meu Deus eu quero muito lê-lo agora, estou muito ansiosa para comprar um, eu não tenho muita experiência com livros de romance de época pois li apenas um, mas foi o que amei muito,se chama Edenbrooke.
    Agora está na minha lista Perdida para ler♡♡♡

    Responder

    1. Danielle

      Oi Gi, tudo bem? Fico muito feliz em saber que você se interessou por Perdida! Eu também não tinha muita experiência com livros de romance de época e me apaixonei por esses, espero que goste também! Já amei a indicação de Edenbrooke, vou procurar! 🙂

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *