Disney Friday DQD – Pinóquio

Oba! Hoje é dia de mais uma Disney Friday aqui no Dani Que Disse! Como eu contei para vocês lá no primeiro post, em duas sextas-feiras de cada mês, eu trarei um especial recheado de informações, curiosidades e minha opinião a respeito de um dos clássicos Disney.

É também neste mesmo post que você poderá baixar uma checklist incrível para marcar todos os filmes Disney assistidos. 😀

Continuando nossa incrível Disney Friday DQD, dei o spoiler do filme desta semana lá no Stories do Instagram (aliás, já me segue?). O filme Disney que escolhi assistir para esta semana foi Pinóquio!

Disney Friday DQD – Pinóquio | Dani Que Disse

Foto de quando visitei Orlando em 2007 e eles apareciam em uma das paradas 🙂

ALGUMAS CURIOSIDADES

Lançado em 1940, Pinóquio foi o segundo filme de animação a ser produzido por Walt Disney. Muita gente não sabe, mas o filme foi baseado no romance “As Aventuras de Pinóquio”, escrito pelo italiano Carlo Collodi.

A história original foi lançada em capítulos entre 1881 e 1882, em um jornal para crianças. No ano seguinte, com a ajuda de seu editor, Collodi lançou sua história em formato de livro.

Disney Friday DQD – Pinóquio | Dani Que Disse

As duas histórias acabam sendo bem diferentes. O romance de Carlo possui passagens mais assustadoras e que não deveriam estar presentes em um conto infanto-juvenil, hahaha. Por exemplo, você sabia que o grilo falante é morto logo no início… Pelo próprio Pinóquio?! E ele ainda aparece depois, só que como fantasma! Loucura, hahaha.

Pinóquio teve um orçamento de 2,6 milhões de dólares, quase o dobro da animação anterior. Ele começou a ser produzido antes do lançamento de Branca de Neve, apesar da crítica ter amado, o filme demorou a dar lucro ao estúdio por conta da Segunda Guerra Mundial.

Disney Friday DQD – Pinóquio | Dani Que Disse

Mesmo assim, Pinóquio atingiu um nível inimaginável de sucesso, a saber:

  • Foi o primeiro filme de animação a ganhar um Oscar em categorias competitivas (Walt Disney ganhou apenas um Oscar honorário por Branca de Neve). Ele faturou a estatueta de Melhor Trilha Sonora Original e a música “When You Wish Upon a Star” a de Melhor Canção Original;
  • A música “When You Wish Upon a Star” foi um marco tão grande para a Disney que é possível ouvir um pedacinho dela durante a famosa cena de abertura dos filmes, na qual aparece o Castelo;
  • O American Film Institute classificou-o como a segunda animação mais importante na história do cinema;
  • O Instituto ainda classificou “When You Wish Upon a Star” como uma das músicas mais marcantes do cinema. Ela está em sétimo lugar no ranking, sendo a melhor colocação de um filme Disney;
  • Em 1994, a Biblioteca do Congresso dos EUA incluiu Pinóquio no Registro Nacional de Filmes, pois ele foi considerado uma propriedade cultural;

Disney Friday DQD – Pinóquio | Dani Que Disse

Uau, né? Quem imaginava que Pinóquio, aquele filme que nem é tão relevante assim nos dias de hoje, era tão importante?

E ele não foi só importante por conta dos diversos prêmios que ganhou. Pinóquio serviu também para dar um pequeno spoiler de futuros filmes Disney, com um easter egg bem sutil.

Logo no início, na cena que o Grilo está cantando a música-tema e um feixe de luz o atinge, é possível ver do seu lado esquerdo dois livros: Alice no País das Maravilhas e Peter Pan. A adaptação das duas histórias começou a ser desenvolvidos por Walt Disney durante a produção de Pinóquio. 😉

Disney Friday DQD – Pinóquio | Dani Que Disse

Por fim, para quem se interessou em visitar a vila onde moram Gepeto e Pinóquio, um tempo atrás, eu fiz vários posts com locais que inspiraram a Disney e Pixar em seus filmes e, claro, a Villa está lá! Quem quiser conhecer mais, é só clicar aqui.

E O QUE EU ACHEI?

Se eu tinha achado esquisito ver Branca de Neve, imagina Pinóquio, que eu não lembrava praticamente nada! Devo ter assistido ao filme muito pequena (minha mãe nem lembra se eu assisti, haha) e quase todas as minhas memórias vem de um livro que eu tinha contando sua história.

Aliás, todo mundo conhece a história do boneco de madeira que ganha vida, que quando mente seu nariz cresce (sério, quem nunca ouviu a mãe falar que se mentisse o nariz crescia?) e no final vira um menino de verdade. O que muita gente esquece são os problemas enfrentados por Pinóquio para chegar até esse final feliz.

Disney Friday DQD – Pinóquio | Dani Que Disse

Eu mesma tinha esquecido. Na verdade, eu só lembrava da história dele quase virar burro (sem grandes detalhes) e da baleia. Mas, nossa, tem muito mais! E foi aí que eu percebi e comentei com meu pai (meu companheiro Disney dessa semana): impossível isso ser um filme de criança!

Não porque eu estava pensando com minha cabeça de século XXI. Que aliás, me fez ver várias coisas consideradas politicamente incorretas hoje, como os relógios cuco de Gepeto. Em um, temos um homem tentando degolar um peru; em outro, aparece um homem atirando em um pássaro; no seguinte, temos um boneco claramente bêbado; e, por último, uma mãe dando umas palmadas em seu filho. Sem contar seu relógio de bolso, que possui dois homens brindando com canecos de chopp, hahaha.

Disney Friday DQD – Pinóquio | Dani Que Disse

Bom, mas não foi isso que me fez pensar que Pinóquio não é um filme infantil, mas sim a sua história. O boneco tem uma trajetória bem triste.

Sempre ouvimos quando criança que não devemos ouvir estranhos e Pinóquio, em sua inocência, faz justamente o contrário. Ao dar papo para João Honesto (que de honesto não tem nada), deixa de ir para a escola… E se dá mal. Duas vezes.

Na primeira vez, ele vai trabalhar com Stromboli, um homem que viaja apresentando shows com seus bonecos de ventríloquo e prende Pinóquio em uma gaiola.

Na segunda, Pinóquio acaba parando na Ilha dos Prazeres, um parque de diversões para meninos que não querem estudar, que gostam de ser malvados e de se divertir. É lá que eles podem fazer o que quiser, como destruir casas, comer muitos doces e até beber cerveja e fumar charutos (!!!!!!!!).

Disney Friday DQD – Pinóquio | Dani Que Disse

Olha, essa foi uma das coisas que mais me chocou no filme e me fez gritar “ISSO NÃO É FILME INFANTIL!!”. Como a Disney me coloca em um filme crianças bebendo e fumando? Bom… Pelo menos serve para dar uma lição.

E essa lição é passada para Pinóquio quando ele faz amizade com Espoleta, um menino malvado e que tenta levar o personagem para o mau caminho. O negócio é que meninos que fazem coisas erradas e deixam de ir para a escola viram, literalmente, burros.

Disney Friday DQD – Pinóquio | Dani Que Disse

Não sei se as crianças conseguem enxergar as lições dadas pelo filme, mas é para isso que, tenho certeza, muitos pais assistem junto, para falar o famoso “tá vendo só o que acontece quando você ouve estranhos/mente/faz coisas erradas?”.

Apesar dessas cenas loucas (mas que servem como metáforas para ensinar a criançada), Pinóquio tem uma das mensagens mais bonitas de um filme Disney, passada através da música perfeita “When You Wish Upon a Star” (em português, “A Estrela Azul”) e do pedido de Gepeto para a estrela, que se tornou a base do império Disney: que todos os nossos sonhos podem se realizar.

Disney Friday DQD – Pinóquio | Dani Que Disse

Inclusive, Walt Disney sempre tentou passar essa ideia ao público. Uma de suas mais famosas frases é “All our dreams can come true, if we have the courage to pursue them” (Todos os nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los). 🙂

Disney Friday DQD – Pinóquio | Dani Que Disse

Aliás, existe outra frase rolando pela internet que também fala sobre sonhos, mas que é atribuída erroneamente ao sr. Disney. A frase “If you can dream it, you can do it” (Se você pode sonhar, pode realizar) não foi dita por ele, e sim escrita por um funcionário para um brinquedo do parque EPCOT (o brinquedo foi fechado em 1999). Mesmo assim, é bem bonita e passa exatamente o pensamento da empresa Disney.

Disney Friday DQD – Pinóquio | Dani Que Disse

Pinóquio é um filme bem bonito. Traz lições importantes para as crianças; passa uma mensagem que eu, pessoalmente, acredito muito; e merece ser chamado de clássico. Uma pena que acaba sendo tão esquecido nos dias de hoje. Ele deveria ser mais lembrado, se não por conta da história do personagem, pelo menos pela importância no cinema animado.

E você? Já viu Pinóquio? Assistiria novamente? Me conta nos comentários!

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

25 pensamentos sobre “Disney Friday DQD – Pinóquio

  1. Clayci

    Cresci ouvindo a história de Pinóquio. Claro que eu amo toda a magia da Disney, mas sempre enxerguei a história de uma forma sombria hahaha.. Há pouco atrás comecei assistir a série Once upon a time e fizeram um personagem inspirado nele <3

    Responder

    1. Danielle

      Clayci, eu também imaginava a história do Pinóquio como sombria, principalmente por conta da Ilha. Eu também vejo Once Upon a Time, amo <3

      Responder

  2. Duane

    Ai, Dani, eu tô AMANDO as Disney Fridays DNQ <3 <3 <3
    Com você descrevendo tão bem, eu consegui me lembrar do filme todo, de quando eu assisti em VHS alugado da locadora! Provavelmente eu assisti mais de uma vez, pra lembrar tão bem assim HAHAH. Nossa, nunca que eu ia pensar que a música do Pinóquio é a que toca na abertura da Disney! Tô chocada HAHAH. E sim, eles colocavam MUITA coisa de adulto nos filmes infantis antigamente. Acho que era porque eles faziam o filme pra criança com cabeça de gente grande (coisa que eu ainda vejo hoje em dia, mas menos). Que legal isso do primeiro Easter Egg, amei <3
    Enfim, me deu até vontade de reassistir! Viu, você sempre dá um jeito de me convencer com as suas resenhas, Dani! HAHAH.
    Beijos ♥

    claramenteinsana.com

    Responder

  3. Duane

    PS: DQD, não DNQ (digitei rápido demais na empolgação, foi mal HAHAH).

    Responder

    1. Danielle

      Duane, que bom que você tá gostando das Disney Friday, eu tô amando rever os filmes e escrevê-las ♥
      Essa música do Pinóquio é tão linda e a letra é maravilhosa também ♥
      Concordo que eles deveriam fazer os filmes antigamente para criança, mas com cabeça de adulto! Hoje em dia já é bem menos, eles só colocam uma piadinha ou outra pros adultos se interessarem pelos filmes tb hahaha.
      Aiii, assista! Vou adorar ver a sua opinião sobre a história 😀

      Responder

  4. Yanna

    Eu já assisti Pinóquio algumas vezes e acho uma animação muito legal. Não sabia de vaaarias coisas que você colocou no post, amei!! Adorei que a Disney desde a aquela época já dava easter egg kkkk xD
    Beijooos
    Yanna Karim

    Responder

    1. Danielle

      Yanna, que bom que gostou das informações que trouxe para o post ♥ Né, claramente easter egg já é algo dentro da cultura da empresa tem um tempo, hahaha!

      Responder

  5. Natalia

    Eu realmente não lembro muito da animação mas lendo seu post fiquei com vontade de assistir de novo! rs

    Responder

    1. Danielle

      Nat, assista! Tenho certeza que você terá uma visão completamente diferente da infantil 🙂

      Responder

  6. Lívia Madeira

    essa historia é uma gracinha, adoro a tematica de realização de sonhos, mt bacana seu post

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

    1. Danielle

      Lívia, eu também adoro essa temática de realização de sonhos ♥ Acredito muito nessa ideia de que os seus sonhos podem se realizar 🙂

      Responder

  7. Bianca

    Eu não me lembro de praticamente nada do filme, acredita? kk talvez porque eu era bem criança quando assisti. É estranho pensar nessas cenas adultas num filme infantil, né? mas acho que isso também se deve ao fato da forma como eles abordavam assuntos assim na época. É um filme fofo, emocionante e realmente, nos faz olhar pro impossível de outra forma. ♡ xoxo, Blog B de Bia

    Responder

    1. Danielle

      Bia, eu também não me lembrava de muita coisa, só dos fatos principais, hahaha. Concordo totalmente que essas cenas adultas era a forma como eles conseguiam abordar os assuntos na época. Hoje em dia já é outra maneira completamente diferente =)

      Responder

  8. Rafaela Pinheiro

    Agora que me dei conta de como faz tempo que vi pinóquio, tanto que nem lembrava da maior parte das coisas que você falou no post! Fiquei impressionada com a dimensão da importância do filme para os estúdios Disney, eu nunca imaginaria. Adorei o post, Dani!!

    Responder

    1. Danielle

      Rafa, fico muito feliz em saber que você gostou do post ♥ Pois é, eu também não imaginava que Pinóquio era tão importante assim para a Disney, principalmente por ser um filme que as pessoas hoje em dia nem dão muita bola!

      Responder

  9. Andréia Campos

    Eu tinha um medinho da história do Pinóquio quando era criança exatamente pela ilha dos prazeres! Que lugar estranho….
    Mas os desenhos de antigamente não eram tão infantis, né? Dá pra perceber que eram filmes “feitos por adultos” tentando fazer um mundo infantil. Um filme PARA crianças deveria ser bem mais ´lúdico e esses ensinamentos deveriam ser bem mais explícitos, que nem alguns desenhos (educativos) hoje em dia.
    Mas é, realmente não tem como negar a importância do desenho, né?

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    Responder

    1. Danielle

      Andréia, concordo totalmente com o que você disse. Os filmes infantis de antigamente eram feitos por adultos tentando fazer um mundo infantil. Os filmes de hoje em dia são bem mais lúdicos. Mesmo assim, acho legal crianças assistirem Pinóquio ao lado de um adulto, que pode ir mostrando os ensinamentos do filme… O problema é fazer uma criança sentar durante 1h30 e prestar atenção em algo que não tem um pingo de computação gráfica, as músicas são menos animadas (se comparadas as de hoje em dia) e é um pouquinho mais denso.

      Responder

  10. Isa

    é minha história favorita, com certeza <3

    Responder

    1. Danielle

      Sério que é a sua história favorita? Que legal, Isa! 🙂

      Responder

  11. Katarina Holanda

    Que legal! Faz tempo demaaaais que eu vi e teu post me fez relembrar muita coisa. ^^

    Responder

    1. Danielle

      Kat, acho que todo mundo deixa Pinóquio de lado, coitado hahaha

      Responder

  12. Viviane Oliveira

    Babe, eu fiquei com os olhos cheio de lágrimas na metade do post HAHAHA
    Eu amo forte Pinóquio e com certeza é uma das histórias mais lindas da Disney! Aliás, o meu amor pela animação veio através da minha mãe que ama muito. Eu me lembro o dia que comprei a primeira edição do filme em DVD (não sei quem estava mais animada, com mais cara de criança passando o DVD no caixa).

    Beijão, Dani <3
    Esse seu projeto já tá no meu coração.

    Responder

    1. Danielle

      Vivi, que fofas você e sua mãe! Fico muito feliz que você tenha gostado do post e ele tenha te trazido boas lembranças ♥ Aliás, Disney é isso né… Seus filmes antigos sempre trazem boas memórias para a gente ♥

      Responder

  13. Thais Gualberto

    Sempre achei Pinoquio bem chato hahaha Deve ser um dos desenhos da Disney de que menos gosto. Contudo, achei interessante a menção que você fez às lições de vida transmitidas pelo filme. Isso é legal 🙂
    Beijos!

    Responder

    1. Danielle

      Thais, eu não sou a maior fã da história (gosto mais das de princesas, hehe), mas não dá para negar que é uma história bonitinha e importante ♥

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *