Disney Friday DQD – 101 Dálmatas

Oba! Hoje é dia de mais uma Disney Friday aqui no Dani Que Disse! Como eu contei para vocês lá no primeiro post, em duas sextas-feiras de cada mês (mais ou menos rs), eu trarei um especial recheado de informações, curiosidades e minha opinião a respeito de um dos clássicos Disney.

É também nesse mesmo post que você poderá baixar uma checklist incrível para marcar todos os filmes Disney assistidos.

E hoje é dia de falar de um filme muito fofo e repleto de pintinhas pretas: 101 Dálmatas!

Família de 101 Dálmatas

UM POUCO DE HISTÓRIA E ALGUMAS CURIOSIDADES DE 101 DÁLMATAS

Em 1957, Walt Disney conheceu o livro The Hundred and One Dalmatians, escrito por Dodie Smith. Ele adquiriu facilmente os direitos do livro, pois Dodie sempre quis que Walt transformasse usa história em um filme. Disney então nomeou Bill Peet para a criação do roteiro, e ele fez um trabalho tão bom que a própria Dodie disse que ele havia melhorado sua história.

101 Dálmatas foi lançado em 1961, após o desastre de A Bela Adormecida, que quase arruinou os Estúdios Disney e levou a uma demissão em massa em 1960, no qual apenas 75 artistas continuaram no estúdio.

101 Dálmatas - Casamento Pongo e Prenda

Por conta dos graves problemas financeiros em que estavam, Disney quase considerou fechar a área de animação. Mas a luz estava em Ub Iwerks, um dos amigos mais antigos de Disney, e o responsável por animar Mickey Mouse e trazer ao estúdio diversas inovações, que na época já experimentava uma maneira de utilizar a máquina de xerox durante o processo de criação. Ken Anderson, o diretor de arte do filme, sugeriu usar esse processo em 101 Dálmatas.

Isso fez com que o custo do filme reduzisse muito (dizem que o filme poderia ter custado quase o dobro se não fosse pela xerox), mas também teve um efeito em sua arte: deu aos desenhos do filme a aparência com muitos rabiscos. A aparência do filme não agradou muito Walt Disney, que disse que faltava “fantasia” na animação.

101 Dálmatas

Mesmo assim, 101 Dálmatas foi um completo sucesso de bilheteria e faturou 6,4 milhões de dólares, livrando a Disney dos problemas financeiros.

Muitos anos depois, mais precisamente em 1996, tivemos a versão live-action da história dos cachorrinhos, que fez muito sucesso. Em 2000, a continuação do live-action (igualmente lucrativa) 102 Dálmatas foi lançada.

Mas a franquia não acabou por aí, ela ainda rendeu uma série de tv em 1997 e uma nova série, chamada 101 Dalmatian Street, em 2019. Além disso, uma continuação da animação foi lançada diretamente para vídeo em 2003, chamada 101 Dalmatians II: Patch’s London Adventure, e um live-action centrado em Cruella está em desenvolvimento e será lançado em 2021!

Outras curiosidades:

  • 101 Dálmatas é a primeira história da Disney que se passa em uma época contemporânea, deixando a fantasia de lado. Tem, inclusive, uma cena que os cachorrinhos estão assistindo tv!
  • O livro que Dodie Smith escreveu foi inspirado no fato que ela tinha dálmatas (não 101, apenas 9 😂), seu primeiro cachorrinho era chamado Pongo e uma amiga sua disse, casualmente, que os cachorros fariam um bom casaco!
  • Assim como aconteceu com as outras histórias de Walt Disney, atores foram contratados para produzir uma versão live-action, que seria utilizada pelos animadores para construir os desenhos do filme.
Produção de 101 Dálmatas
  • O filme fez tanto sucesso que recebeu algumas das melhores críticas desde o lançamento de Dumbo.
  • Os cachorrinhos não são realmente brancos! Eles foram pintados de cinza, pois o branco é muito brilhante e ficaria ruim nas cenas com neve.
  • 101 Dálmatas ganhou um prêmio BAFTA em 1962 por Melhor Filme de Animação;
  • Um dos primeiros cachorrinhos a aparecer respondendo o Latido ao Luar é Joca, o amiguinho de Lady em A Dama e o Vagabundo! Mas as participações especiais não param por aí. Na sequência, vemos Peggy e Bull na vitrine de um pet shop. Por fim, a própria Lady e o Vagabundo aparecem!
A Dama e o Vagabundo em 101 Dálmatas
  • Esse é o primeiro filme da Disney que não é um musical.
  • Foi o último trabalho de Mark Davis (um dos Nine Old Men) nos estúdios de animação. Depois de 101 Dálmatas, ele seguiu para trabalhar nas criações de atrações para a Disneyland (como Piratas do Caribe, It’s a Small World e a Haunted Mansion).
  • O filme tem o total de 6.469.952 pintinhas pretas. Pongo tem 72 pintinhas, Prenda 68 e cada filhotinho possui 32.
  • O latido dos cachorros foi gravado por um humano! Mas não um humano qualquer e sim Clarence Nash, o dublador do Pato Donald!

E O QUE EU ACHEI DE 101 DÁLMATAS?

A minha lembrança mais antiga de 101 Dálmatas é relacionada a um livro que tinha, e não ao filme em si. Nele, vinham vários adesivos e você ia colando os adesivos de acordo com a cena das páginas (todas retiradas do desenho, é claro). Outra lembrança que tenho é de assistir aos filmes live-action, mas nunca ao desenho animado (pelo menos não ele inteiro!).

Adorei poder ter essa experiência agora! Esse negócio de assistir filmes da Disney é engraçado né, porque por mais que você nunca tenha visto o filme, você já meio que sabe a história inteira, hahaha!

Já na abertura, 101 Dálmatas mostra a que veio, com muitas pintinhas pulando e trazendo uma abertura divertida, enquanto temos uma música de jazz ao fundo. Além disso, várias imagens de Londres aparecem! Sério, muito amor por essa cidade e me peguei suspirando por cada área apresentada (até as famosas cabines vermelhas e ônibus de dois andares fazem uma aparição!).

Logo que comecei a ver o filme já percebi outra coisa também (tô melhorando nesse negócio de prestar atenção na arte dos filmes, hahaha!): a sua aparência é diferente de todas as histórias que a Disney tinha lançado até então. Mas não é ruim, só é diferente e interessante: os desenhos parecem mais rústicos, “sujos”, com muitas linhas pretas. Claro que depois fui entender o motivo disso (tá lá no início do texto!) e vi como essa “sujeira” deixou o filme muito mais interessante e original (apesar de gostar bastante de coisas certinhas e limpinhas. Acho que sou meio Walt Disney, hehe).

Cruela Cruel - 101 Dálmatas

Agora, falando da história… Eu simplesmente adorei o filme! Foi muito divertido ver uma história mais “atual” (nem tão atual assim se pensarmos que foi lançada nos anos 1960, hehe) e com um casal normal. É uma história desenhada e desenvolvida de maneira charmosa, no ritmo certo e com personagens carismáticos.

Uma das cenas mais engraçadas de todas é a que Pongo busca uma parceira para seu dono, e vemos que os donos e seus cachorros são muito iguais! É o que dizem, né… A personalidade do cachorrinho sempre acaba parecendo com a de seu dono. No caso do filme, é a aparência! 🤣

Falando no Pongo, eu achei o personagem extremamente inteligente.; Se ele quer que o seu dono encontre com Anita, ele adianta o relógio, tenta de todas as maneiras enrolar os dois em sua guia, para encontrar seu filhotinhos usa o Latido ao Luar e também usa o carvão para fingir que é um labrador e esconder as pintinhas pretas de todos. Várias táticas que dão certo e que são comportamentos caninos que vemos como apenas brincadeiras de cachorros. Eles são mais inteligentes do que pensamos. 😉

Prenda é uma cachorrinha muito amorosa e que tem o instinto materno aflorado, buscando sempre proteger sua cria. Mas, se os filhos estão em perigo, sai de baixo porque ela faz de tudo, hein!

101 Dálmatas

Mudando de assunto, tenho que dizer que o filme tem algo que não envelheceu bem: um dos alívios cômicos é o filhotinho Rolly, o cachorrinho que é retratado como sempre com fome e gordinho. Seu tamanho foi usado como problema para a fuga dos cachorros da mansão, o que não aconteceria (ou não deveria acontecer) nos dias de hoje.

Por fim, tenho que falar sobre a icônica vilã do filme: Cruella! Para alguém tão famosa, eu achava que ela tinha mais tempo de tela. Mas não, Cruella aparece bem pouco, até seus capangas aparecem mais! Mas, ainda assim, sua majestade continua. Um ponto que achei engraçado é que ela e Anita estudaram juntas na escola, mas a vilã parece ser bem mais velha que a mocinha (ou seja, crianças, não fumem!). Cruella cruel, Cruella cruel, é mais traiçoeira que uma cascavel! 🎶

101 Dálmatas é um filme para toda a família, que vai fazer você se distrair, rir e se divertir. É um filme que eu tenho certeza que você vai terminar assim: querendo um dálmata para chamar de seu! 😊

Mais sobreDanielle

Administradora, professora de inglês e blogueira nas horas vagas. Ama dividir suas experiências com o mundo e comentar as novidades do momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *