Fevereiro é o mês favorito de muita gente. Tudo por conta da festa mais brasileira que existe: o carnaval! Por conta desse amor, algumas pessoas acabam viajando para as cidades onde a festa é mais famosa para aproveitar intensamente.
Como moro no Rio de Janeiro e a folia por aqui é super conhecida, resolvi ajudar você, amiguinha que pretende viajar para esta terra (ou mesmo você que mora aqui), a sobreviver os dias.
Como eu não sou a pessoa mais entendida de carnaval (vou para alguns blocos, mas também faço parte da escola de samba “Unidos da Netflix”, hahaha), pedi a ajuda de duas amigas apaixonadas pela data para montar um guia de sobrevivência para o carnaval do Rio!
- Faça um planejamento prévio dos blocos – Como o Rio de Janeiro tem centenas de blocos, é fácil se perder. No ano passado, eu indiquei alguns diferentes (as datas, obviamente, estão desatualizadas, então você tem que pesquisar) e aqui você consegue ver a agenda dos blocos de rua do Rio nesse ano. Escolha os que quer ir e planeje com os amigos!
- Ande somente com o necessário – Para não dar chance ao acaso ou você acabar perdendo num momento mais pra lá do que pra cá, leve o mínimo: dinheiro, chave, documento e celular (preferencialmente um velhinho).
- Coloque tudo dentro da doleira – Você não vai se preocupar se vão abrir sua bolsa ou se você vai acabar perdendo alguma coisa. Sem contar que te dá mais segurança para guardar suas coisas por estar dentro do short.
- Dinheiro trocado – Muitas vezes os ambulantes não tem troco, então é melhor prevenir, né?
- Tome um café da manhã reforçado – Pense que você vai sair de manhã e, muito provavelmente, já vai começar a tomar umas cervejas. Melhor ter algo no estômago e não passar mal logo no início da folia, né? Sem contar que você não sabe a hora que vai parar para comer novamente.
- Beba ÁGUA! – Sim, não só de álcool você deve sobreviver durante o carnaval. Como os dias são extremamente quentes, você também pode passar mal se não beber um pouco de água vez ou outra. Sem contar que ajuda com a ressaca do dia seguinte (afinal, tem mais carnaval!).
- Use protetor solar – Ninguém quer ficar com a cara tipo pimentão, marca de camisa e depois descascando, né?
- Biquíni por baixo da fantasia – Muitos blocos são na orla da praia e, caso você vá em algum deles, pode aproveitar para dar aquele mergulho esperto na água (não recomendável caso você esteja com muito álcool nas ideias, haha).
- Sapatinho confortável – Você vai sair de manhã cedo e vai voltar muito tarde para casa. Portanto, só com um sapato confortável para lidar com o dia inteiro andando. Ah, e isso não quer dizer usar chinelo. NADA DE CHINELO! Você não precisa bancar a Cinderela, hahaha.
- Use o Metrô – Ele é a maneira mais eficiente para andar pelo Rio de Janeiro (muitas ruas ficam fechadas por conta dos blocos e o trânsito fica um caos), além de nos últimos anos ter funcionado 24h (o que imagino que vá se repetir em 2017).
- Marque um ponto de encontro com os amigos – Se você precisar se afastar dos seus amigos por algum tempo, seja porque a natureza chamou ou outro motivo, marque um ponto de encontro. Usar celular em bloco é muito ruim, então melhor se prevenir.
Eu amei o post! Eu nunca fui no carnaval do Rio, mas eu tenho muita vontade de ir ver os desfiles das escolas de samba, confesso!
https://amebatom.blogspot.com.br/
Thaís, eu nunca assisti a um desfile lá no Sambódromo, mas acho que deve ser incrível! Eu aproveito o carnaval nos blocos de rua, vendo o desfile na tv e assistindo Netflix, hehe <3
Não participo de carnaval, sempre fico em casa. Mas esse post é muito útil para quem vai participar do carnaval em qualquer lugar!
Beijos
Aline, você é do time então da escola de samba “Unidos da Netflix”? Hahaha!
super boas suas dicas, ano passado passei o carnaval no rio e foi ótimo!
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Lívia, que legal saber que você curtiu o carnaval da minha cidade! 🙂 Espero que venha aproveitar esse ano tb!
Muito importante suas dicas flor, planejamento tb faz parte da festa!
http://www.blogdaju.com.br
Beijos!!!
Ju, com certeza! Tem que se planejar para aproveitar tudo 🙂
Super válidas as dicas. Não costumo sair em blocos no carnaval e aqui em Curitiba fecham a rua apenas para música eletrônica, blocos são poucos, mas achei ótimas as dicas de protetor solar, água e sapato confortável, elas tbm se aplicam à minha cidade, haha.
Eu tbm sou da “Unidos da Netflix”, haha.
Beijo
Leslie, acho que a maioria das dicas se aplicam à diversas cidades, né? Não esquecer de cuidar da saúde também é fundamental 🙂
Ótimas dicas Dani! Inclusive são válidas pra SP e outras cidades grandes que recebem muita gente pro carnaval. Por aqui eu também sou do Unidos da Netflix rsrs
beijão
Ste, esse ano vamos misturar Unidos da Netflix com blocos? hehehe
Agora faz um post de como fugir do carnaval no Rio rs!
Eu não curto bloco e costumo viajar, mas esse ano vou ficar por aqui mesmo.
Acho que vou colocar as séries e os livros em dia 😉
Nat, fugir do carnaval no Rio é difícil, hahaha! Netflix & livros, melhor opção! 🙂
Excelentes dicas!
Assim fica mais fácil curtir sem se preocupar tanto <3
Clayci, planejamento também faz parte da festa, né? 🙂
Que coincidência, a gente faz parte da mesma escola: a Unidos da Netflix HAHA. Eu não curto muito Carnaval, gosto até de ver os desfiles, mas só pela TV mesmo hahaha mas certeza que esse post vai ajudar muita gente!
Um beijão,
Gabs do likegabs.blogspot.com ❣
Gabi, Unidos da Netflix, melhor escola, hahahhaha! <3