3 escritoras que fogem do romance

Hoje, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. É uma data de grande importância e significado, na qual não basta recebermos parabéns e flores.

Neste dia, devemos lembrar da luta e mobilização de cada mulher contra a discriminação e violência a que estamos sujeitas, além da busca para que todas possam ter seus direitos garantidos.

3 escritoras que fogem do romance | Dani Que Disse

É um dia também para nos lembrar que podemos fazer muito mais do que imaginamos. Por isso, inspirada pelo projeto super legal do blog Queria Estar Lendo, chamado #MulheresdaLiteratura, reuni neste post, o nome de três grandes autoras literárias que desafiam o estereótipo de que “mulher só pode escrever romance”. 😉

J.K. Rowling

3 escritoras que fogem do romance | Dani Que Disse

Para começo de conversa: você sabia que os livros de Harry Potter são assinados dessa maneira porque a editora de Jo pensava que um livro de fantasia não venderia caso as pessoas soubessem que foi escrito por uma mulher? Pois é! E hoje ta aí, série literária mais vendida da história! Tapa na cara de quem não acreditava que mulheres eram capazes de escrever livros de fantasia. E Joanne Kathleen está aí para provar o contrário.

Livros para você ler: Saga “Harry Potter” (o meu favorito é “O Prisioneiro de Azkaban”), “Morte Súbita” e “O Chamado do Cuco” (sob o pseudônimo de Robert Galbraith).

Agatha Christie

3 escritoras que fogem do romance | Dani Que Disse

A rainha do crime! Mundialmente famosa, é a romancista mais bem sucedida da história da literatura. Você sabia que seu total de livros vendidos só perde para a Bíblia e Shakespeare? UAU, né? Suas histórias de Hercule Poirot e Miss Marple passam de geração para geração, sendo considerada “O” nome do romance policial.

Livros para você ler: “E Não Sobrou Nenhum”, “Assassinato no Expresso do Oriente” e “O Assassinato de Roger Ackroyd”.

Gillian Flynn

3 escritoras que fogem do romance | Dani Que Disse

Por último, mas não menos importante, temos uma autora que entrou recentemente no mercado editorial, mas já fez um baita sucesso com seus livros de estilo thriller. Quem não ouviu o boom que “Garota Exemplar” fez quando a adaptação do livro (com roteiro escrito pela própria autora) foi lançada no cinema? Gillian é uma das novas promessas dessa fase de escritores e a cada novo livro, só ganha mais fãs e amantes de seus livros.

Livros para você ler: “Garota Exemplar”, “Objetos Cortantes” e “Lugares Escuros”.

Que o dia de hoje e este post sirvam para nos lembrar que podemos fazer e chegar aonde quisermos. E não esquece de me contar nos comentários quais livros das autoras vocês já leram e quais os seus favoritos!

Mais sobreDanielle

Administradora, professora de inglês e blogueira nas horas vagas. Ama dividir suas experiências com o mundo e comentar as novidades do momento.

34 pensamentos sobre “3 escritoras que fogem do romance

  1. Pathy Guarnieri

    As três são excelentes!

    Beijo!

    Responder

    1. Danielle

      Pathy, não poderia concordar mais, hehe!

      Responder

  2. letras e costuras

    que post maravilhoso <3 o que dizer da j.k.? por causa dela com 10 anos já estava lendo os livros, definitivamente foi quem me tornou leitora <3 eu li alguns da crhistie na escola, mas num lembro bem! já li um dela esse ano e, já estou com outro pra ler! 🙂 :****

    Responder

    1. Danielle

      Isa, comigo foi a mesma coisa! Por conta da J.K. com 9 anos já estava lendo livros considerados “grossos”, hehe. Agatha é demais, né? Comecei a leitura do meu terceiro livro dela!

      Responder

  3. Bianca Geisler

    Wow, fiquei impressionada que a Agatha tenha tido esse sucesso todo. Eu sabia obviamente que ela era reconhecida e maravilhosa, mas perder só para a Bíblia e Shakespeare? Nossa.
    Eu soube isso da JK Rowling, mas achei incrivelmente tosco. Até que me toquei que anos atrás era assim que funcionava mesmo, né? Acho que até hoje algumas coisas são consideradas “para homem” e não algo que qualquer um possa fazer.
    Ah, e tu sabe que nunca li nada de nenhuma delas? Vergonha aqui. Quero ver se esse ano mudo isso.

    Beijos,
    Bi.

    http://www.naogostodeunicornios.com

    Responder

    1. Danielle

      Bianca, para você ver, né? Nós conhecemos a Agatha mas não sabemos a real dimensão que ela tem no mundo literário!
      Pois é, totalmente ridículo terem que abreviar o nome dela porque pensavam que os livros com uma autora não iriam vender… Sim, infelizmente até hoje muitas coisas são considerados de homem e temos que lutar (ainda mais) pelo nosso lugar ao sol.

      Responder

  4. Mani

    Sabe que Ágatha é uma das escritoras mulheres que mais admiro, porém não sou muito de ler os livros dela? Vai entender…
    Ótima seleção, Dani! <3

    xx,

    Mani Piñeiro
    Instagram
    Snap: @manipineiro

    Responder

    1. Danielle

      Agatha é uma mulher incrível mesmo, dá uma chance para os seus livros! Estou indo para o meu terceiro dela, gosto muito 🙂

      Responder

  5. Laura

    A única que eu não conhecia é a ultima, provavelmente porque eu sou muito medrosa para livros com um pouquinho de terror hahah Mas é sempre incrível ver exemplos de mulheres que se destacam, principalmente por fugirem do romance. Adorei o post! 🙂

    somehowme.blogspot.com.br

    Responder

    1. Danielle

      Laura, mas os livros da Gillian são tão bons que você fica querendo saber como terminam, hahaha! Assista pelo menos os filmes, caso você não tenha coragem nenhuma par ler os livros 😉
      Fico muito feliz em saber que curtiu o post, essas mulheres são verdadeiros exemplos! ♥

      Responder

    1. Danielle

      Taty, que bom que curtiu o post! Essas mulheres são verdadeiros exemplos ♥

      Responder

  6. Dany

    Realmente tem disso, né? Mulher escritora=romance!!
    Apesar de eu gostar muito de um bom romance… rsrsrs… #amo

    Essas escritoras nos representam muito bem.
    Gostei do post!
    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    Responder

    1. Danielle

      Infelizmente essa ideia de que mulher só pode escrever romance é totalmente real, Dany! Eu AMO um bom romance, mas gosto de saber que, caso queira escrever um dia, tenho a possibilidade de poder escolher o gênero e não ter que escrever um livro específico por conta de um estereótipo ridículo! 😉

      Responder

  7. Grazy Bernardino

    Apesar de ser apaixonada pelo filme Garota Exemplar ainda não pude ler o livro. Mas vou fazê-lo. Jô Rowlling é só amor!
    Feliz dia!

    Responder

    1. Danielle

      Grazy, a leitura de Garota Exemplar começa meio lenta, mas depois que engrena… Meu Deus, como é bom! Espero que goste da leitura! O filme o livro são beeeem parecidos 😉

      Responder

  8. Duane

    Cara, que legal esse post! Eu não sabia isso do nome da Joanne ser colocado só com iniciais por ela ser mulher. Caramba! E ainda tem gente que diz que a gente não precisa do feminismo ._.
    Nunca li nada da Agatha, preciso mudar isso urgentemente!
    E sobre a Gyllian: muito amor <3
    Acho que de nacionais a gente pode citar a Martha Medeiros, a Tati Bernardi e a Stella Florence 😉
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    Responder

    1. Danielle

      Duane, pois é! É inacreditável que algo tão tosco tenha acontecido com a J.K., né? Pelo menos ela foi lá e mostrou para o mundo que não é bem assim, que mulheres podem escrever livros de qualquer gênero!
      Você vai gostar muito da Agatha, tenho certeza! O primeiro livro que li dela foi “Assassinato no Expresso do Oriente”, é muito legal e vai ter filme esse ano! Então leia antes do filme!! 😀
      Adorei as indicações de autoras nacionais, Duane! Acabo que não sei muito de autoras mulheres brasileiras, mas quero mudar isso! Vou começar pelas suas indicações ♥

      Responder

  9. Carla Hurst

    Sou doida para ler os livros da Agatha! A J.K. eu sou apaixonada <3 Essa última eu não conhecia, mas foi bom conhecer! Eu gosto muito do gênero romance, mas ando querendo dar uma fugidinha, hahaha! Beijos!

    https://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Danielle

      Carla, eu também amo um bom romance, mas de vez em quando é bom dar uma variada, né? Minha indicação para você ler da Agatha é “Assassinato no Expresso do Oriente”, foi minha primeira leitura dela e gostei bastante 🙂

      Responder

  10. Thalita

    Muito boa essa dica, é sempre bom mudar não ler só um gênero, e mudar. E tem por aí muitas e muitas escritoras excelentes!

    Beijos,
    http://www.thalitamaia.com

    Responder

    1. Danielle

      Thalita, sim! Eu gosto muito de romances, mas de vez em quando pegar outro gênero para ler, refresca a mente 🙂

      Responder

  11. Natali Loure

    J.K Rowling é uma diva , amo todos os livros dela ♡

    http://www.nataliloure.com.br

    Responder

    1. Danielle

      Natali, eu também amo J.K.! Rainha total ♥

      Responder

  12. Camila Soares

    MARAVILHOSAS!!! Já li as obras dessas autoras e são incríveis ^^
    Muitos beijos e abraços ❥

    Responder

    1. Danielle

      Camila, que bom saber que você curte essas autoras! Elas são super exemplos ♥

      Responder

  13. Claudia Hi

    Eu adoro os livros da Ágatha! Dos indicados só não li “O Assassinato de Roger Ackroyd”. Não conhecia a Gillian Flynn, vou dar uma pesquisada pois gostei do estilo que ela escreve!

    Gostei da temática desse post! rs

    Responder

    1. Danielle

      Claudia, espero que goste dos livros da Gillian! São realmente muito bons! E já tem dois que viraram filmes (o mais famoso é “Garota Exemplar” 😉

      Responder

  14. Katarina Holanda

    Maravilhosas! <3 Amei o tema do post!

    Responder

    1. Danielle

      Kat, que bom que gostou! Essas mulheres são super exemplos, né? ♥

      Responder

  15. Aline Amorim

    Eu acho que a Agatha Christie é uma ótima escritora. Amo todos os livros dela que já li.
    Beijos

    Responder

    1. Danielle

      Aline, Agatha é demais! O melhor é como ela resolve os crimes, hahaha! Eu nunca consigo acertar 😛

      Responder

  16. Natasha Arruda

    Assistir o filme Garota Exemplar, se o filme é fiel ao livro só posso dizer é sinistro.

    Responder

    1. Danielle

      Natasha, o livro de Garota Exemplar é bem parecido com o filme (afinal, a autora que escreveu o roteiro). E sim, os livros dessa autora são “sinistros”, haha!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *