A Bela e a Fera – Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve

Resenha A Bela e a Fera – Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve | Dani Que Disse

“Adaptado, filmado e encenado inúmeras vezes, o enredo de A Bela e a Fera vai muito além da jovem obrigada a casar com uma horrenda Fera que no final se revela um lindo príncipe preso sob um feitiço. Nessa edição bolso de luxo da coleção Clássicos Zahar você encontra reunidas duas variantes da história.

A versão clássica, escrita por Madame de Beaumont em 1756, vem embalando gerações e inspirou quase todos os filmes, peças, composições e adaptações que hoje conhecemos. A versão original, que Madame de Villeneuve publicara em 1740, é de uma riqueza espantosa, que entre outras coisas traz as histórias pregressas da Fera e da Bela e dá voz ao monstro para que ele mesmo narre seu destino.

Toda em cores e ilustrada, essa edição conta com ótima tradução do premiado André Telles, uma apresentação reveladora e instigante assinada por Rodrigo Lacerda e cronologia das autoras. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.”

Todos já conhecem a história desse clássico, principalmente por conta do desenho animado lançado pela Disney em 1991: uma jovem camponesa é mantida presa em um castelo mágico, no qual manda uma Fera horrenda e muito brava. Com o tempo, ela passa a ver a bondade que existe dentro dessa Fera e os dois se apaixonam. ♥

O que muita gente não sabe é que o clássico Disney foi baseado em uma história lançada em 1756 pela escritora Madame de Beaumont. E o que menos gente ainda sabe, é que essa versão mais famosa é, na verdade, uma adaptação de outra história, lançada em 1740 por Madame de Villeneuve. Então sim, são DUAS versões clássicas para uma mesma história.

Resenha A Bela e a Fera – Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve | Dani Que Disse

A editora Zahar, aproveitando o lançamento do novo filme de “A Bela e a Fera” pela Disney (que eu estou MUITO MUITO MUITO ansiosa!!!!), lançou um livro especial com as duas histórias e uma apresentação muito interessante, escrita por Rodrigo Lacerda.

Na apresentação, Rodrigo nos conta que a história da Fera pode ter sido baseada em um acontecimento real! Sim! Um homem chamado Pedro González tinha uma doença chamada “síndrome do lobisomem”. Ele acabou na corte do rei da França, Henrique II e se casou com a mulher mais bela do séquito real. :O Chocante, né?

Além disso, Rodrigo traz uma segunda hipótese e conta que a história pode ter sido baseada em outros contos da literatura, nos quais o homem é visto como alguém animalesco e a mocinha o ajuda através do amor a se tornar alguém “humano”. Sério, vale muito a pena ler a apresentação, não pule. Enriquece muito a leitura!

Resenha A Bela e a Fera – Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve | Dani Que Disse

O livro “A Bela e a Fera” inicia com a versão mais famosa do clássico, escrita por Madame de Beaumont. Essa história é uma adaptação (bem menor) daquela escrita por Madame de Villeneuve e foi lançada 16 anos após a versão original. Contém os principais pontos da história e é uma leitura bem rápida, tendo como público alvo, na época, crianças.

Ah! Essa versão também está disponível no livro “Contos de Fadas”, que também foi lançado pela Zahar (aliás, esse é um livro bem interessante para os apaixonados por contos de fadas, pois conta suas histórias originais. Recomendo!).

Já a versão de Madame de Villeneuve é maior e contém, além da história que já conhecemos, mais informações a respeito de Bela e sua família, bem como da Fera e de seu passado (conhecemos sua família e entendemos o que aconteceu para que ele fosse transformado nessa Fera horrível). Na época, foi lançada tendo com público alvo os adultos.

Gostei muito das duas versões. A minha favorita foi a de Madame de Villeneuve por trazer mais da história da Fera. Afinal, quem nunca pensou por onde andava a família da Fera quando ele foi transformado ou quem eram aqueles milhões de objetos que aparecem dançando em “Be Our Guest” e no final do filme? Aqui a história é um pouco diferente (não temos Gaston ou louça mágica), mas vemos de onde a Disney tirou suas inspirações.

Resenha A Bela e a Fera – Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve | Dani Que Disse

Aliás, existem várias diferenças entre os contos e a versão da Disney. Acredito que a Disney tenha usado as duas histórias para se inspirar e criar o filme maravilhoso que temos hoje, visto que o conto clássico (de Beaumont) é mais parecido com um verdadeiro “conto de fadas”.

Eu gostei demais desse livro e meu único ponto negativo por aqui é que ele talvez possa ser uma leitura mais devagar para alguns, pois a escrita é levemente diferente do que estamos acostumados nos dias de hoje. Mas nada que atrapalhe a mensagem da história.

Resenha A Bela e a Fera – Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve | Dani Que Disse

Meu companheiro de leitura ♥

Como sempre, a Editora Zahar capricha nos lançamentos de seus clássicos. Essa edição está linda demais, com esses tons de preto, roxo, branco e rosa. Estou apaixonada! E a parte de dentro, com espinhos em tom de roxo? Linda, linda! Sem contar as ilustrações que aparecem enquanto você lê a história, muito bonitas!

Resenha A Bela e a Fera – Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve | Dani Que Disse

ISBN | 9788537816042
Editora | Zahar
Páginas | 240
Autoras | Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve

Recomendo a leitura para os fãs de contos de fadas e os fãs de A Bela e a Fera! Não tem como não gostar e se apaixonar ainda mais por essa história! ♥

Mais sobreDanielle

Administradora, professora de inglês e blogueira nas horas vagas. Ama dividir suas experiências com o mundo e comentar as novidades do momento.

12 pensamentos sobre “A Bela e a Fera – Madame de Beaumont e Madame de Villeneuve

  1. Pathy Guarnieri

    Que interessante! Eu não fazia ideia que não tinha sido criação da Disney!
    Fiquei curiosa para conhecer a versão original!

    Beijo!

    Responder

    1. Danielle

      Pathy, pois é! Até saber da existência desse conto por meio de outro livro (chamado Contos de Fada – da mesma editora), eu também não sabia! Para mim A Bela e a Fera era criação da Disney, hahaha.

      Responder

  2. Luly

    Eu tenho vontade de ter todas essas edições de contos de fadas e outras histórias clássicas da Zahar porque é sempre uma obra de arte…. OLHA ESSA CAPA! Maravilhosa, né! De doer o coração… Quero muito, hahaha! Eu até já conheço as duas versões da história, mas mesmo assim =D
    E que venha o filme! Tá chegando!

    Responder

    1. Danielle

      Luly, eu também acho essas edições da Zahar TÃO lindas! Eu tenho a versão de bolso da Alice, Contos de Fada e agora essa <3 Mas quero todas, sou louca para ler as outras histórias! Além de querer as versões grandonas também, tão lindas hahaha
      Já assistiu ao filme? O que achou? Eu AMEI! <3

      Responder

  3. Gabriela Soares

    Primeiro: as fotos do post ficaram lindíssimas, amei! E segundo: eu não sabia de nenhuma dessas duas histórias, acredita? Mas fiquei com muuuuita vontade de ler a que fala mais sobre a família da Fera!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    Responder

    1. Danielle

      Gabi, que feliz saber que você curtiu as fotos do post <3
      Eu também só soube que A Bela e a Fera não era invenção da Disney por conta do livro Contos de Fadas (que é da mesma editora), hahaha. Loucura, né?

      Responder

  4. Clayci

    Olha eu quero mesmo é esse urso da Fera..
    ahiahuiAHiuAHHAiuHAuA

    Responder

    1. Danielle

      HAHAHAHAHAHAHA Clayci, essa Fera é meu xodó! <3

      Responder

  5. Blog da Ju

    PASSADA! Não sabia que tinha duas versões, pensava que a Disney era única. haha
    Mas sempre bom saber, tô louca pra assistir o filme, <3
    http://www.blogdaju.com.br
    Beijoos!

    Responder

    1. Danielle

      Ju, eu também fiquei chocada quando descobri que a história não era original da Disney, hahah! Mas nem sei pq fiquei tão impressionada, todos os grandes clássicos dela não são invenções da Disney e sim adaptações de contos, hehe.

      Responder

  6. Juliana

    Eu tô louca pra ler esse livro! Acho muito legal conhecer as histórias originais que inspiraram os desenhos da Disney que tanto amamos *-*
    Não acho que vou conseguir ler antes de assistir ao filme, mas vou querer ler mesmo assim. Até porque acredito que as histórias serão bem diferentes.
    Achei bem curioso o fato de serem duas histórias, quando vi o livro na Amazon com o nome das duas autoras, imaginei que as duas tinham escrito juntas.
    As ilustrações parecem lindas mesmo! Mas essa Fera (acho que é a Fera pelo menos) é muito esquisita hahaha Ela é tipo um javali, né? Ainda com essas roupas formais de época com bota com salto e tudo.
    E ameiii sua Fera de pelúcia <3
    Eu imagino como você tá ansiosa pra assistir, sempre que lembro do filme lembro de você hehe

    Beijos Dani!

    Responder

    1. Danielle

      Ju, eu também AMO conhecer as histórias dos contos de fadas que inspiraram os clássicos Disney <3 As histórias são bem diferentes sim, afinal para começo de conversa, não existem objetos mágicos, hahaha. Eu também achei engraçado uma mesma história ter duas versões!
      Sim, essa Fera ficou meio javali, hahahah! Em outras ilustrações ela é retratada com cabeça de macaco ou com a aparência de uma raposa (?) Sério, nada a ver com a Fera que conhecemos hoje que é uma mistura de várias criaturas, hahaha.
      Aiii, essa Fera de pelúcia é meu xodó! O boy me deu quando a gente tava na Disney, depois da gente ter jantado no castelo da Fera, no nosso "mêsversário de namoro", hehe. <3 <3 <3

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *