40 anos de Star Wars IV + Dia do Orgulho Nerd

Se quando eu era adolescente era “ruim” ser nerd, a geração atual tem a felicidade disso ser cool. Antigamente, ser nerd significava ser zoado eternamente. Não que isso me impedisse de amar jogar video-game ou gostar de Star Wars, por exemplo. Aliás, o amor pela saga de George Lucas foi algo que só aumentou com o passar dos anos, desde que meu pai plantou a sementinha quando me levou para assistir o Episódio I nos cinemas.

40 anos de Star Wars IV + Dia do Orgulho Nerd | Dani Que Disse

Então, quando o movimento nerd começou a ficar mais famoso e deixou seu lado ~obscuro~ (sem contar a maior propagação do que acontecia pelo mundo na internet), foram surgindo as datas comemorativas, como May 4th (o Star Wars Day) e o dia 25 de maio: o Dia do Orgulho Nerd.

Muitos não sabem, mas esse dia foi escolhido em virtude da comemoração do lançamento do primeiro Star Wars em 25 de maio de 1977 (mais disso depois). É nesse dia também que outra saga nerd é relembrada: O Guia dos Mochileiros das Galáxias. Por isso, o dia 25 de maio também é conhecido como Dia da Toalha (muito importante para qualquer viajante intergaláctico).

40 anos de Star Wars IV + Dia do Orgulho Nerd | Dani Que Disse

E hoje é um Dia do Orgulho Nerd mais do que especial. Como disse, em 25 de maio de 1977 foi lançado o filme Star Wars. Ou seja, hoje faz 40 anos do lançamento do Episódio IV!

Acredito que todos nós sabemos que desde que “Uma Nova Esperança” saiu, Star Wars serviu de inspiração para diversos filmes, séries e livros. Não só sua história e seus personagens, mas também a inovação tecnológica que George Lucas trouxe para dar vida à sua space opera.

Na minha opinião, Star Wars é um dos pilares da cultura nerd. Para mim, é a principal saga, a que começou tudo isso de “ser nerd”. Uma saga que é passada de pai para filho (como aconteceu comigo). Novos filmes estão sendo lançados e, mesmo sem o aval do criador original, levam multidões de fanáticos para assisti-los. Continuam inovando e conseguindo mais fãs dia após dia.

40 anos de Star Wars IV + Dia do Orgulho Nerd | Dani Que Disse

Por isso, nesse Dia do Orgulho Nerd, resolvi focar nessa saga espacial incrível e mostrar para vocês apenas a ponta do iceberg de influência que Star Wars levou para outras sagas. Já pensou que se ele não existisse, vários filmes que tanto gostamos seriam completamente diferentes (ou poderiam nem existir?!).

O pessoal do Shutterstock criou um infográfico gigante mostrando vários filmes e referências que se ligam à Star Wars, muito legal! Olha só:

40 anos de Star Wars IV + Dia do Orgulho Nerd | Dani Que Disse

(clica na foto que aumenta MUITO!)

Viu, né? Star Wars influenciou desde os mais óbvios como Exterminador do Futuro, Matrix e Alien até os mais impressionantes como Buffy, Jogos Vorazes (#girlpower) e Guardiões da Galáxia!

40 anos de Star Wars IV + Dia do Orgulho Nerd | Dani Que Disse

E é por isso que você, pessoa que nunca viu Star Wars (e tem preconceito) deveria assistir! E você, fã de sagas nerds, que tal assistir o Episódio IV hoje?

Feliz dia do Orgulho Nerd, pessoal! E que a Força esteja com você! 😉

Mais sobreDanielle

Administradora, professora de inglês e blogueira nas horas vagas. Ama dividir suas experiências com o mundo e comentar as novidades do momento.

12 pensamentos sobre “40 anos de Star Wars IV + Dia do Orgulho Nerd

  1. Duane

    Ai, Dani, que post legal <3 Abri a imagem pra ver melhor e cara, inspirou MUITA coisa, até os Caça Fantasmas, tô chocada :O Que bom que hoje em dia ser nerd é sinônimo de ser cool. Sempre achei os nerds mais legais mesmo. Até porque sou uma né, aí já viu, amor-próprio tem que ter HAHAH.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    Responder

    1. Danielle

      Duane, também sempre achei os nerds mais legais (até pq acho que sempre fui uma, hahaha!). ♥

      Responder

  2. Camila Faria

    Nunca foi tão cool ser nerd, né Dani? Eu assisti (e curti) os primeiros Star Wars, mas confesso que não continuei acompanhando a saga. Não sou muito fã do viés comercial que acompanha esse universo de novos lançamentos, acho que um pouco da graça se perdeu no meio de tanto marketing.

    Um beijo e bom final de semana Dani! :*

    Responder

    1. Danielle

      Camila, uma pena que você não tenha acompanhado a saga! Acho que você deveria dar uma chance aos novos filmes, eles são muito bons. Eu concordo com você que ter um Episódio VII, VIII e IX é marketing total, mas sou trouxa e continuo vendo (e gostando!), hehe.

      Responder

  3. Pathy Guarnieri

    Acredita que nunca assisti a SW? Kkkkkkkk. Tenho vontade, mas tenho preguiça, dá para entender? Kkkkk.
    E ainda bem que nerd hoje é “cool”, porque eu curto as “coisas” nerds kkkkkkk.

    Beijo!

    Responder

    1. Danielle

      Pathy, como você tem vontade mas preguiça de assistir Star Wars? Hahahaha! Senta logo e assisteeee! Você não vai se arrepender 🙂

      Responder

  4. AMANDA ALMEIDA

    Oi Dani, tudo bem?
    Eu fico feliz pela palavra nerd não ter aquele estigma que tinha alguns anos atrás. Eu confesso que não sou a maior fã de star wars, mas admiro de mais todo esse universo e suas influências. como você disse, muita coisa poderia não ter existido, se não fosse por star wars.
    Feliz dia do orgulho nerd, e que a força sempre esteja com você.
    bjus
    Amanda

    Responder

    1. Danielle

      Amanda, eu também fico muito feliz em saber que ser nerd não carrega mais aquele peso “ruim”. O importante é cada um ser da maneira como é 🙂

      Responder

  5. Leticia Olegario

    Ooi Dani, eu não sou fã de Star Wars, mas adorei o post.
    beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    Responder

    1. Danielle

      Poxa Leticia, como você não gosta de Star Wars? Dá uma chance!

      Responder

  6. Katarina Holanda

    Eu fiquei morrendo de vontade de assistir de novo o episódio IV depois do último, haha.

    Responder

    1. Danielle

      Kat, acho que você tem que fazer logo é uma maratona de TODOS os filmes, hehe.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *