No post anterior dessa série, contei pra vocês um pouco sobre a Times Square. Seguindo pela Times Square, em direção à 59th Street, você irá chegar em um lugar cheio de verde, com infinitas possibilidades de passeio! Bem-vindo ao Central Park!
O Central Park é considerado por muitos New Yorkers um óasis dentro da concrete jungle que é a cidade. Sendo o parque mais visitado, aparece em muitos filmes e programas de televisão e assim, ganhou fama mundial. Quem vai para NY e não quer passear por lá?
Ele possui várias opções de entretenimento. Desde museus ao seu redor até locais para picnic, pistas de patinação no gelo, zoológico, passeio de carruagem, monumentos… Aqui falarei um pouquinho das partes do parque que mais gosto:
Central Park Zoo
É um zoológico pequeno, o que significa que em algumas horas você irá conseguir passar por todas as exibições, que são sem jaulas! Ficou muito famoso após o filme Madagascar, porém você não irá encontrar os animais principais do filme por lá, só os pinguins. 🙁 Além disso, ainda faz parte do passeio um zoológico infantil com animais mais dóceis, que as crianças podem alimentar e passar a mão. Possui também um cinema 4-D. A entrada, com acesso a todas as atrações, custa U$18 para adultos, U$13 para crianças maiores de 2 anos e U$15 para idosos (acima de 65 anos). Em relação ao horário, ele abre todo dia às 10h e seu horário de fechamento varia de acordo com a época do ano. É legal dar uma olhada no site durante a época que você for visitar.
Pistas de patinação no gelo
Existem dois rinques de patinação no Central Park. O mais famoso, Wollman Rink, já apareceu em inúmeros filmes e seriados, e possui uma vista linda. É o meu favorito! Localizado bem próximo ao Central Park Zoo, é também o mais perto da área turística da cidade.
Funciona de novembro até março. De segunda à quinta, adultos pagam U$11,25, crianças até 11 anos pagam U$6,00 e o valor para idosos é U$5,00. Já de sexta a domingo e feriados, o preço para adultos é de U$18,00, enquanto para crianças até 11 anos é U$6,00 e idosos U$9,00.
Importante ressaltar que esse valor não inclui o aluguel dos patins, que custam U$8,00. Caso ainda queira alugar um armário, deverá desembolsar mais U$11,00 (este valor inclui uma garantia de U$6,00, que será devolvido após o uso). Abre diariamente às 10h, funcionando segunda e terça até 14h30, quarta e quinta até 22h, sexta e sábado até 23h e domingo até 21h.
Já o outro rinque se chama Lasker Rink. É bem menos conhecido por turistas por ficar no final do parque, próximo à 108th Street. Aqui, o valor para adultos fica em U$7,50, enquanto crianças pagam U$4,00 e idosos $2,25. O aluguel de patins é U$6,50 e o aluguel de armário sai por U$7,25 (com U$4,00 devolvidos após o uso).
De segunda à quinta, funciona de 10h às 16h. Já durante a sexta-feira, seu horário é um pouco confuso, pois ele funciona de 10h às 16h50, fecha por um tempo e reabre das 18h às 21h50. Durante o sábado, ele funciona de 13h às 23h e domingo de 13h30 às 16h30.
Strawberry Fields
Eu, como fã de Beatles, não poderia deixar de colocar esse local especial por aqui! Localizado entre as ruas 71st e 74th, é um tributo ao Beatle John Lennon. Como fica próximo à uma das entradas do parque, aproveite e olho para o outro lado da rua. Ali fica o Dakota Building, local onde ele morava e foi assassinado.
Estátua da Alice no País das Maravilhas
Não consegui conhecer ainda, mas pelas várias fotos que vi na internet, acho linda! É uma estátua (enorme, diga-se de passagem) da Alice com o coelho e Chapeleiro Maluco. Fica localizada na 75th com a 5th Ave.
Bethesda Terrace
Eu, dando uma de Gossip Girl
Cena de Gossip Girl
Quem não conhece essa área dos mais diversos filmes e séries? Pra mim, ficou muito marcada por conta de Gossip Girl, que teve várias cenas importantes filmadas por aqui. Durante o inverno é uma área vazia, sem o que fazer. Já no verão, essa área (assim como o parque inteiro) ganha vida. É localizada no meio do parque, na 72nd Street.
+ Bônus!
Andar, andar, andar!
Não é um lugar, mas é a melhor coisa que você pode fazer por esse parque! Tire um tempinho da sua viagem para fazer um dos passeios favoritos de quem mora por lá (e meu também!). Existem vários outros pontos que não coloquei aqui, que são muito famosos e também já apareceram na televisão.
Dica: no site oficial do Central Park você encontra um mapa com todos os pontos importantes marcados! Aproveite para olhar e já anotar o que te interessar!