Disney Friday DQD – Dumbo

Oba! Hoje é dia de mais uma Disney Friday aqui no Dani Que Disse! Como eu contei para vocês lá no primeiro post, em duas sextas-feiras de cada mês, eu trarei um especial recheado de informações, curiosidades e minha opinião a respeito de um dos clássicos Disney.

É também nesse mesmo post que você poderá baixar uma checklist incrível para marcar todos os filmes Disney assistidos.

Bom, por conta de forças maiores, passamos por um pequeno hiato de posts do Disney Friday. Mas agora voltei com a corda toda e com muita vontade de comentar com vocês sobre um filme que muitas vezes é esquecido: Dumbo!

Disney Friday DQD – Dumbo | Dani Que Disse

ALGUMAS CURIOSIDADES

Seguindo a linha do tempo de lançamento dos filmes clássicos Disney, “Dumbo” veio logo depois de Fantasia, em 1941. Infelizmente, os anos que antecederam seu lançamento foram uma péssima época para a história do elefantinho orelhudo ser produzida.

As pessoas não estavam mais indo ao cinema como costumavam, por conta da Segunda Guerra Mundial. Isso foi um grande baque para os Estúdios Disney, pois fez que os filmes “Pinóquio” e “Fantasia” fossem fracassos de bilheteria (mas isso você já sabe se leu os posts anteriores, hehe).

Disney Friday DQD – Dumbo | Dani Que Disse

Por conta disso, os Estúdios Disney acabaram tendo problemas financeiros, o que fez com que “Dumbo” fosse produzido com o pequeno orçamento de 814 mil dólares (bom, pequeno se comparado ao valor de “Branca de Neve”, que custou o dobro). Esse orçamento baixo (“Dumbo” é o filme mais barato que a Disney já produziu) fez com que os desenhos fossem mais simples do que os trabalhos apresentados anteriormente.

Mas nem tudo é ruim na vida do elefantinho, pois ele se tornou um sucesso de bilheteria e lucrou mais de 2 milhões de dólares no seu lançamento! Uau, né? E tem mais, esse valor é maior do que o lucro de Pinóquio e Fantasia juntos! Sim, Dumbo salvou os Estúdios Disney! :O

Algumas outras curiosidades do filme-prodígio de Walt Disney:

  • O filme é baseado em um livro, chamado “Dumbo the Flying Elephant” de Helen Aberson e Harold Pearl, lançado originalmente em 1939.

Disney Friday DQD – Dumbo | Dani Que Disse

  • O ratinho Timóteo, que faz amizade com Dumbo no filme, não existia no livro. Lá, seu grande companheiro é um pássaro chamado Red que, no final do livro, vai junto de Dumbo para Hollywood trabalhar com cinema.
  • Em 1942, “Dumbo” foi indicado a dois Oscar: Melhor Canção Original (“Baby Mine”) e Melhor Trilha Sonora, levando para casa o último.
  • É o único filme da Disney que o personagem principal não tem falas!
  • A revista Time pretendia colocar Dumbo em sua capa. Porém, foi logo quando aconteceu o ataque à base Pearl Harbor, o que fez com que a matéria sobre o elefantinho estivesse apenas dentro da revista, sem destaque.
  • Dizem as más línguas que a cena na qual os palhaços do circo vão pedir um aumento de salário foi baseada na greve de animadores que aconteceu durante a produção do filme. Foi uma forma sutil de ridicularizar a greve.
  • Além de ser o filme mais barato já produzido, é também o menor. Tem apenas 64 minutos de duração.

Disney Friday DQD – Dumbo | Dani Que Disse

Por fim, saiba que Walt Disney admitiu anos mais tarde que “Dumbo” é um de seus filmes favoritos do estúdio! 😉

E O QUE EU ACHEI?

Sabe que eu acho que nunca tinha assistido “Dumbo” antes? Eu tinha a visão geral da história, mas não me lembro de ter parado para assistir ao desenho.

Bom, caso você esteja no mesmo barco que eu, segue um pequeno resumo: “Dumbo” conta a história de Jumbo Jr., um elefantinho bebê que as outras elefantas acabaram apelidando de Dumbo (uma brincadeira com a palavra burro, em inglês). O pobrezinho sofre bullying por conta de suas orelhas grandes, o que leva sua mãe a tentar protegê-lo e acabar presa em uma jaula sozinha.

Disney Friday DQD – Dumbo | Dani Que Disse

O elefantinho acaba ficando amigo de Timóteo, um ratinho simpático que tenta elevar sua autoestima, colocando-o em um número incrível junto de outros elefantes. Não dá muito certo e ele é “rebaixado” para ser um palhaço, mas logo Dumbo percebe que é especial à sua maneira e fica tudo bem. 🙂

Olha, eu sinceramente achei que não fosse gostar e me surpreendi! Não é minha história favorita dos estúdios Disney, mas se tornou uma das mais queridas pois é simples, bem bonitinha, emocionante e fofa!

Disney Friday DQD – Dumbo | Dani Que Disse

Sem contar que passa uma mensagem bem interessante. Acredito que você já tenha percebido que “Dumbo” é uma história sobre preconceito e sofrer bullying, não é mesmo? O filme retrata claramente que as pessoas (bom, no caso, animais) não aceitam o que é diferente e tem a necessidade extrema de julgar o elefantinho e colocá-lo para baixo com seus comentários.

Mas aí vem a Disney com seu raio de ensinamentos e mostra duas coisas: a primeira é que é errado julgar os outros por conta de suas diferenças.

A segunda é que, quando Dumbo aprende que pode voar usando suas orelhas, ele encontra uma maneira de aceitar que é diferente e que é ok ser assim. Ele passa a gostar daquilo que as pessoas o fizeram ter vergonha antes. Ou seja, através de Dumbo podemos entender que não tem problema nenhum você ter as suas particularidades, elas fazem você ser você, essa pessoa única no mundo.

Disney Friday DQD – Dumbo | Dani Que Disse

Para mim, essa é uma das mensagens mais bonitas que a Disney poderia passar para as pessoas. Perfeita e que cabe para qualquer época em que o filme é assistido.

Bom, mas como nem tudo são flores, ficam aqui dois pontos que podem torcer narizes hoje em dia: o primeiro é o fato da história se passar em um circo, no qual animais são usados como entretenimento. Antigamente isso era super comum, hoje (acredito que) é proibido. E o outro ponto é uma cena que Dumbo e Timóteo acabam tomando uma água batizada (se é que me entendem) e tem uma viagem muito louca e colorida, hahaha.

Disney Friday DQD – Dumbo | Dani Que Disse

Enfim, por ser um filme pequeno (64 minutos!) recomendo MUITO que você assista! É uma história bonita, que emociona, tem uma música fofa e um ensinamento bacana. Sem contar que mostra uma amizade bem bonita, entre Dumbo e Timóteo. Vale a pena dar uma chance à “Dumbo”. E olha, pense que não é à toa que o filme foi um sucesso de bilheteria!

Termino essa Disney Friday de hoje com uma frase fofa do filme e que podemos levar para a vida:

“Aquelas coisas que levaram você para baixo, ainda levarão você para cima”. 🙂

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

21 pensamentos sobre “Disney Friday DQD – Dumbo

  1. Rafaela Pinheiro

    Olha eu aqui outra vez nos posts do especial da Disney HAHAHAHA adorei esse, você vai me matar, mas eu nunca assisti Dumbo kkkkkk fiquei com vontadezinhaaa

    Responder

    1. Danielle

      Tem post mais gostoso de ler do que esses da Disney? Hehe ♥ Menina, eu também nunca tinha assistido! Me surpreendi muito com o filme, ganhou um espacinho no meu coração ♥

      Responder

  2. hellz

    OI DANI

    sempre que eu vejo algo sobre os clássicos disney eu fico feliz e sorrio, sério. Eu cresci assistindo todos eles então é de grande carinho pra mim ler sobre eles <3
    eu confesso também que eu fico muito impressionada como walt disney era inteligente ao ponto de fazer um filme lá no passado suuuuuuper passado e que é atual até os dias de hoje, gente! Li um livro sobre o tio walt, aliás, e muito do que você disse aqui eu li lá. Tipo o filme ter sido lançado numa época mei ruim pros estúdios e pra divulgação de filmes 🙁

    beijo
    http://www.beinghellz.com.br

    Responder

    1. Danielle

      Hellz, que felicidade saber que você gostou desse post ♥ Disney é Disney né, impossível não amar, suspirar e ficar com um quentinho no coração depois de assistir!
      Que livro é esse que você leu sobre o Walt Disney? Me interessei MUITO! Já quero comprar!

      Responder

  3. VANESSA

    Olá minha linda. Amo esse filme.
    A frase que usou no final é a mais pura verdade. Um incentivo.
    Super beijo.

    http://www.meumundosecreto.com.br

    Responder

    1. Danielle

      Vanessa, muito legal saber que mais gente também curte Dumbo ♥

      Responder

  4. VANESSA

    Minha linda sou apaixonada pelos filmes da Disney, cresci assistindo e aprendendo. As vezes vejo algum para recordar pois é bom demais. Esse Dumbo é maravilhoso e dá para tirar lições maravilhosas.
    Beijocas.

    http://www.meumundosecreto.com.br

    Responder

  5. Clayci

    Eu lembro que a primeira vez que assisti esse desenho fiquei com ele na cabeça e isso não me deixou dormir. Minha mãe achava que eu tinha me assustado com o elefantinho, mas na verdade eu tinha sofrido junto com ele rs. Dumbo é lindo e super sensível e é um clássico que carrego no meu coração <3

    Responder

    1. Danielle

      Clayci, o Dumbo é uma fofurinha e Walt realmente conseguiu nos passar todo o sofrimento e felicidade do elefantinho. Me surpreendi muito com esse filme! ♥

      Responder

  6. Yanna

    Ai eu amo a história do Dumbo, é tão bonitinho kkk Adorei as curiosidades, não sabia que ele tinha sido o filme mais barato da Disney, realmente os desenhos são bem simples, mas é lindo do mesmo jeito kkk Ameei o post!!! Adoro seus post sobre filmes da Disney!!

    Beijoos
    Yanna Karim

    Responder

    1. Danielle

      Yanna, muito amor pelo filme do Dumbo! E fico muito feliz em saber que você gosta dos posts sobre os filmes da Disney, faço com muito amor ♥

      Responder

  7. Duane

    Dani, essas suas Disney Fridays estão sempre me dando um sentimento gostoso de nostalgia. Bateu uma saudade de quando eu era criança e assistia esse filme no VHS… Ai, ai *suspiros*. Eu AMAVA o Dumbo. É um filme muito especial, não foi a toa que ele salvou a Disney. Se parar pra pensar, foi bem pioneiro ao retratar bullying em uma história infantil, né? Que doideira esse negócio da bebida batizada, nem lembrava disso HAHAHA. Deu vontade de ver de novo <3
    Beijos!

    Responder

    1. Danielle

      Duane, sua fofa! Muito feliz em saber que você gosta dos posts de Disney Friday! Essa sexta tem mais, hihi. Concordo totalmente com você, Dumbo foi bem pioneiro ao retratar bullying em uma história infantil. Walt era realmente um homem à frente de seu tempo.

      Responder

  8. Grazy Bernardino

    Lembro vagamente do filme e confesso que me sinto bad quando lembro. Acho que eu sofri o junto com o Dumbo. Ainda vou re-assistir!

    Responder

    1. Danielle

      Grazy, acho que todo mundo sofre junto do elefantinho, impossível não se emocionar!

      Responder

  9. Lívia Madeira

    menina, eu acho esse filme tao triste, fui rever depois de adulta e fiquei mal hahahaha, mas qd criança eu adorava

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

    1. Danielle

      Lívia, a história do elefantinho é realmente bem triste! Eu também sofri junto do Dumbo! Mas fiquei extremamente feliz com o final ♥

      Responder

  10. Thais Gualberto

    Eu não fazia ideia de que Dumbo não tinha nenhuma fala ao longo do filme 😮
    Não lembro se assisti o filme, porém eu li a versão do cinema da história no meu livro Contos Clássicos da Disney, que meu pai me deu quando eu era criança <3

    Beijos e excelente final de semana!

    Responder

    1. Danielle

      Thaís, engraçado isso né? O Dumbo não fala nada, coitado hahaha. Assista ao filme, tenho certeza que ele vai te encantar! ♥

      Responder

  11. Juliana

    Dani, ainda não tinha acompanhado seus posts da Disney Friday, mas quero dizer que: melhor ideia <3 <3 <3
    Eu já vi Dumbo, mas há tantos anos que não lembro de nada. Fiquei com muita vontade de rever agora que li seu post e descobri tanta coisa sobre o filme, principalmente por ele tratar de assuntos mais profundos como bullying e auto-aceitação. Não é algo que normalmente esperamos encontrar numa animação, ainda mais essa sendo antiga e curtinha.
    E fiquei com muita dó deles chamarem ele de Dumbo como forma de zoação 🙁 Jurava que era o nome dele. Pra você ver como não lembro mesmo.
    E adorei a frase que você colocou no final, com certeza é algo para levarmos para a vida!

    Beijos!

    Responder

    1. Danielle

      Ju, muito feliz em saber que você gostou da ideia de Disney Friday! Espero que goste dos posts e leia os anteriores também, hehe.
      Pois é, né! Walt Disney era realmente um homem à frente do seu tempo, ele já colocava assuntos mais “pesados” em filmes infantis, de uma maneira bem lúdica, mas que passava a mensagem necessária.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *