Disney Friday DQD – Bambi

Oba! Hoje é dia de mais uma Disney Friday aqui no Dani Que Disse! Como eu contei para vocês lá no primeiro post, em duas sextas-feiras de cada mês, eu trarei um especial recheado de informações, curiosidades e minha opinião a respeito de um dos clássicos Disney.

É também nesse mesmo post que você poderá baixar uma checklist incrível para marcar todos os filmes Disney assistidos.

Continuando nossa aventura pelos clássicos da Disney, hoje é dia de falar sobre um filme que é sempre deixado de lado (até mesmo nos parques da Disney, coitado): Bambi!

Disney Friday DQD – Bambi | Dani Que Disse

ALGUMAS CURIOSIDADES

Bambi é o quinto filme lançado pelo Walt Disney Animation Studios, em 1942. Mas sua produção começou lá atrás, em 1937. O Sr. Disney queria que Bambi fosse o segundo filme lançado pelo estúdio, mas como ele buscava sempre melhorá-lo e fazer desenhos mais realistas, o filme acabou demorando para ser concluído.

E infelizmente isso acabou fazendo com que ele fosse lançado no meio da Segunda Guerra Mundial. Como pudemos ver nos filmes anteriores, essa foi uma péssima época para o cinema. Bambi teve um orçamento de 2 milhões de dólares e deu prejuízo em seu lançamento, muito por conta do mercado europeu fechado. Foi relançado em 1947 e a Disney finalmente recuperou o dinheiro investido.

Disney Friday DQD – Bambi | Dani Que Disse

Outras informações interessantes:

  • Muita gente não sabe, mas o filme Bambi foi baseado no livro “Bambi, A Life in the Woods”, do austríaco Felix Salten, de 1923;

Disney Friday DQD – Bambi | Dani Que Disse

  • A adaptação de Bambi era para ser, originalmente, um live-action! Sidney Franklin, um produtor e diretor da MGM adquiriu os direitos do livro em 1933, mas não conseguiu produzi-lo da maneira que queria. Então entregou os direitos à Walt Disney em 1937;
  • Durante a produção do filme, a Comissão de Desenvolvimento do Maine enviou aos estúdios Disney dois cervos (que é claro que foram apelidados de Bambi e Faline) para que os animadores pudessem estudar seus movimentos e comportamento. Isso também aconteceu com outros animais retratados no filme, que ficaram instalados em um zoológico;
  • Algumas cenas de animais e o fogo da floresta foram desenhadas para Pinóquio, mas acabaram não sendo incluídas no filme. Foram então reaproveitadas em Bambi;
  • É o primeiro filme da Disney que as canções não são cantadas pelos personagens;
  • A Disney planejou dar uma continuação para Bambi, comprando em 1943 os direitos do segundo livro (Bambi’s Children), publicado em 1939. Nele, temos a história da vida adulta de Bambi, junto de seus filhos Geno e Gurri. Infelizmente, por conta da Guerra, o filme não foi feito;
  • Bambi foi indicado a três Oscar: Melhor Trilha Sonora, Melhor Som e Melhor Canção Original (Love is a Song).

Disney Friday DQD – Bambi | Dani Que Disse

Muito interessante, né? Eu nunca tinha parado para pensar em Bambi e fiquei bem surpresa com algumas informações.

E O QUE EU ACHEI?

Se tem uma coisa que ficou marcado na minha memória foi a história de Bambi. Não por conta do filme, que acho que só assisti algumas partes enquanto crescia. Eu tinha um livrinho contando a história do filme e nele tinha um desenho do Bambi sendo atingido de raspão por uma bala, o que me impressionou muito na época.

Outra coisa que também me marcou foram as cenas apresentadas no Magic English (quem lembra das fitas VHS da Disney que ensinavam inglês?). Acho que aprendi as palavras ‘family’ e ‘friends’ por culpa de Bambi, hahaha.

Disney Friday DQD – Bambi | Dani Que Disse

Mas bom, contei isso tudo para mostrar que Bambi não foi uma animação marcante na minha vida. E aposto que muita gente vai concordar que é um clássico completamente esquecível. É bonito? É. É interessante? É. Mas acredito que não vá ter uma pessoa que vai dizer “Bambi é meu filme favorito!”.

“Bambi” conta a história de Bambi, dã. Hehe. Desde que nasceu, ele já é uma figura importante, sendo chamado pelos outros de “Príncipe da Floresta”. Durante o filme acompanhamos o seu crescimento, desde aprender a andar, falar, se relacionar com os outros animais (e faz amizade com o coelhinho Tambor e o gambazinho Flor) e até a interação com sua amada mãe.

Disney Friday DQD – Bambi | Dani Que Disse

Mas, como todos sabem, esse filme tem uma das cenas mais chocantes do mundo da Disney: a morte da mãe de Bambi. Fiquei surpresa que não mostraram a cena, passei anos pensando que era uma cena gráfica e por isso as pessoas achavam essa uma das cenas mais tristes do cinema.

Disney Friday DQD – Bambi | Dani Que Disse

Claro que é triste e você sente a dor de Bambi quando seu pai, o famoso Príncipe (o mais velho cervo que sobrevive há muitos anos), dá a notícia de que a mãe não poderia mais cuidar dele. Acho que qualquer criancinha nova que assistir vai sentir o momento e ficar bem triste junto do pequeno cervo.

Mas depois de passado esse momento (e o inverno frio e triste), temos a chegada da primavera, com suas flores e o amor. Bambi então já está crescidinho e reencontra uma amiga de infância, chamada Faline. E claro que é eles acabam se apaixonando. ♥

Disney Friday DQD – Bambi | Dani Que Disse

Por fim, temos o ataque de diversos caçadores na floresta e um incêndio horroroso. Mas tudo fica bem e no final do filme temos uma cena bem parecida com o início, mostrando claramente que a vida está sempre se renovando.

Confesso que no começo fiquei um pouco em dúvida da moral que o Sr. Disney estava tentando nos passar. E acabei vendo duas.

A primeira é essa do ciclo da vida. Temos várias etapas em nossas vidas, que vão acontecendo naturalmente e nem sempre serão felizes, mas temos que passar por cima e seguir em frente.

A segunda é a ideia de que o homem (na figura do caçador) é alguém que acaba com a vida dos animais e com a floresta. A morte da mãe de Bambi, o grande incêndio… Para mim, tudo serviu para mostrar o poder destruidor que o homem possui e que devemos fazer tudo com muito cuidado. Interessante, mas não sei se muitas crianças vão entender.

Disney Friday DQD – Bambi | Dani Que Disse

No final das contas, Bambi é um filme bonito, mas não tem uma história que poderia se tornar lá muito famosa ou inesquecível como um todo. Gostei, mas não indicaria como um dos melhores filmes já feitos por Walt Disney.

Disney Friday DQD – Bambi | Dani Que Disse

Fica aí o ensinamento do pai do Tambor: se não souber dizer uma coisa agradável, então não diga nada. 🙂

E você, já assistiu Bambi? O que achou do filme? Me conta nos comentários!

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

3 pensamentos sobre “Disney Friday DQD – Bambi

  1. Lívia Madeira

    ai gente, outro filme no estilo do dumbo que eu acho triste pra caramba! hehe

    Responder

  2. Duane

    Esse foi outro filme que assisti em VHS e realmente, essa cena da bala marcou hahah. A morte da mãe do Bambi eu já lembro de outra coisa: o Joey falando pro Chandler “you didn’t cry when Bambi’s mom died?” e o Chandler respondendo “yes, it was very sad when the guy stopped DRAWING THE DEER” hahahahahahah aloka de Friends. Anyway. Realmente não é uma história muito valorizada e tem lições mais adultas, mas ainda acho um filme importante ♥
    Beijos!

    Responder

  3. Dai Castro

    Eu amo o Bambi e foi um filme bem marcante na minha infância. Eu sempre gostei de bichinhos então uma história com um protagonista tão fofo, me chamou a atenção na hora! Saudade do tempo de ir na locadora e ter video cassete hahaha!
    Não é mesmo o melhor filme da Disney, mas tem uma história bonitinha!
    Beijos! ♡
    Colorindo Nuvens

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *