Tudo sobre e dicas para usar a Instax Mini 9

Com o passar dos anos, passei a amar fotografia. Eu não era a maior fã de posar para fotos quando era adolescente, mas hoje… Adoro estar na frente e atrás da câmera! Amo poder registrar momentos importantes e paisagens bonitas. Sem contar que sempre tive um fascínio por câmeras que revelam a foto na hora, então é claro que uma das minhas maiores vontades era ter uma Instax para chamar de minha, né? Eis que no Natal de 2018 ganhei uma do noivinho! ♥

Instax Mini 9 Rosa com fotos tiradas durante viagens.

Cores, cores e mais cores!

A Instax Mini 9 é o carro-chefe da Fujifilm e você pode encontrá-la nas mais diversas cores. A minha é a Rosa Flamingo (linda de morrer), mas existem muitas outras cores como a Azul Água, Branco Gelo, Verde Lima e Azul Cobalto, além das recentemente lançadas Rosa Chiclé, Amarelo Banana e Roxo Açaí (elas possuem uma parte transparente).

Além das câmeras coloridas, é possível encontrar filmes coloridos! Sim, além dos tradicionais, com a bordinha branca, aqui no Brasil é possível encontrar filmes com bordinhas azuladas, rosinhas, coloridas e pretas. Lá fora as opções são bem maiores, é possível encontrar filmes com bordas da Disney, dos Minions, de bolinhas, estrelinhas, listras… Tem muitas opções!

Câmera Instax Mini 9 e filmes normais e Disney.

Como funciona a Instax Mini 9?

É muito fácil usar a sua câmera! Primeiro de tudo, saiba que ela funciona com duas pilhas AA. Sim, nada de carregar por USB, ok? Ela é completamente old school, hehe.

Depois de colocar as pilhas, é só você apertar o botão ao lado da lente, que fará a lente “sair” da câmera e irá ligá-la. Então a câmera irá se ajustar automaticamente à luz do ambiente e indicar qual a melhor modo para tirar a foto.

Modelos diferentes da Instax Mini 9.

Você leva o seletor até a posição que estiver iluminada. Ali é apenas a sugestão da câmera, após se ajustar ao ambiente. Caso queira, você pode experimentar outro tipo de ajuste, para deixar a foto mais clara ou mais escura, dependendo do que você prefere.

São cinco tipos de ajuste: muito sol, sol, nublado, ambiente fechado e high key. Se você entende um pouquinho mais de fotografia, já entendeu que cada ajuste corresponde à abertura da lente (quanto mais aberta, mais luz entra). Ou seja, se você seleciona a opção dentro de casa, a lente vai deixar mais luz entrar. Caso selecione muito sol, a abertura será menor e menos luz passará pela lente.

Importante notar que a High Key nunca fica colorida, você pode selecioná-la quando busca imagens com mais luz e com impressão mais suave (a dica é usá-la quando a câmera indicar o modo dentro de casa). Mas ela só deve ser usada em lugares com muita pouca iluminação, senão sua foto vai ficar estourada!

Filme, fotos e lente da Instax Mini 9.

Depois, é só apertar o botão para tirar a foto e plim! A magia acontece e a foto sai por cima da câmera! Preste atenção que, se você está colocando um filme novo, a primeira “foto” a sair sempre será do protetor do filme. Depois disso, todas as seguintes são o próprio filme!

Outro ponto bem legal desse modelo é o espelho de selfie! Se você não tiver ninguém para tirar sua foto, apenas se posicione como quiser e diga xis! Ou, caso você tenha uma galera bem grande que quer participar da foto, dá para ver se as pessoas estão bem enquadradas. 😊

Ah! A Instax Mini 9 também vem com um acessório para tirar fotos macro (ou seja, é uma lente que dá um zoom no objeto). Confesso que nunca usei o acessório, mas se você gosta de tirar fotos próximas é uma boa pedida, pois sua câmera sempre precisa estar a pelo menos 60cm de distância do objeto fotografado, ou a foto ficará embaçada.

Outro ponto importante (e que eu não tinha prestado atenção antes) é que os filmes tem data de validade! Então é necessário tirar suas fotos antes do fim da validade, ok?

Instax Mini 9 com sua lente para fotos macro.

Dica importante para tirar fotos com a Instax Mini 9

Já pense o seguinte: se você for viajar e quiser tirar fotos das paisagens, use seu celular e não essa câmera. Ela é feita para retratos e fotos de objetos que não estejam tão longe.

Ou seja, pose à vontade na frente de lugares bonitos, mas saiba que você vai ser o foco da foto, e não o fundo! Mesmo assim, eu amo levar para tirar fotos em minhas viagens. O único contra é ter que levar sempre uma mochila para carregá-la, pois não cabe em qualquer bolsa, né? 😊

Tirando isso, preste muita atenção na hora de tirar suas fotos. Eu e meu noivo fomos tirar uma foto na frente do Castelo da Bela Adormecida (em Paris) à noite e só saiu a gente, parece que não tinha nada atrás, mesmo com o castelo super iluminado! Isso é porque em ambientes com pouquíssima luz, só aparece o que fica iluminado pelo flash.

Minha Instax Mini 9 Rosa e foto autografada com o Mickey e a Minnie.
O Mickey e a Minnie autografaram minha foto. ♥

Quanto custa a Instax Mini 9?

A minha câmera foi presente, comprada nos EUA na época da Black Friday na Amazon. Além da câmera, veio também um kit de 20 filmes e saiu por 50 dólares. Normalmente, o preço desse kit é em torno de 65 dólares e os filmes brancos (separadamente) custam em torno de 15 dólares.

Aqui no Brasil você conseguem encontrar a Instax Mini 9 nas principais lojas de rede e também no site da Fujifilm. O legal do site é que vira e mexe eles fazem promoções (tanto na câmera quanto nos pacotes de filme), então vale a pena ficar de olho! Atualmente, a câmera está saindo em torno de 400 reais e o pacote com 20 filmes pode sair em torno de 80 reais.

Vale a pena comprar a Instax Mini 9?

Então, depende muito do que você quer com a câmera!

Se você é do tipo que quer ter as fotos em formato digital, não vale a pena (até porque esse nem é o objetivo da câmera). E se você gosta de tirar muitas fotos, tem que pensar muito bem, pois os filmes são um pouquinho caros.

Fotos durante viagens da Instax Mini 9.

Agora, se você quer guardar os momentos de uma maneira diferente e especial (e com aquele jeitinho antigo mega fofo), vale a pena sim! Eu adoro poder tirar fotos e esperar a revelação, sem contar que a foto naquele formato pode ser usada para decorar de várias formas!

E, caso você goste de fotografia, pode incluir a Instax de diversas formas especiais em momentos importantes. Já imaginou colocá-la na sua festa de aniversário/natal/casamento e todo mundo tirar uma foto legal? ♥

Como usar e guardar as fotos da Instax Mini 9?

Existem diversas maneiras que você pode guardar e usar as fotos tiradas na câmera.

Eu gosto, principalmente, de usar minhas fotos para decorara o meu cantinho no trabalho! Dar meu toque pessoal à uma mesa que é praticamente igual a de todo mundo. Sem contar que é uma delícia parar e lembrar do momento que a foto foi tirada!

Instax Mini 9 e álbum de fotos.

Outras maneiras de guardar e usar as fotos são:

  • Em um varal luminoso no seu quarto, fica lindo demais!
  • Para dar de presente para aquele seu amigo/a.
  • Usar como enfeite na árvore de natal.
  • Usar nas etiquetas de presentes.
  • Colar no seu diário.
  • E, claro, guardar em um álbum de fotos próprio para a Instax!
O que você acha da ideia de ter a Instax Mini 9? Compraria? Usaria para que? Me conta nos comentários!

Mais sobreDanielle

Administradora, professora de inglês e blogueira nas horas vagas. Ama dividir suas experiências com o mundo e comentar as novidades do momento.

4 pensamentos sobre “Tudo sobre e dicas para usar a Instax Mini 9

  1. Vanessa

    Olá!
    Eu acho essa câmera linda, sem contar as fotos que são impecáveis e de muito boa qualidade, gostei de saber mais.
    A minha é comum mas, normalmente uso o celular.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    Responder

    1. Danielle

      Oi, Vanessa! Essa câmera é ótima para tirar fotos diferentes e sair um pouquinho da rotina, mas continuo usando o meu celular também! Acho que os dois se complementam. 🙂

      Responder

  2. Maria de Fatima Cardoso Pinto

    Boa noite. PF pode me dizer se todos as fotos são impressas? Ou guarda na memória e nós podemos escolher qual imprimir? Obrigada

    Responder

    1. Danielle

      Oi Maria, tudo bem? Você tira a foto e ela é instantaneamente impressa, ela sai por cima da câmera!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *