Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?

Lembra que eu já comentei aqui uma vez sobre cronograma capilar? Muita gente gostou do post, então resolvi aprofundar um pouquinho o assunto. Afinal, eu só dei uma explicada por alto das etapas do cronograma, né?

Agora é a hora de falar tudo que você precisa saber a respeito de hidratação, nutrição e reparação, de maneira mais profunda. Quando terminar de ler este post, você será uma expert em classificação de produtos! 🙂

Algo muito importante que você deve saber antes de começar é: quando se trata de ingredientes, a ordem dos fatores altera o produto! Ou seja, quanto antes o componente estiver escrito na lista de ingredientes de um produto, maior será a sua concentração na máscara! Ou seja, se tivermos, por exemplo, aloe vera no início e óleo de coco no final, a máscara terá ação mais hidratante do que nutritiva.

E não se preocupe, você não precisa virar a maluca dos ingredientes, pois cada etapa tem dicas de máscaras que você pode comprar e usar!

Hidratação

Serve para quando seu cabelo está sem brilho e ressecado. Quando fizer a leitura do rótulo de um produto, procure pelos seguintes itens: Glicerina (Glycerin, Glicol, Gliceryl), Bepantol (Panthenol ou D-pantenol), Extratos Botânicos (ou seja, que tenham as palavras Leaf, Fruit e Extract), Babosa (Aloe Vera), Álcool (Cetyl Alcohol, Cetearyl Alcohol), Sacarose e derivados de açúcar (como mel orgânico), Colágeno (Colagen) e vitaminas.

Tresemmé hidratação profunda (1), Pantene hidratação (2), Lola Milagre! (3), Monange hidratação intensiva (4), Moroccanoil hydration (5)

Nutrição
Você deve procurar nutrir seu cabelo quando ele está com muito frizz e volume. Os produtos usados nesta etapa são, em sua maioria, feitos com manteigas e óleos. Por isso, deve-se procurar por produtos com os ingredientes (existem muitos outros no mercado!): Manteigas de Karité (Shea Butter), Murumuru (Astrocaryum Murumuru Seed Butter ou Mururu butter), Cacau (Theobroma Cacao Butter), Cupuaçu (Cocoa Butter), Abacate (Avocato Butter), Macadâmia (Macadamia Butter). Óleos de Coco (Coconut oil), Abacate (Avocato oil), Tutano (Marrow oil), Argan (Argania Spinosa oil) e Ceramidas.

Dove óleo nutrição (1), L’oréal mythic oil (2), L’oréal Elseve óleo extraordinário (3), Tresemmé oil radiante (4), Lola Morte Súbita (5) 

Reconstrução
Se seu cabelo está frágil, ralo e elástico, preste atenção nessa etapa. Para restaurá-lo, procure produtos que possuem além da Queratina (Keratin, Hydrolyzed Keratin), Proteínas (Protein ou Hydrolized protein), Aminoácios [Arginina (Arginine), Cistina (Cysteine), Elastina (Elastin), Creatina (Creatine), Prolina (Proline), Alanina (Alanine), Serina (Serine), Lisina (Lysine), Triptofano (Tryptophan), Metionina (Methionine), Glutamina (Glutamine), Glicina (Glycine)] e Colágeno (Collagen, Hydrolized Collagen Protein).

L’oréal Elseve Reparação Total 5 (1), Dove Reconstrução Completa (2), Seda Reconstrução Estrutural (3), Moroccanoil Repair (4), Lola Dream Cream (5)

Ah! O resultado da restauração pode variar de máscara para máscara, ok? Tudo depende da concentração dos ingredientes. Ela tem um resultado diferente de H e N, pois como foi feita reposição de massa, o cabelo pode ficar mais pesado, sem movimento e um pouquinho mais duro, mas é completamente normal!

E gente, não misture nada em todo o pote, só faça uma mistura suficiente para usar no seu cabelo na hora! Isso muda a composição do creme e pode invalidar seu efeito!

Agora, você sabia que com apenas um creme e os ingredientes certos, é possível criar seu arsenal para o cronograma capilar? Tudo que você precisa é de um creme com estrutura super básica e batizar com produtos de específicos de alguma das etapas!

Deixo aqui uma dica que tem basicamente os mesmos produtos específicos: bepantol líquido (para hidratar), óleo de coco (para nutrir) e queratina líquida (para reconstruir).

E aí, gostaram? Lembrando que não sou expert no assunto, tudo que aprendi foi na base da leitura na internet, grupos específicos e teste no meu próprio cabelo. Espero que tenham gostado das dicas. Me contem nos comentários o que acharam! 

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

53 pensamentos sobre “Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?

  1. .lívia.

    muito bacanas as dicas desse post pras meninas que ainda nao entenderam direito o cronograma, e super dá pra fazer com produtos mais caros ou mais baratos

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

  2. PackValle do Brasil

    Amei as dicas, eu meio que fico perdida sobre isso, de hidratação eu tenho, pretendo adquirir produtos para nutrição e reconstrução, já tem um tempo que quero entrar no cronograma, beijos
    Charme-se

    Responder

  3. Taty

    Adorei!
    Preciso cuidar mais do meu cabelo! Uso shampoo, condicionador e olhe lá!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    Responder

  4. Lorraine

    Daaaani, essa última dica foi a melhor!!! Otimizando ao máximo o Yamasterol <3

    beeeijo :**

    Responder

  5. Duane

    Dani, parece que você leu meus pensamentos. Eu gostei muito do seu post sobre o cronograma capilar, mas precisava entender cada etapa direitinho, já tava me programando pra pesquisar e você já veio com o post explicando, ain ♥
    Adorei que você fez o kit baratinho, já vou salvar aqui (igual eu fiz com o outro post).
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    Responder

  6. Aline Al

    OLAR!
    Ótimo post pra esclarece dúvidas capilares sobre esses produtos! Eu nem sabia que tinha diferença hsuahusa
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    Responder

  7. Giuli Castro

    Adorei o post, Dani! Tb faço cronograma e meu cabelo hoje é outro.
    Beijos

    Responder

  8. Tenho andado mais ou menos atenta ao cronograma capilar e onde falho mais é na reconstrução, até porque não conhecia nenhuma máscara de reconstrução e agora, já sei de uma que se veda em Portugal – a da Elseve.

    Quanto ao Yamasterol, tenho pena que não se venda em portugal. Nunca usei, mas já vi tantas reviews boas sobre esse produto que gostava mesmo muito de experimentar.

    Beijinhos,O blog da Mó ^^

    Responder

  9. SEM QUASES

    Que utilidade pública! Tudo tão informativo, bem detalhado, repleto de alertas e com dicas em somas incríveis. Como sempre, nos fazendo repensar, reanalisar e buscar melhorias, Dani. Adorei tanto! <3

    SEMQUASES.COM

    Responder

  10. Adriana Leandro

    O seu post está bem explicado. Adorei o cronograma capilar baratinho. Vou começar com o cronograma também. Bjus!

    galerafashion.com

    Responder

  11. Lolla Camelo

    Que comentário sensacional, Dani!
    Eu tenho me interessado muito mais em cuidar do meu cabelo ultimamente. Passei uma temporada com minhas tias que são cabeleireiras e elas me deram altas dicas pra cuidar do meu cabelo! Eu estava aflita porque usava um certo produto no meu cabelo e logo ele já estava péssimo novamente e eu tinha que sair louca por aí atrás de um novo produto. Essa hidratação da monange é ótima, eu também já testei ela. E o morocanoill repair é ótimo, sempre que dá eu roubo um pouquinho da minha irmã! hahahaha ultimamente eu tenho usado o blindagem platinum da Tre Semme, tem 5 meses que tenho usado ele e não me canso, é maravilhoso e deixa um cheirinho ótimo no cabelo <3

    Beijos,
    http://www.rodoviadezenove.com.br

    Responder

  12. Bella

    Dani, obrigada pelo post.. sério ❤
    Descobri aqui que era realmente leiga quando se trata de máscaras (tava inclusive fazendo errado aqui) meu cabelo precisa de hidratação e eu tava fazendo o que? Nutrição! E sem entender porque ainda sim não alcançava o resultado que eu tanto queria.
    Esse post está perfeito e completo, utilidade pública! ❤❤❤
    Beijos em você, e novamente obrigada!

    Responder

  13. Caverna Literária

    Acredita que eu tava pensando na diferença esses dias mesmo? Lembro que vi num post semelhante, lembro que precisava fazer esse processo todo, mas não lembrava como kkkkk ótimo post, me ajudou muito!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    Responder

  14. Mariana Sousa

    preciso de uma nutrição já hahaha,beijos.

    Blog da Mary

    Responder

  15. Zilandra Batista Rodrigues

    que post maravilhosoooo
    Guia top
    eu preciso de nutrição e reconstrução
    vou imprimir seu post
    rsrsrs
    amei o post
    http://www.zilandrarodrigues.com.br

    Responder

  16. Natascha - Tá Viajando Menina

    Oi Dani! Seu post esta maravilhoso! Nunca vi um post tão completinho na blogosfera! Vc listou cada componente que podemos procurar nos produtos e isso foi fantástico. To querendo começar esse cronograma, mas não sabia como escolher os produtos certos! Obrigada por ensinar!!! Uma perguntinha: vc já usou esse creme yamasterol??? Ele é bom mesmo?? Vejo tanta gente falando dele que fico super curiosa, mas com medo de comprar! Mais uma vez parabéns pelo post lindo!! Bjoo
    http://www.taviajandomenina.com.br/

    Responder

  17. Amiga Delicada

    Amém!!! Um cronograma capilar baratinho <3 quase não vejo isso nos blogs!!! Adorei as dicas, vou usar pois meu cabelo anda bem destruído 🙁

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br ❥ Facebook ❥ Twitter

    Responder

  18. Daniella Dias

    Me sentindo uma expert Dani.
    E já sei que meu cabelo, ness exato momento, precisa de hidratação.
    Coitadinho.

    Eu adorei o post e achei super completo e detalhado.
    Parabéns!

    bjO
    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    Responder

  19. Clayci

    Aiii Dani..
    Hoje eu pago preço por não ter cuidado do meu cabelo como deveria viu?
    Não falo nem da progressiva pq é algo que me ajudou bastante, mas das tinturas que fui aplicando no decorrer dos anos.
    Sou loira natural, mas mesmo não precisando descolorir na maioria das vezes, não tinha cuidado na hora de escolher os produtos rs.
    Então hoje invisto mesmo nas hidratações

    Responder

  20. Thami Sgalbiero

    Eu usava muito o da Pantene pra hidratar, aquelas ampolas, sabe? E por um tempo use esse pote aí que você indicou, mas agora to usando o Aussie e vou até conferir se esses elementos estão no creme. Já a nutrição eu faço mais quando está no verão, porque como é praia, piscina e sol praticamente o tempo todo, aí é bom nutrir pra tirar aquele frizz e aparência de seco. Acho que nunca fiz reconstrução, mas meu cabelo já ficou assim da forma como você falou, não lembro agora o que eu fiz pra tratar ele, mas agora tá bom. E eu to quase comprando esse Bepantol mesmo que tem mil e uma utilidades né?

    Beijos!
    http://www.likeparadise.com.br

    Responder

  21. Marcela Miranda

    Eu e mamãe estamos em uma saga para cuidar melhor dos cabelos, mas somos tão perdidas nisso. Seu post veio em boa hora.
    Amei e vou mostrar pra ela.
    Beijocas!

    Les Jours de Marcela

    Responder

  22. janainebagatini

    Legal! Eu sempre fiz a parte de hidratação e de nutrição quando eu tinha o cabelo ruivo (e descolorido também). Mas agora que meu cabelo está natural, eu estou mais preguiçosa e não tenho mais feito nada nele. Você acha que esse cronograma também funciona bem para cabelos ainda "virgens"?
    https://janainebagatini.blogspot.com.br/

    Responder

  23. Eduarda Ferreira

    Adorei seu post! Fico super perdida na hora do cronograma haha! Bjos Blog Marinspira

    Responder

  24. Juliana C

    Nossa, sou muito leiga no assunto 🙁
    Achava que as máscaras todas tinham o mesmo efeito de hidratar. Não sabia dessa diferença entre hidratar, nutrir e reconstruir.
    Vou prestar mais atenção na hora de comprar agora. Pelas informações do post, acho que tô precisando hidratar e nutrir meu cabelo.
    Adorei de verdade as dicas Dani <3

    Beijos ♥

    Responder

  25. Clara Rocha

    Sabe um produto de reconstrução que eu gosto muito, muito muito mesmo e que poucas pessoas conhecem poder dele como creme ? É o Oil Argan da Lola. Ele é maravilhoso, é sem dúvidas um dos melhores produtos da lolla! De verdade. Eu não faço o cronograma capilar bem regradinho, até porque eu fiz muito na minha trnasição capilar e hoje em dia meus horários tão meio loucos, mas é sempre bom explicar a diferença de um produto para outros, porque tem pessoas que ainda não sabe a diferença de um produto para o outro! E compra sem nem ler o rótulo e às vezes fala "ai esse produto não serve pra mim" mas é só porque usou o produto no momento errado! HAHAHAHAHA Às vezes ela precisava de produtos mais oleosos e usou um de reconstrução. HAHAHA mas genial o post… ♥

    Responder

  26. Danielle S.

    Yay, Lívia! Que bom que gostou do post! Juntando com o que já tinha feito anteriormente, espero ter ajudado todas as meninas mais confusas com essa história de cronograma capilar 🙂

    Responder

  27. Danielle S.

    Que bom que gostou das dicas! Olha, eu uso o da Dove para Nutrição e da L'oreal para Reconstrução e gosto muito! 🙂 Vale muito a pena fazer o cronograma, seu cabelo vira outro!!!

    Responder

  28. Danielle S.

    Taty, seu cabelo vai te agradecer quando você começar o cc! Eu também era assim, mal cuidava do meu cabelo e hoje em dia ele virou outro!!! 🙂

    Responder

  29. Danielle S.

    Lolo, melhor coisa né? Usar um produtinho só de mil maneiras! 😀

    Responder

  30. Danielle S.

    Duane, que bom que eu consegui levar para você mais informações a respeito do cronograma! <3 Agora você tem que começar a fazer, hein! Nada de preguiça 🙂

    Responder

  31. Danielle S.

    Aline, que bom que gostou do post! Agora que já sabe, tá na hora de montar o seu cronograma capilar hein 🙂

    Responder

  32. Danielle S.

    Giuli, que bom que gostou do post! Cronograma é maravilhoso né? ♥

    Responder

  33. Danielle S.

    Mó, yay! Que bom que conseguiu achar uma máscara de reconstrução! 😀 Agora não pode ter preguiça e começar o cronograma logo, você vai ver como seu cabelo vai te agradecer 🙂
    Quanto ao Yamasterol, talvez você consiga comprar online e mandar entregar em Portugal!

    Responder

  34. Danielle S.

    Vanessa, fico muito feliz que tenha gostado do post! Queria descomplicar a vida de quem acha o cronograma algo muito complicado, hehe 🙂 Espero que tenha levado a você novas informações 😀

    Responder

  35. Danielle S.

    Adriana, começa e depois conta o que achou, acredito que você vá amar! 😀

    Responder

  36. Danielle S.

    Lolla, divide com a gente essas dicas das suas tias, vou amar saber! Essa hidratação da Monange todo mundo fala que é maravilhosa, infelizmente eu ainda não testei porque simplesmente não encontro!!!! 🙁
    Ainda não testei o blindagem platinum, fiquei curiosa, vou procurar!!

    Responder

  37. Danielle S.

    Bella, que bom que pude te ajudar a tratar melhor seu cabelo 🙂 Precisamos entender o que nosso cabelo precisa no momento para deixar ele sempre mais bonito e maravilhoso <3

    Responder

  38. Danielle S.

    Ei Carol, que bom que gostou do post e que ele tenha te ajudado! Agora deixa de preguiça e vai fazer o cronograma 😉

    Responder

  39. Danielle S.

    Gessica, fico muito feliz que tenha gostado <3

    Responder

  40. Danielle S.

    Mariana, meu cabelo também precisa de muita nutrição! Percebi isso fazendo o cc hehe 🙂

    Responder

  41. Danielle S.

    Zilandra, fico muuuito feliz que tenha gostado do post e que vai imprimi-lo!!!! 😀 😀 😀 Espero que ele possa te ajudar a mudar como seu cabelo anda e deixá-lo mais bonito ainda <3

    Responder

  42. Danielle S.

    Natascha, saber que você gostou do post e o achou maravilhoso me deixa muito feliz, sério! ♥ Espero que ele te ajude a começar seu próprio cronograma! Tem outro post aqui com várias outras informações importantes e interessantes para quem começar, só dar uma olhada 🙂
    Quanto ao Yamasterol, eu ainda não usei porque tenho muitos cremes pela metade, então só vou comprar quando terminar os que já tenho! Mas só ouço maravilhas a respeito dele, acho que, por ser baratinho, vale o investimento! 😀

    Responder

  43. Danielle S.

    Testa e depois conta o que achou, amo ler depoimentos <3

    Responder

  44. Danielle S.

    Daniella, espero que o post possa te ajudar a cuidar direitinho do seu cabelo! <3 Eu adoro fazer nutrição, pois é o que o meu cabelo mais precisa também! Depois de uma nutrição bem feita, ele parece outro, fica muito lindo!!!

    Responder

  45. Danielle S.

    Clayci, nunca é tarde para começar a cuidar do cabelo, né? O meu quase não tem química (só tem na franja, pois faço alisamento) e ele sempre foi horroroso e o cronograma deu uma salvada no querido! Então, sério, continue cuidando do seu cabelo e tente fazer o cronograma, quem sabe ele não dá um up na cabeleira, né? 🙂

    Responder

  46. Danielle S.

    Thami, eu usei o Aussie por um tempo para fazer hidratação e gostei bastante! Acho que devemos equilibrar nosso cc com as coisas que também temos em casa, não dá para deixar de usar coisas que investimos nosso dinheiro, né? Agora que ele acabou, eu estou procurando um novo creme de H para testar 🙂
    Já testei essas ampolas da Pantene e elas funcionaram super pra mim, também gosto bastante!!!
    Bepantol é vida, sério! Ele é totalmente multiuso, como você disse! Vale a pena o investimento 🙂

    Responder

  47. Danielle S.

    Marcela, que bom que meu post vai poder ajudar as duas! Tem outro post aqui no blog com mais dicas ainda, não esquece de ver esse também 🙂

    Responder

  48. Danielle S.

    Janaine, meu cabelo não tem quase nada de química (eu só faço escova london na franja) e eu faço o cronograma capilar e ele melhorou MUITO a aparência do meu cabelo! Sério, vale super a pena!! 🙂

    Responder

  49. Danielle S.

    Duda, que bom que gostou do post, fico muito feliz! Espero que ele tenha te ajudado a não ficar mais confusa hehe 🙂

    Responder

  50. Danielle S.

    Ju, agora você acabou de deixar de ser uma leiga, hehe! Tem outro post aqui no blog sobre o assunto, caso você se interesse em saber mais um pouquinho! 🙂

    Responder

  51. Danielle S.

    Clara, jura? Quero procurar JÁÁÁÁÁÁ esse Oil Argan!!! Olha você só aumentando minha listinha (nada pequena) de coisas para testar hehe
    Exatamente!! Acho muito importante levar esse tipo de informação para as pessoas, porque é o que se mais ouve né? "Ai, esse produto não serve pra mim" e a pessoa só usou no momento errado! 🙂

    Responder

  52. Elizabeth Dornelas

    Parabéns pelo post maravilhoso. Simples, bem explicado e conseguiu todas minhas dúvidas. Ah, amei a dica dos produtos baratinhos para fazer cronograma!

    http://www.xoqueiomundo.com.br/

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *