Paris Para Um – Jojo Moyes

Paris Para Um - Jojo Moyes | Dani Que Disse

“Nessa vibrante coletânea, o leitor poderá conhecer mais um lado da autora. Em histórias curtas e divertidas, Jojo, sem deixar de lado as personagens decididas que conquistaram o público, faz sua conhecida mágica de transformar situações comuns em eventos extraordinários.

No conto que dá título ao livro, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa.

Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de pessoas fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida.

E em “Lua de mel em Paris”, que fecha a coletânea, Jojo Moyes brinda os leitores com um reencontro com as personagens do best-seller A garota que você deixou para trás, Liv e Sophie, que, separadas por algumas décadas, acreditam que o casamento é apenas o início de suas histórias de amor.”

Antes de começar propriamente esta resenha, tenho uma confissão a fazer: eu não tenho o costume de ler muitos livros de contos. Não é que eu não goste deles, é só que eu geralmente gosto até demais de algumas histórias e fico na vontade de ler um livro completo, hahahaha! E é claro que isso aconteceu com algumas histórias apresentadas em “Paris Para Um”, hehe.

Bom, “Paris Para Um” é uma coletânea de contos da mulher mais amada atualmente na literatura, Jojo Moyes. No total, são dez contos que falam sobre o amor, em histórias completamente diferentes umas das outras e em situações sobre as quais você não esperaria ler. Os nomes dos contos são:

– Paris para um

– Entre os tuítes

– Tarde de amor

– Um pássaro na mão

– Sapatos de couro de crocodilo

– Assalto

– O casaco do ano passado

– Treze dias com John C

– A lista de Natal

– Lua de mel em Paris

Apesar de não ser a maior fã de livros de contos, gostei muito do que Jojo trouxe para nós em “Paris Para Um”. São histórias românticas, algumas em situações bem inusitadas e, mesmo se tratando de pequenas histórias, terminamos a leitura de cada um dos contos com algo para refletir.

Paris Para Um - Jojo Moyes | Dani Que Disse

Como não quero estragar a leitura de ninguém (e seria meio impossível fazer uma resenha de todos os contos), escolhi duas das histórias que mais gostei.

A primeira é a que dá nome ao livro. Em “Paris Para Um”, conhecemos Nell, uma britânica extremamente certinha e metódica, que é conhecida por não se aventurar e nunca sair de seu “script”. Até que ela resolve agir por impulso pela primeira vez e compra duas passagens para Paris – para ela e para o namorado.

No dia de embarcar para a Cidade-Luz, o namorado (que é um babaca, por sinal), avisa que não poderá chegar a tempo e manda-a ir sozinha. E, ao chegar em Paris, Nell descobre que o namorado não poderá ir até lá. É claro que ela entra em pânico, afinal, está em uma cidade que não conhece nada nem ninguém e completamente sozinha. Mas ela resolve encarar a oportunidade de frente e vemos a personagem realmente vivendo e aproveitando a vida (ela até conhece um parisiense extremamente fofo <3).

Paris Para Um - Jojo Moyes | Dani Que Disse

Esse aqui é o maior conto do livro e acho que foi exatamente por isso que gostei mais dele. Jojo teve tempo para desenvolver os personagens, fazendo com que nós nos identificássemos com eles e torcêssemos para o casal dar certo. Sem contar que é impossível não amar um romance que acontece em Paris, né?

Já o outro conto que quero destacar é “Lua de mel em Paris”, que depois descobri se tratar de um conto com os personagens do livro “A Garota Que Você Deixou Para Trás”.

A história alterna entre a Paris de duas épocas, 1912 e 2002. Ambas as histórias se passam na época da lua de mel de dois casais. O casal de 1912 é formado por Édouard e Sophie, que precisa encontrar uma maneira de aprender a conviver com os muitos amores que seu marido possuiu anteriormente.

Paris Para Um - Jojo Moyes | Dani Que Disse

Já o casal de 2002 é composto por Liv e David. Os dois estão passando a lua de mel em Paris, mas David só pensa em trabalho e deixa a mulher passeando sozinha pela cidade enquanto ele comparece à várias reuniões. Acompanhamos Liv por alguns de seus passeios e seu questionamento constante sobre se deveria ou não ter se casado com David.

Esse é o último conto da coletânea, fechando-a com chave de ouro. Tenho certeza que os #Jojolovers apenas suspiram com a oportunidade de ler mais uma história de personagens que já apareceram anteriormente.

Apesar de não estar no grupo dos leitores de “A Garota Que Você Deixou Para Trás”, gostei muito da história apresentada no conto e fiquei super curiosa para saber mais a respeito dos casais e do livro. Essa é a rara oportunidade que tenho de realmente me aprofundar na história de algum conto, então não pense você que eu já não estou com o livro na minha pilha de próximas leituras, hehe.

Esses foram os meus favoritos, mas também quero destacar dois outros contos, que gostei bastante: “O casaco do ano passado” e “A lista de Natal”.

Paris Para Um - Jojo Moyes | Dani Que Disse

Por fim, gostaria de ressaltar que por se tratar de um livro de contos, você pode ler na ordem que preferir, o que é ótimo caso você esteja apenas procurando uma história com uma leitura rápida enquanto espera no médico ou está no transporte público. Mas, bom, independente disso, tenho certeza que você acabará lendo “Paris Para Um” rapidinho.

Ah! Outra coisa que me chamou a atenção foi que para cada conto, temos uma ilustração com a mesma estética utilizada nas capas dos livros da Jojo. Eu sou uma completa apaixonada pelas capas de seus livros (tão lindas!) e esse foi um detalhe fofo que não passou despercebido. Muitos pontos para a Intrínseca!

ParisQue lugar melhor para sonhar do que Paris?

Nome original
| Paris for One and Other Stories
ISBN | 9788580579727
Editora | Intrínseca
Páginas | 240
Autora | Jojo Moyes

E aí, você já leu “Paris Para Um”? Qual foi o seu conto favorito? Me conta nos comentários!

Mais sobreDanielle

Administradora, professora de inglês e blogueira nas horas vagas. Ama dividir suas experiências com o mundo e comentar as novidades do momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *