Disney Friday DQD – Fantasia

Oba! Hoje é dia de mais uma Disney Friday aqui no Dani Que Disse! Como eu contei para vocês lá no primeiro post, em duas sextas-feiras de cada mês, eu trarei um especial recheado de informações, curiosidades e minha opinião a respeito de um dos clássicos Disney.

É também neste mesmo post que você poderá baixar uma checklist incrível para marcar todos os filmes Disney assistidos.

Disney Friday DQD – Fantasia | Dani Que Disse

Que Walt Disney gostava de fazer coisas diferentes, a gente já sabe. Afinal, ele lançou em 1937 um filme de desenho animado, coisa que ninguém havia feito antes. Ele se jogou ao desconhecido de braços abertos. O Sr. Disney resolveu fazer a mesma coisa em 1940, ao lançar o filme “Fantasia” nos cinemas.

ALGUMAS CURIOSIDADES

Fantasia é o terceiro filme animado lançado pelos estúdios Disney. Ele é diferente das duas animações anteriores, pois consiste em oito segmentos animados separados, que são acompanhados por famosas músicas clássicas.

Disney Friday DQD – Fantasia | Dani Que Disse

Ou seja, pense como oito curtas, cada um com sua própria música, que foram colocados juntos em um filme. As famosas composições clássicas que estão em “Fantasia” são:“Toccataand Fugue in D Minor”, de Johann Sebastian Bach, “The Nutcracker Suite”, de Peter Llich Tchaikovsky, “The Sorcerer’s Apprentice”, de Paul Dukas, “Rite of Spring”, de Igor Stravinsky, “Symphony No. 6”, de Ludwing Van Beethoven (na história “The Pastoral Symphony”), “Dance of the Hours”, de AlmicarePonchielli, “A Night on Bald Mountain”, de Modest Mussorgsky e “Ave Maria”, de Franz Schubert.

Disney Friday DQD – Fantasia | Dani Que Disse

Inicialmente, Walt Disney só queria produzir um curta-metragem do segmento “O Aprendiz de Feiticeiro”, no qual temos a famosa história com o Mickey vestido de feiticeiro. Mas, como os custos seriam enormes para fazer algo tão pequeno, Walt aceitou o conselho de Leopold Stokowski (o maestro que conduziu as músicas clássicas, interpretadas pela Orquestra da Filadélfia), para que fizesse um longa-metragem composto por diversos curtas nesse mesmo estilo.

E daí surgiu “Fantasia”. O Sr. Disney pensava em lançá-lo anualmente nos cinemas, misturando segmentos novos com antigos. Mas acabou que isso custaria muito dinheiro e ele abandonou a ideia.

Disney Friday DQD – Fantasia | Dani Que Disse

Aliás, “Fantasia” foi o primeiro fracasso de Walt Disney nos cinemas. Isso porque os críticos não compraram a ideia do filme, dizendo que era pretensioso e monótono, o que fez os espectadores não assistirem. Sem contar a Segunda Guerra Mundial, que fez a Disney perder a maior parte dos lucros no exterior.

Disney Friday DQD – Fantasia | Dani Que Disse

Walt Disney com o Prêmio Irving Thalberg

Mesmo assim, em 1942, Walt Disney ganhou dois Oscar honorários por conta do trabalho inovador realizado no filme. Um deles pela criação do sistema Fantasound (uma maneira pioneira de reproduzir o som, criado especialmente para o filme). Já o outro, foi o Prêmio Irving Thalberg, que é entregue a pessoas cujos trabalhos refletem em uma alta qualidade na produção de filmes.

Algumas outras curiosidades:

  • “Fantasia” é o primeiro filme em que Mickey Mouse possui olhos com pupilas;
  • O nome do feiticeiro do segmento “O Aprendiz de Feiticeiro” é Yen Sid, que é o nome Disney escrito ao contrário;
  • A partir dos anos 1960, “Fantasia” começou a ser mais reconhecido e melhor aceito pelo público;
  • Seu VHS, quando lançado em 1990, se tornou um dos mais vendidos de todos os tempos;
  • Em 2000, o sobrinho de Walt Disney (Roy E. Disney), coproduziu a única sequência lançada oficialmente: “Fantasia 2000”.

E O QUE EU ACHEI?

Assistir à “Fantasia” foi uma experiência interessante. Além de ser um filme bem diferente de qualquer outro que eu já tenha visto, consegui reconhecer vários de seus personagens que já cruzaram comigo com o passar dos anos. Acredito que o mesmo também acontecerá com você!

Como expliquei anteriormente, o filme é dividido em oito segmentos diferentes e cada um deles tem uma história e uma música.

Disney Friday DQD – Fantasia | Dani Que Disse

A mais conhecida de todas é a do Mickey Feiticeiro (que foi a que eu mais gostei, aliás). Quem nunca viu uma imagem do ratinho vestindo um robe vermelho e o chapéu azul? Mesmo não aparecendo em filmes atuais, essa imagem é bem explorada até hoje.

Para quem não conhece, o curta apresenta Mickey como aprendiz do feiticeiro Yen Sid. Ele precisa encher um caldeirão com água, mas não quer fazer o trabalho e ainda quer mexer com mágica antes da hora. Então rouba o chapéu mágico de seu mestre e dá vida à uma vassoura, para que ela encha sozinha o caldeirão. É claro que isso resulta em problema, porque ele não sabe como fazer a vassoura parar.

Disney Friday DQD – Fantasia | Dani Que Disse

E, assim como tudo que a Disney faz, fica a lição de que ser ambicioso demais e buscar maneiras fáceis para fazer um trabalho, ou seja, sem trabalhar duro, nunca dá certo. 😉

“Fantasia” tem como um de seus pontos positivos a forma como a equipe de Walt Disney juntou as músicas clássicas às imagens. Ficou bem bonito e você consegue perceber como cada imagem se encaixa perfeitamente ao ritmo das canções.

Disney Friday DQD – Fantasia | Dani Que Disse

Acho que esse é o grande trunfo do filme. A inovação que trouxe para os longas animados, como novas maneiras de gravar o som. Mas é isso.

Arrisco dizer que “Fantasia” não é um filme para todo mundo. Por possuir segmentos longos, com histórias que se desenrolam sem conversa, tendo nas apresentações de cada curta a única parte falada, muita gente não vai gostar e vai parar de assistir pela metade.

Disney Friday DQD – Fantasia | Dani Que Disse

As ideias de cada um dos curtas era bem interessante. Mas, para mim, a coisa só funcionaria para todo o público, se apelasse para personagens mais conhecidos (como aconteceu com o Mickey) ou para histórias bonitinhas e vibrantes (como o segmento passado no Monte Olimpo).

Confesso que não pretendo assistir “Fantasia” novamente. Conseguiria ver de novo apenas em blocos separados, pois achei cansativo demais para ver “de uma tacada só”.

Disney Friday DQD – Fantasia | Dani Que Disse

Então fica a dica para você que está olhando torto para “Fantasia”: veja aos poucos e depois venha comentar comigo o que achou! 🙂

E aí, pretende assistir? Já assistiu? Me conta o que achou nos comentários!

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

12 pensamentos sobre “Disney Friday DQD – Fantasia

  1. Lívia Madeira

    o fantasia é o classico dos classicos da disney, sempre amei, conheci mt de musica classica pelo fantasia!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

    1. Danielle

      Que legal que você gosta de Fantasia, Lívia! Muita gente acha um filme “difícil” e acaba não gostando ou desistindo dele 🙂

      Responder

  2. Duane

    Lembro de ter assistido em VHS nessa época em que ele começou a ficar mais famosinho. Até que eu gostei na época, só não sei se hoje teria paciência. Mas que foi inovador, ah foi sim. E que legal ver que em todos os filmes é passada uma lição importante, né? O mundo seria muito melhor se todo mundo seguisse os conselhos do tio Walt.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    Responder

    1. Danielle

      Duane, o mundo certamente seria melhor se todo mundo seguisse os conselhos do Walt. Ele era um sábio! 😀 Quanto ao filme, foi realmente inovador, mas é preciso gostar muito e/ou ter paciência para ver de uma tacada só hahaha.

      Responder

  3. Thais Gualberto

    Assisti Fantasia 2000 quando criança e achei um saco HAHAHAHA Só apreciei dois trechos na ocasião: Marcha de Pompa e Circunstância, em que Donald faz um ajudante de Noé, e O Pássaro de Fogo, que é o trecho em que a natureza ganha vida e achei visualmente belíssimo!

    Beijos!

    Responder

    1. Danielle

      Thais, pra você ver, nem Fantasia 2000 eu assisti, HAHAHAHA! Acho que ia gostar dos mesmos trechos que você. Vou descobrir isso quando o Disney Friday me fizer assistir, hehe.

      Responder

  4. AMANDA ALMEIDA

    Oi Dani, tudo bem?
    Fantasias é daqueles filmes que marcam, mas arrisco dizer que o que é mais marcante no filme é a trilha sonora e a relação que ela tem com as cenas. Assisti fantasia uma vez há muitos anos, pra ser sincera mais de 20, e depois só vi alguns trechinhos. Como você não sinto vontade de assistir na integra, mas quem sabe?
    Talvez hoje eu tivesse uma opinião um pouco diferente de quando era criança.
    bjus
    Amanda

    Responder

    1. Danielle

      Amanda, com certeza a sua opinião de hoje será diferente da que você tinha quando criança! Você verá muitas outras nuances, entenderá melhor o que está sendo apresentado e tal. Mas, como disse, recomendo ver por pedaços, hehe. É cansativo para ver de uma tacada só.

      Responder

  5. Aline Amorim

    Eu assisti apenas Fantasia 2000. Assisti em uma aula de música e achei o filme bem lindo, mas não lembro muito sobre ele.
    Quero assistir o Fantasia.
    Beijos

    Responder

    1. Danielle

      Aline, eu não assisti Fantasia 2000 ainda! Achei uma sacada de mestre do seu/sua professor(a) de apresentar o filme durante uma aula de música. Tem forma melhor de apresentar música clássica do que através da empresa do Mickey, hehe?

      Responder

  6. Silvana Oliveira

    Nossa que legal, não conhecia todos estes detalhes e amei a postagem, achei bem interessante <3

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br/2017/05/look-blazer-rosa.html
    youtube.com/tpmbasica

    Responder

    1. Danielle

      Ei, Silvana! Que bom que gostou, fico muito feliz em saber. ♥

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *