Oba! Hoje é dia de mais uma Disney Friday aqui no Dani Que Disse! Como eu contei para vocês lá no primeiro post, em duas sextas-feiras de cada mês, eu trarei um especial recheado de informações, curiosidades e minha opinião a respeito de um dos clássicos Disney.
É também nesse mesmo post que você poderá baixar uma checklist incrível para marcar todos os filmes Disney assistidos.
Seguindo a ordem da nossa lista cinematográfica, o próximo filme é “Você já foi à Bahia?”!
ALGUMAS CURIOSIDADES
“Você já foi à Bahia?”, lançado em 1945 no Brasil, foi criado para ser a continuação de “Alô, Amigos”, além de dar continuidade à política de Boa Vizinhança que seu antecessor iniciou. Se no primeiro filme tivemos a introdução de Zé Carioca, nosso querido personagem brasileiro, agora quem ganhou destaque foi o México, com a apresentação do galo Panchito.
Continuando a ideia do primeiro filme, Walt Disney fez um filme no qual são apresentados vários curtas, por ser uma maneira mais rápida e menos custosa de fazer filmes.
“Você já foi à Bahia?” possui sete segmentos, sendo que os dois primeiros são histórias mais “bobinhas” e sem personagens Disney conhecidos. Já o terceiro é o que dá nome ao filme no Brasil, e no qual finalmente aparece Zé Carioca. Os outros quatro tem a participação dos três caballeros e falam sobre o México.
Algumas outras informações:
- “Você já foi à Bahia?” foi a primeira tentativa de fazer um filme no qual atores reais interagem com personagens de desenho. A ideia não agradou muito a crítica e o público;
- Foi indicado ao Oscar de Melhor Som e Melhor Trilha Sonora;
- O filme estreou antes no México, tendo sua première no país;
- Aurora Miranda, a irmã de Carmen Miranda, aparece no filme como Iaiá, da música “Os Quindins de Iaiá”;
- Aliás, Carmen Miranda foi cotada para fazer o papel de Iaiá, mas como ela tinha contrato com a Fox, não pôde participar do filme;
- Dora Luz e Carmen Molina, famosas no México, também fizeram aparições;
- Após o lançamento do filme nos EUA e Brasil, a Disney começou a pensar em um terceiro filme. Algumas ideias já haviam sido escritas, como um personagem que representasse Cuba (um galo chamado Miguelito Maracas) e uma papagaia professora de samba, que Zé Carioca se apaixonaria (e que mais tarde virou Rosinha, personagem dos quadrinhos de Zé). Mas o filme não foi para a frente, muito por conta do fim da guerra e da Política da Boa Vizinhança;
Interessante, não?
E O QUE EU ACHEI?
Bom, tenho que dizer que gostei muito de “Alô, Amigos” e adoro ver o Zé Carioca na tela. Mas, infelizmente, achei que esse filme não tem toda a magia que o seu antecessor.
A história de “Você já foi à Bahia?” é a do aniversário do Pato Donald. Seus amigos da América Latina enviam diversos presentes e vemos ele desembrulhando e vendo cada um. E aí começam os curtas. Como disse anteriormente, o filme é dividido em sete segmentos:
De quem será esse presente verde e amarelo?
- O Pinguim Friorento – um pinguim que mora no Polo Sul, mas não gosta do frio e suas tentativas de se mudar para um lugar mais quente;
- O Burrico Voador – um gaúcho que tem um burrinho voador e se inscreve para competir em uma corrida de cavalos;
- Bahia – escrito errado (Baía), é a história de uma viagem dentro de um livro que conta sobre Salvador. É aqui que finalmente aparece Zé Carioca e os dois interagem (e se apaixonam) com Aurora Miranda;
- Las Posadas – é um curta bem bonitinho, contando sobre uma tradição feita por crianças na véspera do Natal;
- México: Pátzcuaro, Vera Cruz e Acapulco – aqui Panchito leva Donald e Zé Carioca para conhecer um pouco do México e suas praias, a bordo de um poncho voador;
- You Belong To My Heart – nesse segmento, temos a apresentação de Dora Luz, cantando (em inglês) uma famosa música mexicana – Solamente uma vez.
- Donald’s Surreal Reverie – por fim, acontece uma apresentação de Donald com Carmem Molina.
Então, eu estava louca para assistir “Você já foi à Bahia?” e ver como Walt Disney iria retratar o nosso país nesse novo filme. Bom, eu até gostei do que vi, principalmente das imagens de Salvador, que achei fiéis e com alguns pontos turísticos.
Mas, no geral, eu gostei mais do curta sobre o Rio de Janeiro, no filme anterior. Acho que muito disso se dá por ser a minha cidade, e eu adoro quando falam sobre o Rio em filmes, livros e séries, hehe. De qualquer forma, o curta sobre a Bahia é bem legal, com músicas brasileiras e a inovação de misturar pessoas de verdade com o desenho.
Só acho que eles poderiam ter explorado um pouco mais da cidade e colocado um Donald menos “mulherengo”, pois a coisa que ele mais queria fazer era conseguir dar uns beijos em Aurora Miranda.
Ainda assim, o curta brasileiro foi melhor que as partes mexicanas, que tem basicamente um Donald maluco de apaixonado por mulheres e correndo atrás delas ou apresentações de dar sono. A parte legal mesmo fica por conta da apresentação de Panchito, que é muito divertida e tem a música los tres caballeros (que não sai da minha cabeça!).
Aliás, a coisa mais legal que surgiu mesmo de “Você já foi à Bahia?”, foi a atração que tem no EPCOT, no pavilhão do México! Lá fazemos um passeio pelo México, junto de Zé Carioca e Panchito, à procura de Donald. É bem bonitinha e colorida, bem no estilo do filme!
Por fim, tenho que dizer que acontece com esse filme a mesma coisa de Alô, Amigos”. É bonitinho e tal, mas você pode facilmente só assistir o curta sobre a Bahia e a apresentação de Panchito, hehe. Já viu a parte interessante do filme. 😛
Oi
não conhecia esse filme, achei legal a curiosidade e nem sabia que filme tinha sido o primeiro a interagir humanos e animação e agora eu sei.
momentocrivelli.blogspot.com.br
Eu nunca assisti o primeiro filme, mas eu adoro “Você já foi a Bahia?”! Eu amo demais esse segmento dos quindins de Iaiá! E amo demais a cena dos cactos do México! Talvez eu goste tanto desse filme porque rola um filtro de nostalgia da minha parte, eu assistia muito quando era criança. Amei o post, ficou super completo!
Adorei saber as curiosidades, assisti faz um bom tempo eim rs, mas me lembro um pouco e gostei muito, além de achar bem divertido.
Beijos
Nossa, voltei pra minha infancia agora. É engraçado vc falar que nao agradou a critica, pois foi algo inedito, ainda com recursos iniciantes, achei que, pra epoca, ficou bem legal. Adoro o Ze Carioca tb.
Eu so nao lembro de nada da historia e cresci achando q era a propria Carmem que fazia rs
Bjo grande flooor, amei o projeto disney friday
http://cariocadointerior.com.br/index.php/2017/08/12/360-dias-de-sucesso-thalita-reboucas-beda12/
OOi, tudo bom ?
Acredita, que nesses desenhos da Disney, quando criança eu não era muito chegada ? Ainda não tinha assistido a esse desenho, mas o tema e o longa não me agradou muito.
Bjs boa semana
bellapagina.blogspot.com.br
Esse é muito clássico!!! Realmente a mistura de personagens reais com desenho é bem legal <3
Bjinhos,
❥ AmigaDelicada.com
Mais um que eu assisti em VHS quando era criança <3 Lembro de ter achado muita tecnologia essa galera dançando com os desenhos HAHAH. Fora que, na minha cabeça, essa mulher era a Carmen Miranda em pessoa, não a irmã dela. Tô chocada HAHAH.
Acho que hoje em dia eu não assistiria de novo, realmente o Alô Amigos parece ser mais legal, mas que bate uma saudadinha… ah, bate sim.
Beijos!
Que nostalgia.
Engraçado que não conhecia a história por trás do filme, sabe?
Eu tinha o VHS (saudades daquela época) e lembro da reação que tive ao ver pessoas com desenhos hahahahahha
manoooooooo agora eu to morrendo de vontade de assistir TODOS os filmes da disney, incluindo esses com o personagem brasileiro (nem acredito que eu AINDA não assisti). espero que eu goste pq eu sou apaixonado pela disney e acho que ta na hora de mergulhar nso filmes mais antigos <3
Eu não sei qual dos dois eu gosto mais, kkkkk. Eu gosto muito desses antigos da Disney. Tem um bizarrão do Donald Nazista e outros vários da época da guerra com mensagem anti-Eixo.
Bjocas.
Dani, eu assisti esse filme há milênios atrás e gosto bastante. Na verdade, apesar de todo mundo achar o Carioca um malandro “safadinho”, eu acho ele um amor! HAHAHA
Beijão, babe
Supimpa Girl
[…] Você já foi à Bahia? […]