Classificação dos tipos de perfume

Eu sou o tipo de pessoa que experimenta um perfume e, caso goste do cheiro, compro. Sem nem mesmo prestar atenção em mais nada, incluindo a duração do dito cujo na pele. O que pode ser um problema, caso eu precise estar cheirosinha o dia inteiro, né?

Eis que dia desses estava olhando um dos meus perfumes e percebi escrito na caixa “eau de toilette”. Já tinha certa noção do que isso significava, mas nunca pesquisei a fundo. Como estava curiosa, pesquisei, juntei as informações e trouxe para dividir com vocês também, é claro!

Classificação dos tipos de perfume | Dani Que Disse

Basicamente, cada perfume é feito de água, álcool e óleo de essência. O que muda é a porcentagem de cada ‘ingrediente’. Dependendo da quantidade de essência, a fragrância entra em uma dessas quatro classificações: Parfum, Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne.

Fácil, certo? O que pode confundir um pouco é saber que você pode encontrar um mesmo perfume em diferentes classificações. Mas não se preocupe, esse post vai te deixar expert em entender o porquê disso acontecer!😉

Ah! Antes de entrar propriamente nas classificações dos tipos de perfume, lembre-se que o tempo de duração na pele é apenas uma estimativa! Ele varia de pessoa para pessoa, ok?

Classificação dos tipos de perfume | Dani Que Disse

Parfum (em português: perfume)

Um Parfum (ou extrait) é conhecido como extrato de perfume. É o mais puro possível, tendo entre 15% e 40% de essência. É bem forte e possui a maior fixação e duração na nossa pele, podendo chegar a 24 horas. Por conta disso, é o tipo de fragrância mais cara de todas.

Saiba que, caso seja esse o seu escolhido, o Parfum deve ser aplicado em pequenas quantidades e nunca com spray. É conhecido por ser um tipo de fragrância para países com inverno rigoroso, por ser mais forte. Ou seja, não é recomendado para o clima tropical brasileiro.

“Você sabia? O suor faz com que a fragrância se torne mais forte.”

Classificação dos tipos de perfume | Dani Que Disse

Eau de Parfum (em português: água de perfume)

Já o Eau de Parfum tem em sua composição entre 10% a 15% de essência. É considerado a segunda essência mais forte e duradoura e sua fixação pode chegar a até 12 horas na pele.

O ideal é ser usado com moderação, mesmo sendo uma versão menos forte do que a Parfum. É ideal para países de climas mais frios, por ainda serem fortes.

Eau de Toilette (em português: água de banho)

É a versão mais comum no nosso país, possui entre 5% e 10% de essência. Tem até 5 horas de duração na pele e é recomendado para climas tropicais.

Por conta dessa menor duração, pode ser aplicado mais de uma vez por dia.

Classificação dos tipos de perfume | Dani Que Disse

Eau de Cologne (em português: água de colônia)

O Eau de Cologne é o tipo de fragrância com menor duração possível. Duram em torno de 3 horas na pele e possuem 2% a 5% de essência.

Dentro dessa classificação, ainda existe a Eau Fraiche (também conhecida como Fresh Water ou Brume Parfumée). É uma categoria especial para perfumes femininos com menos de 3% de essência e possuem uma grande quantidade de álcool (os body splash da Victoria’s Secret, por exemplo, se encaixam aqui).

São perfeitos para climas muito quentes, pois dão aquela refrescada momentânea.

Classificação dos tipos de perfume | Dani Que Disse

Agora ficou mais fácil escolher um tipo de perfume para usar no dia-a-dia ou em uma ocasião especial, certo? Você tem algum perfume favorito? Me conta nos comentários, vou adorar conhecer novos cheirinhos! 🙂

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

11 pensamentos sobre “Classificação dos tipos de perfume

  1. Yuri S

    Nossa, interessante! Eu não fazia a mínima ideia dessas classificações. A partir de agora vou ficar mais ligado nisso quando for ver perfumes.
    http://www.sextadimensao.com/

    Responder

  2. Lívia Madeira

    adorei esse post, bem esclarecedor, sempre tive duvida nesses tipos, e classificações de perfumes

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

  3. VANESSA

    Olá lindona,amei seu post, eu gosto de perfumes mas, não entendo nada. Foi muito bom ler seu post e aprender um pouquinho.
    Beijocas.

    http://www.meumundosecreto.com.br

    Responder

  4. Camila Valeriano

    Eu só sabia que Parfum era mais forte que Eau de Parfum que era mais forte que Eau de Toillet, mas nunca soube porque!!! Eu amo muito o My Burberry pra usar de dia e o J’Adore pra usar a noite! Procurei opções nacionais pra eles, pq com o dólar do jeito que esta fica difícil, mas infelizmente não achei!

    Responder

  5. Aline Amorim

    Eu sabia que tinha uma diferença, mas não sabia ao certo qual era.
    Gostei do post, e quando chegar em casa vou conferir meus perfumes porque fiquei curiosa.
    Hahahaha Beijos

    Responder

  6. yasnaya

    Semmmmmmmpre quis saber.
    Agora entendo os preços rs
    Amo o J’ Adore – Eau de Parfum e o
    Miss Dior – Blooming Bouquet Eau de Toilette (inclusive entendi porque não dura tanto agora aff)

    Responder

  7. KARINE

    nossa, eu nunca tinha reparado nisso, juro HAHA só comprava os perfumes e pronto. amei demais o post informativo ❤

    Responder

  8. Rafaela Pinheiro

    Danii, adorei esse post, eu não fazia ideia dessa classificação, já fui correndo ver o que o meu era kkkk eu sou uma pessoa meio “largada” em relação a perfume, desde que não seja muito doce qualquer um serve, passo meses usando a mesma fragância e não tenho isso de um perfume pra cada ocasião, uso o mesmo para ir pra faculdade, pro cinema, pra lanchar e para as baladinhas da vida kskksks

    Responder

  9. Dai Castro

    Tá ai um assunto que eu não manjo nada Dani! Nunca pensei nas classificações dos perfumes e achei bem interessante as informações, ficou bem explicadinho!
    Beijos! <3
    Colorindo Nuvens

    Responder

  10. Duane

    Super esclarecedor, adorei! E é muito real isso da estimativa de duração variar, percebo que o mesmo perfume que fixa horrores na minha mãe fica, sei lá, 30 minutos em mim HAHAH. Fora que muitas vezes a gente não sente o cheiro e o outro sente (o que pra mim é muito louco). O mais comum por aqui é a colônia mesmo. Todos os meus são colônia (fui conferir depois do seu post HAHAH). Agora sei que se durar mais que 3 horas já tá ótimo HAHAH. Obrigada pelo post de utilidade pública!
    Bejios ♥

    Responder

  11. Bia Mendes

    Dani, eu sempre via essas classificações e nunca entendia nada! Hahaha
    Apesar de não saber pronunciar (não sei nada de francês), adorei aprender um pouco mais sobre os tipos de perfume.
    Beijinhos, http://biamendes.com.br

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *