Disney Friday DQD – Branca de Neve e os Sete Anões

Como eu disse para vocês lá no primeiro post sobre o assunto, em duas sextas-feiras de cada mês, eu trarei um especial chamado de Disney Friday! Funciona assim: após assistir a um dos filmes clássicos da Disney, teremos um post especial com um monte de informação, curiosidades e, claro, uma pequena resenha sobre o filme.

Lá no post também é possível fazer o download de uma checklist para você marcar todos os filmes Disney já assistidos. É por ele que estou me organizando para ver tudo direitinho.

Bom, como já tinha dito, era óbvio que o primeiro filme da Disney Friday DQD tinha que ser ele, o clássico dos clássicos, o primeiro longa-metragem de animação produzido pelos estúdios Disney (ou melhor dizendo, o primeiro da história): Branca de Neve e os Sete Anões!

Disney Friday Dani Que Disse – Branca de Neve e os Sete Anões | Dani Que Disse

Eu e Renato encontramos essas duas juntas lá no Hollywood Studios 🙂

ALGUMAS CURIOSIDADES

Lançado em 1937, ele foi a primeira tentativa do Walt Disney de levar um desenho seu para as telonas. Quando foi anunciado, a mídia achou que ele seria um completo fracasso. Vemos então que Sr. Disney riu muito da cara deles depois, né?

Baseado em um conto dos irmãos Grimm, “Branca de Neve e os Sete Anões” tinha um orçamento inicial de 150 mil dólares, mas acabou custando 1,5 milhão de dólares. Hoje, esse valor nem significa tanto no mundo das animações, mas imagina o impacto nos anos 1930! :O

Disney Friday Dani Que Disse – Branca de Neve e os Sete Anões | Dani Que Disse

Ele levou três anos para ser concluído e um trabalho bem pesado foi feito para deixar o filme perfeitinho. Alguns exemplos são:

  • Mais de 500 artistas participaram do desenvolvimento do filme e mais de dois milhões de esboços foram desenhados. No fim das contas, o filme é composto por mais de 250 mil imagens diferentes. Lembrando que naquela época era tudo feito à mão, hein!
  • Maquiagem de verdade foi usada no rostinho de Branca de Neve, tudo com o intuito de deixar a personagem mais real.
  • Para ajudar os animadores, foram filmados atores reais dançando e atuando para que eles pudessem criar personagens com movimentos mais realistas.
  • Uma orquestra composta por 80 pessoas gravou a trilha sonora de Branca de Neve e os Sete Anões, que foi o primeiro filme a ter sua trilha comercializada em disco.
  • Cerca de 50 nomes diferentes foram inicialmente propostos para os anões. :O

Ufa! Uma loucura só, né?

Acredito que seja por essas e outras que a Branca de Neve é a única princesa Disney a ter uma estrela na calçada da fama, hein? Aliás, apenas o chefe, Mickey Mouse, o Pato Donald, Sininho (também conhecida como Tinker Bell, blé) e o Ursinho Pooh também estão por lá!

Disney Friday Dani Que Disse – Branca de Neve e os Sete Anões | Dani Que Disse

Sem contar que o filme foi um marco tão grande que Walt Disney recebeu um Oscar honorário por seu trabalho como produtor. E a Academia fez algo ainda mais inusitado: premiou-o com um Oscar de tamanho normal e sete miniaturas! E quem ainda deu o prêmio foi Shirley Temple, a atriz-mirim sensação da época. Fofura só. <3

Disney Friday Dani Que Disse – Branca de Neve e os Sete Anões | Dani Que Disse

Ah! Como eu disse lá em cima, o filme é baseado em um conto dos Irmãos Grimm. Mas você sabia que existem várias diferenças entre os dois? Para começo de conversa, na história original, a madrasta tenta matar Branca de Neve de várias maneiras. Você já ouviu falar do corpete que quase a sufoca? Ou do pente de cabelo envenenado? Sem contar que a forma que ela volta à vida não envolve o primeiro beijo de amor; e o desfecho da Bruxa Má acontece de uma maneira bem diferente.

E O QUE EU ACHEI?

Primeiro preciso dizer que foi bem esquisito ver um desenho tão antigo. Assim, tem MUITOS anos que não assisto Branca de Neve. A última vez deve ter sido quando ainda tinha minha coleção de fitas VHS, que se foi há pelo menos 13 anos.

Disney Friday Dani Que Disse – Branca de Neve e os Sete Anões | Dani Que Disse

Me respeita que eu tive essa fita VHS hahaha

Depois do costume de ver longas de animação tão bem desenhados ou feitos por computação gráfica, é um pequeno baque voltar às origens. Não que tenha sido ruim, porque o principal para mim é a história e dessa eu me lembro!

Fiquei totalmente impressionada em ainda lembrar de várias partes das músicas, chocada com o quanto que os pronomes vós e tu são usados e também com as várias palavras que aparecem durante o filme e que ninguém falaria nos dias de hoje, hahaha (vale dizer que eu assisti ao filme dublado para ter toda a experiência nostálgica que ele merece <3).

Pra falar a verdade, a sensação foi de assistir a um filme completamente novo, mas sabendo como a história se desenrola no geral. E eu adorei!

Disney Friday Dani Que Disse – Branca de Neve e os Sete Anões | Dani Que Disse

A música que eu sei cantar todinha <3 Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou…

Hoje em dia, é super comum encontrar na timeline do Facebook alguém compartilhando como as Princesas Disney se desenvolveram com o passar dos anos. Essa imagem mostra Branca de Neve, Cinderela e Aurora como pessoas que só viveram para encontrar o Príncipe Encantado e como não tinha #girlpower em seus filmes. Pensei que esse fato fosse me incomodar enquanto assistia ao filme, mas (ainda bem) não aconteceu.

Acredito que devemos levar em conta o ano em que Branca de Neve foi lançado (sem contar a época em que se passa o filme, em torno de 1500 – 1550) e relevar esse tipo de coisa. Confesso que torci um pouquinho o nariz quando ela diz que lava, cozinha e arruma a casa. Mas, né, ela disse isso EM TROCA de abrigo e, aparentemente, gosta de fazer esse tipo de tarefa… Então, para que julgar? E sim, eu acabei de analisar um desenho animado, hahaha.

Disney Friday Dani Que Disse – Branca de Neve e os Sete Anões | Dani Que Disse

Miga, não come isso!

Além do mais, estamos falando de algo que foi importante durante a nossa infância e que amamos muito (bom, pelo menos comigo é assim). Então, acaba sendo impossível perder o carinho ou ver de maneira ruim (e novamente, essa é a minha opinião).

O que ficou para mim depois de assistir Branca de Neve e os Sete Anões é que todas devemos ter um pouquinho dela dentro de nós. Ser amável com as pessoas; alguém que vê o lado bom das coisas; e sempre buscar levar alegria para a vida de quem a gente gosta.

Disney Friday Dani Que Disse – Branca de Neve e os Sete Anões | Dani Que Disse
Final feliz <3

Ah! E tenho uma última coisa a dizer: me senti enganada durante toda a minha vida. Pensei que o símbolo da Walt Disney Company fosse a assinatura do Sr. Disney… MAS NÃO É! Nos créditos iniciais, é possível ver uma mensagem dele para seus funcionários com a assinatura DIFERENTE DA QUE É USADA NA MARCA DISNEY! Sério, eu fiquei meio atordoada quando vi isso. Juro que até comentei indignada com meu namorado (que sim, também é Disney Freak e tá vendo todos os filmes comigo :D).

Disney Friday Dani Que Disse – Branca de Neve e os Sete Anões | Dani Que Disse

A prova do crime! :O

Bom, tirando esse fato atordoante, eu fiquei muito feliz e animada com o Disney Friday! Vou me divertir muito revendo os filmes que tanto amo e conhecendo alguns que ainda não assisti! <3

Disney Friday Dani Que Disse – Branca de Neve e os Sete Anões | Dani Que Disse

Minha animação vendo os filmes Disney

E você? Gostou da ideia do Disney Friday? Sabia essas curiosidades de Branca de Neve e os Sete Anões? Me conta nos comentários!

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

54 pensamentos sobre “Disney Friday DQD – Branca de Neve e os Sete Anões

  1. Lívia Madeira

    nossa, esse ai é o classico dos classicos msm! eu adorei saber tds essas curiosidades sobre e historia e me deu mt vontade de rever!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

    1. Danielle

      Totalmente o clássico dos clássicos, Lívia! Espero que consiga rever logo, é uma verdadeira viagem no tempo ♥

      Responder

  2. KARINE

    ahhhhh, adorei saber essas coisas e achei muito fofo o oscar que o walt disney recebeu, que amor ♥ eu ainda tenho o VHS desse filme, acho que foi o segundo que minha mãe comprou, mas quando eu era pequena eu tinha medo dessa história (juro! HHAHAA) então assisti poucas vezes! diferente de ‘o rei leão’, que perdi as contas de quantas vezes vi naquela época. acho que eu já sentia o lado ~dark dos irmãos grimm escondidos ali, haha.

    Responder

    1. Danielle

      K, esse Oscar é uma fofura, né? Eu também adorei! Achei tão especial ♥ Menina, como assim você ainda tem fitas VHS??? Eu me desfiz das minhas tem uns 10 anos já (tudo bem, queria ter guardado uma ou outra, hehe). Acho que, assim como você, muita criança tinha medo de Branca de Neve muito por conta da cena dela na floresta, é meio assustadora hahaha. Rei Leão foi o primeiro filme que vi no cinema! É muito amor (mas de chorar a parte que o Mufasa morre!)

      Responder

  3. Natasha Arruda

    Faz muito tempo que não assisto os filmes da Disney, e para ser sincera não me lembro se assisti Branca de Neve na versão original quando pequena, mas vi vários remakes. Nunca fui muito fã das princesas, exatamente por elas não expressarem a minha realidade. Mas hoje compreendo algumas coisas, como por exemplo aturar uma pessoa que não gosta em sua família.

    Responder

    1. Danielle

      Natasha, como assim faz muito tempo que você não assiste os filmes da Disney??? Aproveita o Disney Friday e já começa a ver também 🙂 Sem contar que na Disney não existem só as princesas, tem um monte de outro filme legal para você ver!

      Responder

  4. Dany

    Esse é um dos meus clássicos favoritos. Gente, nao sabia que tinha sido o primeiro. Amei demais conhecer as curiosidades.
    Post super completo.
    BjO

    Dany
    Breshopping da Dany
    http://www.brechodanylins.com.br

    Responder

    1. Danielle

      Dany, que legal saber que você gostou das curiosidades! Branca de Neve também é um dos meus clássicos favoritos ♥

      Responder

  5. Ariadne Lomazzi

    Eu amo esse clássico da Disney, não é o meu favorito, mas eu amo <3, adorei saber as curiosidades, muito interessante, beijos!

    https://sejaumunicornio.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Danielle

      Ariadne, Branca de Neve também não é o meu clássico favorito (é um deles, mas o favorito favorito mesmo é A Bela e a Fera ♥), hehe. Mas, sinceramente, eu amo qualquer coisa que venha da empresa do Mickey, hahaha.

      Responder

  6. Alessandra Canofre

    Eu amo a branca de neve!
    AMei conhecer as curiosidades =)
    Beijinhos ❤
    Blog Ale Canofre
    YouTube

    Responder

    1. Danielle

      Alessandra, acho que não existe pessoa que não goste de Branca de Neve, hihi. Fico feliz em saber que gostou de saber das curiosidades ♥

      Responder

  7. Kaila Garcia

    Que incrível Dani, sou apaixonada pelas histórias da Disney, elas fizeram parte da minha infância! Amei as fotos. ❤

    http://www.kailagarcia.com

    Responder

    1. Danielle

      Kaila, eu também sou completamente apaixonada pela Disney (acho que já deu para perceber né, hehe). Espero te ver por aqui nos Disney Friday para comentarmos mais sobre os filmes! ♥

      Responder

  8. Bruna Morgan

    Eu tenho uma tatuagem da maçã envenenada da Branca de Neve em minha panturrilha esquerda <3. E também tinha a fita vhs em casa quando era criança *-*

    Responder

    1. Danielle

      Bruna, MENTIRA QUE VOCÊ TEM UMA TATUAGEM DA MAÇÃ ENVENENADA! Que máximo!!!! Pics or didn’t happen 😛 hahaha.

      Responder

  9. Ana Beatriz

    Quando eu assisto filmes das princesas eu sinto uma nostalgia muito forte, sabe? E eu adoro as versões mais antigas, sem ser remasterizadas, porque elas tem um toque tão especial… A minha favorita é A Bela Adormecida, eu assisti MUITO quando era criança.

    Responder

    1. Danielle

      Ana, eu também sinto essa nostalgia gostosa quando vejo os filmes das princesas! Ai, foi uma parte tão grande da minha infância e acho tão legal que ainda continue assim hoje em dia ♥ Eu também assisti MUITO A Bela Adormecida quando criança, mas a minha favorita mesmo é a Bela ♥

      Responder

  10. Thaís

    Esse filme foi a inovação mais linda que ele criou, abriu portas para uma magina sem fim…

    http://amebatom.blogspot.com/

    Responder

    1. Danielle

      Thaís, totalmente! Foi o filme que abriu as portas da Disney para essa magia incrível que temos até hoje ♥

      Responder

  11. Claudia Hi

    Que ideia bacana essa Disney Friday Dani!

    E começou super bem hein! Branca de Neve deve ser meu filme de princesa favorito porque foi o primeiro que assisti. Traz aquela nostalgia que nenhum filme recente pode proporcionar, por mais efeitos especiais que tenha.

    Adorarei acompanhar seus próximos filmes Disney!

    Responder

    1. Danielle

      Claudia, fico feliz em saber que você gostou da ideia do Disney Friday! 😀 Que legal saber que Branca de Neve é o seu filme favorito de princesa! Eu também gosto muito dela, mas a minha favorita é a Bela ♥
      Com certeza, os filmes antigos são aqueles que trazem a nostalgia gostosa! ♥

      Responder

  12. Pathy Guarnieri

    Adoooooooooro esse filme, como bem adoro a princesa!
    Por ser muito antigo, nem me incomoda em não ter o lance “girl power”, até porque isso é coisa atual…
    Eu também assisti recentemente pela milésima vez e lembrava de todas as músicas kkkkkkkkkk.

    Beijo!

    Responder

    1. Danielle

      Pathy, acho que não existe uma pessoa que não goste de Branca de Neve, hehe. Sem contar a fofura que a princesa é ♥ Eu concordo totalmente que o lance girl power é coisa atual e que não devemos nos incomodar por não existir no filme. 🙂 E não tem como não lembrar as músicas do filme, hahah! São marcantes!!

      Responder

  13. Julie C.

    Já perdi as contas de quantas vezes vi esse filme, é amorzinho demais!
    Apesar de não ser a minha princesa favorita da Disney, adoro Branca de Neve <3

    Responder

    1. Danielle

      Julie, eu também já perdi as contas de quantas vezes assisti Branca de Neve, é tão amor ♥

      Responder

  14. ray menezes

    Ai, Dani, que nostalgia esse post me fez sentir! Também faz muito tempo que eu não assisto Branca de Neve. Lembro de vários pedacinhos dele, várias cenas e músicas que marcaram minha infância. Que delícia relembrar, hein? Tamb´ém vejo muita gente que analisa as princesas com a ótica de hoje e termina desgostando dos clássicos por isso. Eu não consigo! Sempre que vejo os filmes das princesas clássicas só consigo lembrar da magia que sentia cada vez que assistia aos filmes e o quanto elas foram/são importantes pra mim. Sempre só consegui exergar a mensagem boa delas <3

    Ai, deu vontade de te acompanhar nos filmes. Que saudade de todos eles!

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    Responder

    1. Danielle

      Ray, acho essa ideia de analisar os filmes Disney com a ótica de hoje a maior furada. É impossível comparar um filme feito quase 80 anos atrás com o que pensamos hoje! Também só consigo enxergar a mensagem boa que cada filme traz ♥

      Responder

  15. Gih

    Genty essa de ele receber Um Oscar normal e 7 miniaturas eu não sabia :O
    Chocada rs, adorei descobrir coisas novas.
    kisses

    Responder

    1. Danielle

      Gih, muito legal esse Oscar com as miniaturas, né? Uma fofura ♥

      Responder

  16. AMANDA ALMEIDA

    Oi Dani, tudo bem?
    Adorei a ideia do Disney Friday, e vou companhar as postagens com certeza. Algumas coisas eu sabia, e outras não, como a questão da assinatura, decepcionada também. Esse é um dos filmes que mais gosto dos clássicos, e pra ser sincera, encaro de uma forma mais neutra. Sei que há muitas questões envolvidas, mas como você disse, lembro do momento em que o filme foi lançado, e o período histórico em que ele está inserido.

    Eu cheguei a ler o conto original na faculdade e fiquei chocada. Prefiro o colorida da adaptação da Disney mesmo.
    bjus
    Amanda Almeida

    Responder

    1. Danielle

      Ei, Amanda! Fico bem feliz em saber que você gostou da ideia da Disney Friday! Já até saiu o post seguinte à esse, falando sobre o filme do Pinóquio, já viu? 🙂
      Bateu uma mini decepção saber que a assinatura do Walt Disney é diferente, né? 🙁 Eu também já li o conto original e prefiro a adaptação colorida da Disney tb, hahahah!

      Responder

  17. Katarina Holanda

    Que fofa essa primeira foto! ❤ E que post nostálgico! Haha

    Responder

    1. Danielle

      Kat, Disney sendo Disney, né? ♥

      Responder

  18. Duane

    Segura esse tiro! A primeira resenha não poderia ser melhor <3 Caramba, não sabia que tanta gente tinha feito parte da produção :O E que legal que ela tem uma estrela na calçada da fama <3
    Eu assisti um pedacinho pelo Disney Channel um dia desses e tive a mesma ideia que você: apesar dos pesares, não consegui ficar brava, afinal, esse desenho marcou a minha infância!
    PS: Também fiquei de cara com a assinatura do Walt .-.
    Beijos!

    claramenteinsana.com

    Responder

    1. Danielle

      Duane, sua fofa! Obrigada pelos elogios ♥ Pois é, é impossível ficar brava com um filme que marcou a nossa infância! Sabe, ele foi feito em outra época, as pessoas tinham outra cabeça… Não dá para julgar! E eu também quase tive um treco com a assinatura do Walt, bateu aquela leve depressão 🙁

      Responder

  19. Viviane Oliveira

    Dani, nem preciso dizer que amei forte a ideia do seu projeto, né? ❤️
    Eu amo a Branca de Neve por vários motivos e para mim é o clássico mais importante, a princesa mais importante e tudo mais importante Disney.
    Eu não tive esse VHS, mas tenho uma foto com ele quando meus pais alugaram para mim.

    Muito amor, né?
    Beijão, babelinda ✨

    Responder

    1. Danielle

      Vivi, fico muito feliz em saber que você curtiu o projeto! ♥
      Concordo totalmente com você, Branca de Neve é o clássico e a princesa mais importante da Disney! Sem ela, nenhum outro filme existiria 🙂
      Ahhh, imagina a mini Vivi agarrada feliz com o VHS? Quero ver a foto! 😀

      Responder

  20. Camila Soares

    Eu amoo A Branca de neve <3 ela é muito meiga ^^
    Adorei a foto que você tirou com ela!!
    Muitos beijos e abraços
    http://www.ummimoso.com/

    Responder

    1. Danielle

      Camila, eu também adoro a Branca de Neve! Ela é uma personagem tão doce e que inspira a bondade ♥

      Responder

  21. Camila Faria

    Deve ter sido MUITO legal assistir depois de tanto tempo! Eu me lembro que o primeiro filme que eu assisti no cinema foi Cinderela, adoraria assistir de novo. 🙂

    Responder

    1. Danielle

      Camila, foi super legal rever Branca de Neve! Nostalgia sem fim ♥ Cinderela é lindo demais, acho que você deveria rever logo, hein 🙂

      Responder

  22. simone

    Eu assistia os filmes da Disney com meus primos, adorei o post e quero mais sim *.* é uma ótima ideia.
    Charme-se

    Responder

    1. Danielle

      Simone, fico muito feliz em saber que você gostou da ideia do Disney Friday! Já saiu outro post do projeto, já viu? 🙂

      Responder

  23. Jéssica Andrews

    Nossa, a Branca De Neve sempre foi a minha princesa favorita! Até na época da escola os meus colegas me comparavam a ela *-*
    Adorei as curiosidades, não sabia um terço disso rs
    Blog Falando De Moda

    Responder

    1. Danielle

      Jéssica, que fofura seus amigos te compararem com ela na época da escola! Um baita elogio, hein? 🙂

      Responder

  24. Dai Castro

    Eu ainda me lembro do dia em que assistir Branca de neve e os sete anões pela primeira vez!
    Fiquei apaixonada e parei de ficar brava quando o pessoal da escola me chamava de Branca de Neve (por eu ser branquela) só pra implicar!
    Adorei a pesquisa que você fez para levantar todas essas informações!
    É maravilhoso falar daquilo que a gente gosta <3
    Beijos
    Colorindo Nuvens

    Responder

    1. Danielle

      Dai, como assim você se lembra da primeira vez que assistiu Branca de Neve? Que amor!!!
      Olha, se me chamassem de Branca de Neve na época da escola eu ia amar! Bobos eram eles por pensarem que você não ia gostar hahahaha.
      Concordo totalmente, é maravilhoso falar daquilo que a gente gosta! Eu pesquisei durante hoooooras as informações para esse post e adorei cada minutinho ♥♥♥

      Responder

  25. Monise Camargo

    Ai que fofura essa primeira foto!
    Eu amava a história da branca de neve, tinha até o livrinho!
    beijinjhos
    Blog Entre Garotas

    Responder

    1. Danielle

      Monise, a foto é apenas Disney sendo Disney, né? ♥
      Eu também tinha um livrinho com a história dele, uma fofura só!

      Responder

  26. Aline Amorim

    Oi Dani! Não sabia dessas curiosidades. Achei muito legal essas miniaturas do oscar!
    Amei esse post super nostálgico.
    Beijos

    Responder

    1. Danielle

      Aline, fico muito feliz em saber que você gostou do post!! Esses Oscar em miniatura são uma completa fofura, né? Achei super legal da Academia entregar esse prêmio para ele 🙂

      Responder

  27. Rafaela Pinheiro

    Esse eu tenho que confessar que já vi muitas vezes hahaha acho a relação da branca com os anões um amor e realmente levo o contexto-histórico em consideração na hora de analisar a questão de o filme ser machista e etc, acho que anda faltando esse tipo de avaliação nos militantes de facebook (em todo tipo de perspectiva, não só em relação ao machismo).

    Responder

    1. Danielle

      Rafa, a relação da Branca de Neve com os anões é realmente um amor! Também gosto muito ♥

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *