Disney Friday DQD – Você já foi à Bahia?

Oba! Hoje é dia de mais uma Disney Friday aqui no Dani Que Disse! Como eu contei para vocês lá no primeiro post, em duas sextas-feiras de cada mês, eu trarei um especial recheado de informações, curiosidades e minha opinião a respeito de um dos clássicos Disney.

É também nesse mesmo post que você poderá baixar uma checklist incrível para marcar todos os filmes Disney assistidos.

Seguindo a ordem da nossa lista cinematográfica, o próximo filme é “Você já foi à Bahia?”!

Disney Friday DQD – Você já foi à Bahia? | Dani Que Disse

ALGUMAS CURIOSIDADES

“Você já foi à Bahia?”, lançado em 1945 no Brasil, foi criado para ser a continuação de “Alô, Amigos”, além de dar continuidade à política de Boa Vizinhança que seu antecessor iniciou. Se no primeiro filme tivemos a introdução de Zé Carioca, nosso querido personagem brasileiro, agora quem ganhou destaque foi o México, com a apresentação do galo Panchito.

Continuando a ideia do primeiro filme, Walt Disney fez um filme no qual são apresentados vários curtas, por ser uma maneira mais rápida e menos custosa de fazer filmes.

Disney Friday DQD – Você já foi à Bahia? | Dani Que Disse

“Você já foi à Bahia?” possui sete segmentos, sendo que os dois primeiros são histórias mais “bobinhas” e sem personagens Disney conhecidos. Já o terceiro é o que dá nome ao filme no Brasil, e no qual finalmente aparece Zé Carioca. Os outros quatro tem a participação dos três caballeros e falam sobre o México.

Algumas outras informações:

  • “Você já foi à Bahia?” foi a primeira tentativa de fazer um filme no qual atores reais interagem com personagens de desenho. A ideia não agradou muito a crítica e o público;
  • Foi indicado ao Oscar de Melhor Som e Melhor Trilha Sonora;
  • O filme estreou antes no México, tendo sua première no país;
  • Aurora Miranda, a irmã de Carmen Miranda, aparece no filme como Iaiá, da música “Os Quindins de Iaiá”;

Disney Friday DQD – Você já foi à Bahia? | Dani Que Disse

  • Aliás, Carmen Miranda foi cotada para fazer o papel de Iaiá, mas como ela tinha contrato com a Fox, não pôde participar do filme;
  • Dora Luz e Carmen Molina, famosas no México, também fizeram aparições;
  • Após o lançamento do filme nos EUA e Brasil, a Disney começou a pensar em um terceiro filme. Algumas ideias já haviam sido escritas, como um personagem que representasse Cuba (um galo chamado Miguelito Maracas) e uma papagaia professora de samba, que Zé Carioca se apaixonaria (e que mais tarde virou Rosinha, personagem dos quadrinhos de Zé). Mas o filme não foi para a frente, muito por conta do fim da guerra e da Política da Boa Vizinhança;

Interessante, não?

E O QUE EU ACHEI?

Bom, tenho que dizer que gostei muito de “Alô, Amigos” e adoro ver o Zé Carioca na tela. Mas, infelizmente, achei que esse filme não tem toda a magia que o seu antecessor.

A história de “Você já foi à Bahia?” é a do aniversário do Pato Donald. Seus amigos da América Latina enviam diversos presentes e vemos ele desembrulhando e vendo cada um. E aí começam os curtas. Como disse anteriormente, o filme é dividido em sete segmentos:

Disney Friday DQD – Você já foi à Bahia? | Dani Que DisseDe quem será esse presente verde e amarelo?
  • O Pinguim Friorento – um pinguim que mora no Polo Sul, mas não gosta do frio e suas tentativas de se mudar para um lugar mais quente;
  • O Burrico Voador – um gaúcho que tem um burrinho voador e se inscreve para competir em uma corrida de cavalos;
  • Bahia – escrito errado (Baía), é a história de uma viagem dentro de um livro que conta sobre Salvador. É aqui que finalmente aparece Zé Carioca e os dois interagem (e se apaixonam) com Aurora Miranda;
Disney Friday DQD – Você já foi à Bahia? | Dani Que Disse
  • Las Posadas – é um curta bem bonitinho, contando sobre uma tradição feita por crianças na véspera do Natal;
  • México: Pátzcuaro, Vera Cruz e Acapulco – aqui Panchito leva Donald e Zé Carioca para conhecer um pouco do México e suas praias, a bordo de um poncho voador;
  • You Belong To My Heart – nesse segmento, temos a apresentação de Dora Luz, cantando (em inglês) uma famosa música mexicana – Solamente uma vez.
  • Donald’s Surreal Reverie – por fim, acontece uma apresentação de Donald com Carmem Molina.

Então, eu estava louca para assistir “Você já foi à Bahia?” e ver como Walt Disney iria retratar o nosso país nesse novo filme. Bom, eu até gostei do que vi, principalmente das imagens de Salvador, que achei fiéis e com alguns pontos turísticos.

Mas, no geral, eu gostei mais do curta sobre o Rio de Janeiro, no filme anterior. Acho que muito disso se dá por ser a minha cidade, e eu adoro quando falam sobre o Rio em filmes, livros e séries, hehe. De qualquer forma, o curta sobre a Bahia é bem legal, com músicas brasileiras e a inovação de misturar pessoas de verdade com o desenho.

Disney Friday DQD – Você já foi à Bahia? | Dani Que Disse

Só acho que eles poderiam ter explorado um pouco mais da cidade e colocado um Donald menos “mulherengo”, pois a coisa que ele mais queria fazer era conseguir dar uns beijos em Aurora Miranda.

Ainda assim, o curta brasileiro foi melhor que as partes mexicanas, que tem basicamente um Donald maluco de apaixonado por mulheres e correndo atrás delas ou apresentações de dar sono. A parte legal mesmo fica por conta da apresentação de Panchito, que é muito divertida e tem a música los tres caballeros (que não sai da minha cabeça!).

Disney Friday DQD – Você já foi à Bahia? | Dani Que Disse

Aliás, a coisa mais legal que surgiu mesmo de “Você já foi à Bahia?”, foi a atração que tem no EPCOT, no pavilhão do México! Lá fazemos um passeio pelo México, junto de Zé Carioca e Panchito, à procura de Donald. É bem bonitinha e colorida, bem no estilo do filme!

Disney Friday DQD – Você já foi à Bahia? | Dani Que Disse

Por fim, tenho que dizer que acontece com esse filme a mesma coisa de Alô, Amigos”. É bonitinho e tal, mas você pode facilmente só assistir o curta sobre a Bahia e a apresentação de Panchito, hehe. Já viu a parte interessante do filme. 😛

Disney Friday DQD - Você já foi à Bahia? | Dani Que Disse

E você, já assistiu ao filme? O que achou? Se interessou? Me conta nos comentários!

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

10 pensamentos sobre “Disney Friday DQD – Você já foi à Bahia?

  1. Denise Crivelli Nascimento

    Oi
    não conhecia esse filme, achei legal a curiosidade e nem sabia que filme tinha sido o primeiro a interagir humanos e animação e agora eu sei.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    Responder

  2. Mariana

    Eu nunca assisti o primeiro filme, mas eu adoro “Você já foi a Bahia?”! Eu amo demais esse segmento dos quindins de Iaiá! E amo demais a cena dos cactos do México! Talvez eu goste tanto desse filme porque rola um filtro de nostalgia da minha parte, eu assistia muito quando era criança. Amei o post, ficou super completo!

    Responder

  3. Simone Benvindo

    Adorei saber as curiosidades, assisti faz um bom tempo eim rs, mas me lembro um pouco e gostei muito, além de achar bem divertido.
    Beijos

    Responder

  4. PRISCILA

    Nossa, voltei pra minha infancia agora. É engraçado vc falar que nao agradou a critica, pois foi algo inedito, ainda com recursos iniciantes, achei que, pra epoca, ficou bem legal. Adoro o Ze Carioca tb.
    Eu so nao lembro de nada da historia e cresci achando q era a propria Carmem que fazia rs
    Bjo grande flooor, amei o projeto disney friday

    http://cariocadointerior.com.br/index.php/2017/08/12/360-dias-de-sucesso-thalita-reboucas-beda12/

    Responder

  5. Leticia - Bella Página

    OOi, tudo bom ?
    Acredita, que nesses desenhos da Disney, quando criança eu não era muito chegada ? Ainda não tinha assistido a esse desenho, mas o tema e o longa não me agradou muito.
    Bjs boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    Responder

  6. Vanessa

    Esse é muito clássico!!! Realmente a mistura de personagens reais com desenho é bem legal <3

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    Responder

  7. Duane

    Mais um que eu assisti em VHS quando era criança <3 Lembro de ter achado muita tecnologia essa galera dançando com os desenhos HAHAH. Fora que, na minha cabeça, essa mulher era a Carmen Miranda em pessoa, não a irmã dela. Tô chocada HAHAH.
    Acho que hoje em dia eu não assistiria de novo, realmente o Alô Amigos parece ser mais legal, mas que bate uma saudadinha… ah, bate sim.
    Beijos!

    Responder

  8. Clayci

    Que nostalgia.
    Engraçado que não conhecia a história por trás do filme, sabe?
    Eu tinha o VHS (saudades daquela época) e lembro da reação que tive ao ver pessoas com desenhos hahahahahha

    Responder

  9. Yuri S

    manoooooooo agora eu to morrendo de vontade de assistir TODOS os filmes da disney, incluindo esses com o personagem brasileiro (nem acredito que eu AINDA não assisti). espero que eu goste pq eu sou apaixonado pela disney e acho que ta na hora de mergulhar nso filmes mais antigos <3

    Responder

  10. Grazy Bernardino

    Eu não sei qual dos dois eu gosto mais, kkkkk. Eu gosto muito desses antigos da Disney. Tem um bizarrão do Donald Nazista e outros vários da época da guerra com mensagem anti-Eixo.

    Bjocas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *