10 dicas para lavar o cabelo da maneira certa

Até pouco tempo atrás, eu não prestava muita atenção na hora de cuidar do cabelo. Tinha uma rotina super simples e que não variava muito. Então, comecei a fazer o cronograma capilar, vi uma melhora significativa no aspecto do meu cabelo (o que me animou muito!) e a minha vida cabelística mudou completamente. Agora, estou sempre em busca das novidades, receitas, produtos e maneiras de deixá-lo mais bonito.

E é claro que essa pesquisa toda me levaria à procura de dicas para lavar o cabelo da maneira certa, né? Como essa também pode ser a dúvida de muita gente, resolvi transformar esse tópico que tanto aprendi em post!

10 dicas para lavar o cabelo da maneira certa | Dani Que Disse

  1. Antes de mais nada, você precisa entender que tipo de produto é o certo para o seu cabelo. Isso acontece porque alguns tipos de shampoo são mais indicados para cabelos oleosos, outros para os ressecados e por aí vai. Se você não usar o tipo certo, já vai começar o cuidado da maneira errada. Lembrando que deve fazer o mesmo para condicionadores. Existem diversas linhas da L’Óreal Professionnel que te ajudam a deixar os fios bem bonitos.
  1. O passo seguinte é entender a frequência para lavar suas madeixas. E a resposta certa para essa pergunta é: depende! Se o seu cabelo for normal ou seco, você pode lavar em dias alternados. Caso seja muito oleoso, pode lavá-lo todos os dias. Vá testando e veja como seu cabelo responde.

10 dicas para lavar o cabelo da maneira certa | Dani Que Disse

  1. Existe uma temperatura ideal para lavar o cabelo e ela é: morna! Isso porque a água não muito quente ajuda a não deixar os fios ressecados, dá mais brilho e reduz o frizz. Se puder, termine o seu banho dando uma ducha de água fria nas madeixas para dar aquele brilho.
  1. O shampoo é a primeira etapa da lavagem e serve para limpar os fios. A maneira certa de usá-lo (sem sobrecarregar a cabeleira – até porque ele, se usado em excesso, resseca os fios!) é despejando um pouco do produto na palma da mão e diluir com água.
  1. Use a ponta dos dedos (e não as unhas) para massagear o shampoo no couro cabeludo, ok? Isso mesmo, nada de passar o shampoo nos fios. Deixar a espuma escorrer pelo resto do cabelo já é o suficiente para deixá-lo limpo.

10 dicas para lavar o cabelo da maneira certa | Dani Que Disse

  1. Antes de usar uma máscara de tratamento ou o condicionador, é importante retirar o excesso de água do cabelo. Dessa forma, o produto não vai diluir tanto e perder sua eficiência.
  1. Eu já contei antes, mas vale lembrar: a máscara de tratamento deve ser usada depois do shampoo! Então, se você segue o cronograma capilar (ou simplesmente faz alguma hidratação caseira), já sabe. 😉
  1. Enquanto o shampoo limpa os fios, o condicionador os hidrata e desembaraça. E você deve aplicá-lo ao longo do cabelo. Nada de couro cabeludo, pois o contato favorece o aumento de oleosidade, o que pode causar a aparição de caspa! A mesma coisa deve ser feita com a máscara de tratamento.

10 dicas para lavar o cabelo da maneira certa | Dani Que Disse

  1. Enxague, enxague, enxague! Sair do banho com resíduos dos produtos no cabelo dificulta a respiração dos fios, deixa-os ásperos, sem brilho e pode até apodrecer o cabelo. :O
  1. Os finalizadores não fazem parte da lavagem, mas são importantes na pós-lavagem para desembaraçar, proteger, controlar o frizz e volume, certo? Por isso, a minha dica final é: preste atenção na hora de comprar o seu creme para pentear. Assim como shampoo e condicionador, cada um tem seu objetivo.

10 dicas para lavar o cabelo da maneira certa | Dani Que Disse

Agora que você já chegou até aqui, o que fazer? Tomar um banho e lavar o cabelo da maneira certa! 😉 E você, tem alguma dica para cuidar do cabelo? Me conta nos comentários!

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

34 pensamentos sobre “10 dicas para lavar o cabelo da maneira certa

  1. Luana Souza

    Minha mãe é uma que lavava o cabelo da maneira errada, ela aplicava condicionador no couro cabeludo 😮 Aí eu expliquei que não se aplicava e ela ficou surpresa hahahaha
    Adorei o post, informativo demais! <3
    Beijos
    http://www.blogbelezamake.com

    Responder

    1. Danielle

      Luana, que bom que você explicou pra sua mãe como lavar direitinho o cabelo! Acredito que muita gente fica surpresa quando descobre que não se deve passar condicionador no couro cabeludo, haha!

      Responder

  2. VANESSA

    Olá lindona, eu amei as dicas para lavar o cabelo da maneira correta. É muito importante para a saude e fortalecimento dos fios.
    Beijos.

    http://www.meumundosecreto.com.br

    Responder

    1. Danielle

      Vanessa, estou sempre em busca de aprender mais sobre como tratar os fios e adoro dividir tudo com vocês, então fico muito feliz que tenha gostado do post ♥

      Responder

  3. Nana

    Oi Dani,
    Amei as dicas. O meu cabelo é oleoso, então nem posso protelar muito, senão acaba dando espinha nas costas e atrás da orelha, é um saco kkkkk
    Lavo na água morna mesmo e quando posso de madrugada, dá um frescor a mais sei lá kkkkk

    P.S: Te indiquei numa tag: http://cantocultzineo.blogspot.com.br/2017/05/tag-com-que-filme-eu-vou.html

    bjs e tenha uma boa semana
    Nana – Canto Cultzíneo

    Responder

    1. Danielle

      Nana, nunca tinha parado para pensar que cabelo oleoso poderia dar espinhas nas costas e atrás da orelha :O Como meu cabelo é seco, nunca tinha parado para pensar nisso, hehe. Obrigada pela indicação na tag, vou olhar ♥

      Responder

  4. Lívia Madeira

    adorei as dicas, mt gente lava errado e acaba nao tendo td a saude do cabelo em dia

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

    1. Danielle

      Lívia, sim! Muitas vezes o cabelo tá um bagaço e a pessoa não sabe que é por culpa da lavagem errada!

      Responder

  5. Auana Lucena Sonsin

    Adorei as dicas! Antes eu lavava sempre com um potinho no banheiro, em que eu colocava o produto da vez e misturava com água pra diluir e não passar direto no couro cabeludo. Preciso voltar a fazer isso!

    Beijo!
    http://www.vitaminatrendy.com

    Responder

    1. Danielle

      Auana, melhor maneira de usar o shampoo, volte com ela, hehe! 🙂

      Responder

  6. Pathy Guarnieri

    As dicas são ótimas, Dani! Sempre fiz desse jeitinho e sempre funcionou! 😀

    Beijo!

    Responder

    1. Danielle

      Que bom saber que você faz tudo direitinho, Pathy! ♥

      Responder

  7. Aline Amorim

    Ótimas dicas. Eu tive muita dificuldade em encontrar um tipo de produto específico para meus cabelos. Mas hoje consegui encontrar alguns de dessem certo.
    E mesmo assim tenho que lavar os cabelos todos os dias por causa da oleosidade da raiz.
    Beijos

    Responder

    1. Danielle

      Aline, cabelo é muito erro e acerto, né? Até pouco tempo meu cabelo era todo errado e eu sem a menor ideia do motivo, agora estou aprendendo a cuidar melhor dele ♥

      Responder

  8. Duane

    Nossa, que post MARA! Confesso que ainda estou meio lesa nesse lance de lavar o cabelo da forma correta. Na correria taco muito shampoo e ainda passo a máscara na raiz #fail. Mas depois desse post vou melhorar, viu? Valeu pelas dicas ♥
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    Responder

    1. Danielle

      Duane, preciso te visitar para dar um puxão de orelha, hahaha! Espero que de agora em diante lave o cabelo da maneira correta, hein 😛

      Responder

  9. simone

    Excelentes dicas, eu estava precisando. Gostei muito e vou aplica-las. Preciso secar mais o cabelo para passar máscara, as vezes eu nem tiro o excesso de água.
    Charme-se

    Responder

    1. Danielle

      Simone, fico muito feliz que tenha gostado das dicas e que vai colocá-las em prática! Quero saber se funcionou para você, hein 🙂

      Responder

  10. Bel

    Uma coisa que eu mais mudei na maneira como cuido do meu cabelo é a lavagem. Já conhecia todas essas dicas e super recomendo elas. Tb acho bem importante alternar o uso do shampoo com uma lavagem só com água ou cowash. Passei a fazer isso é meu cabelo ficou bem mais forte.

    Bj

    http://belsantanna.com/

    Responder

    1. Danielle

      Bel, que bom saber que você já faz tudo da lista! Olha, nunca liguei muito para cowash, vou pesquisar mais sobre ♥

      Responder

  11. Ana Beatriz

    Apesar de não ser algo muito complexo, eu confesso que sofro na hora de lavar o meu cabelo às vezes. O meu cabelo há muitos anos atrás era seco, mas depois de progressivas, ele se tornou oleoso. Eu já mudei de shampoo várias vezes (e continuo) pra tentar lidar com o problema. Eu enxáguo o cabelo várias vezes, coloco a cabeça na água MESMO e ainda assim às vezes os fios ficam oleosos, mas eu sinto que eu cometo algum erro no processo.

    Responder

    1. Danielle

      Ana, nossa! :O Mas você usa produtos específicos para cabelo oleoso? Que estranho!! Talvez uma ida à dermatologista ajude, viu?

      Responder

  12. Bela

    Normalmente começo o banho com água quente e termino com gelada e é tão gostoso <3
    A Bela, não a Fera | Youtube Channel | Vem conversar comigo no Twitter!

    Responder

    1. Danielle

      Bela, eu normalmente faço como você, mas no inverno é impossível, hahaha! Banho inteiro quentinho ♥

      Responder

    1. Danielle

      Kat, fico muito feliz em saber que curtiu as dicas! ♥

      Responder

  13. KARINE

    amei as dicas e os gifs <3 hahaha e cronograma capilar é um negócio maravilhoso, preciso voltar a fazer direitinho!

    Responder

    1. Danielle

      K, melhores gifs, hehe ♥ Eu tinha dado um tempo no cronograma, aí percebi que meu cabelo tava voltando a ficar todo cagado… Resultado, voltei correndo hahaha Cronograma é vida ♥

      Responder

  14. Thaís Gualberto

    Certeza que eu faço errado. Eu tenho unhas longas, impossível esfregar o couro cabeludo com as pontas dos dedos sem que as unhas atrapalhem. O resto eu faço direitinho hehe
    haha

    Beijos!

    Responder

    1. Danielle

      Thaís, o problema de esfregar o couro cabeludo com as unhas é porque elas podem machucar! Aí vai criando mais sebo no couro cabeludo e tal!

      Responder

  15. Viviane Oliveira

    Dani, já estava com saudade de passar por aqui, mas vamos lá!
    Eu não sei lavar o meu cabelo, aliás, não sabia até ler esse post HAHA

    Beijão

    Responder

    1. Danielle

      Ahhh, Vivi sua linda ♥ Mas seu cabelo é maravilhoso, continue o que tá fazendo que tá tudo certo (mas incluir uma ou outra dica desse post era uma boa, hehe! :D)

      Responder

  16. Rafaela Pinheiro

    Eu já cometi o erro de passar o condicionador no couro cabeludo e era horríveel, eu vivia com caspa, mas agora já estou mais atenta a isso! Amei as dicas 😀

    Responder

    1. Danielle

      Rafa, que bom que você não passa mais o condicionador no couro cabeludo! Engraçado como uma pequena coisa consegue melhorar o problema (no caso, caspa) rapidinho, né? 😀

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *