A Fúria e a Aurora – Renée Ahdieh

Resenha A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh | Dani Que Disse

“Numa cidade dominada por um rei jovem e assassino, a cada amanhecer uma notícia triste chega a uma família. O rei de Khorasan, Khalid, de apenas 18 anos, é um monstro. Todas as noites ele convida uma garota para ser sua noiva e na manhã seguinte ela é encontrada com um fino lenço de seda amarrado à garganta, sem mais respirar.

Quando a melhor amiga de Sherazade se torna vítima de Khalid, ela decreta vingança. Sherazade se oferece como voluntária para será próxima noiva do rei, e está determinada não apenas a sobreviver, mas a por um fim a este reinado de horror. Noite após noite, Sherazade seduz Khalid e a ele sussurra histórias que encantam e que garantem a sua defesa. Contudo, ela sabe que cada aurora pode ser a última.”

Se você já ouviu falar do clássico “As Mil e Uma Noites”, provavelmente conhece por alto a história: um rei chamado Pérsia descobre que é traído pela esposa e manda matá-la junto do amante. Como ele não quer ser traído novamente, decide que passará toda noite com uma mulher diferente e que mandará matá-la pela manhã. Até Sherazade aparecer com suas histórias que despertam a curiosidade do rei noite após noite, mantendo-a viva.

Acho que deu para perceber o motivo que me fez trazer esse pedacinho de outro livro para cá, né? Renée Ahdieh se baseou no clássico para escrever seu romance. Mas as semelhanças começam e terminam na premissa.

Em “A Fúria e a Aurora” temos a história de Khalid, um rei de apenas 18 anos e que é odiado por seu povo, pois todo dia desposa uma nova garota, e esta aparece morta no dia seguinte. Ninguém sabe o motivo e todos temem quem será a próxima escolhida.

Resenha A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh | Dani Que Disse

Até que essa desgraça acontece com a melhor amiga de nossa protagonista. Sherazade fica inconsolável com sua morte e resolve buscar vingança. Ela se voluntaria para casar com Khalid, pronta para lutar por sua vida noite após noite, sempre buscando entendê-lo e encontrar uma maneira de matá-lo. E como ela consegue sobreviver todas as noites? Contando histórias que nunca tem um fim, é claro!

Assim que soube deste livro, fiquei bem curiosa por sua história, principalmente por trazer uma cultura totalmente diferente do que estamos acostumados a ler em qualquer gênero literário. Afinal, não temos uma grande oferta de livros que se passem no Oriente Médio, não é mesmo?

Claro que esse não foi o único motivo. Achei que “A Fúria e a Aurora” tem uma história muito diferente e original, além de ter me deixado bem curiosa em saber o motivo de o califa matar suas esposas.

Resenha A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh | Dani Que Disse

E então eu o ganhei em um amigo-oculto e me apaixonei totalmente! Renée entrega um livro repleto de aventura, mistério, romance e uma pitada de mágica. Sem contar as histórias de Sherazade, pertencentes à cultura árabe e muito interessantes. É um livro com uma história sólida, bem escrita e com personagens muito bem construídos e interessantes.

Sherazade é dona de uma personalidade forte e é extremamente corajosa, apesar de ter só 16 anos. Que pessoa teria coragem de deixar para trás seu pai, irmã, namorado e amigos em busca de uma vingança que ela não sabia se conseguiria realizar e sem nenhum tipo de garantia que continuaria viva noite após noite?

Já Khalid é alguém fechado e cheio de segredos. Vamos descobrimos pouco a pouco quem ele realmente é, quais são suas preocupações e o real motivo por matar suas noivas (ainda bem que não fomos enrolados!). E posso dizer? Me apaixonei por ele! Primeiro você quer fazer que nem Shazi e odiá-lo, porque né, a ideia que temos é que ele é alguém detestável e que mata suas noivas sem motivo. Mas conforme o livro vai passando… Ele acaba te conquistando.

Resenha A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh | Dani Que Disse

Destaco também três personagens secundários, mas importantes para a trama: Despina, a camareira de Sherazade, que é alguém super engraçada e alto astral; Jalal, primo de Khalid, é o bom-humor em pessoa e acaba virando amigo de Shazi; e Tariq, o namorado que Shazi deixou para trás, que procura uma maneira de resgatar seu amor das mãos do odiado califa.

Apesar de o livro contar a história de Sherazade, existem alguns capítulos que mostram o que Tariq anda fazendo para resgatar sua amada. Ele não aceita que ela morra nas mãos de Khalid e fará qualquer coisa para salvá-la.  Confesso que achei essas partes meio chatinhas, mas era só porque eu queria ler mais a respeito de Shazi e Khalid, hahaha!

Meu problema mesmo com esse livro foi um só, que me deixou confusa no início e com uma leitura mais lenta: o uso de nomes diferentes e palavras em árabe. Não me entendam mal, eu gostei que Renée tenha escrito assim, pois conseguimos mergulhar mais ainda na cultura. Mas para mim, que não conhecia nenhuma das palavras, tinha que toda hora ficar olhando o glossário no início do livro (salvação divina, foi uma ótima ideia inseri-lo!).

Resenha A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh | Dani Que Disse

Apesar disso, a escrita de Renée é envolvente e apaixonante e mal posso esperar pelo segundo (e último) livro da série, estou muito curiosa para saber o que vem a seguir! Terminei o livro tão sedenta por mais que encontrei três contos (em inglês) que se passam no universo de “A Fúria e a Aurora” e devorei! O lançamento de “A Rosa e a Adaga” está previsto para o início de fevereiro de 2017. Tá chegando!!

Resenha A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh | Dani Que Disse

Ah! Não poderia deixar de falar sobre essa capa maravilhosa, com essa cor linda. O nome do livro é em autorelevo e sou apaixonada pela fonte usada! Sem contar que cada vez que olho os desenhos em azul escuro dá vontade de cantar “a noite da arábia e o dia também é sempre tão quente que faz com que a gente se sinta tão bem” (te desafio a me contar nos comentários da onde é a música, hahaha)!


Como eu me sentia enquanto lia
ISBN | 9788525060358
Editora | Globo Alt
Páginas | 336
Autora | Renée Ahdieh

E você, se interessou pela história? O que achou do livro? Me conta nos comentários!

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

25 pensamentos sobre “A Fúria e a Aurora – Renée Ahdieh

  1. Aline Amorim

    Eu vi esse livro em uma livraria e gostei muito da capa, mas não sabia sobre o que era a história.
    Parece ser bem diferente, e já li “As Mil e Uma Noites”, mas não lembro nada da história e acho que não li mais nenhum livro que se passa no Oriente Médio.
    Gostei muito da resenha e fiquei curiosa sobre como termina. Beijos

    Responder

    1. Danielle

      Aline, uma amiga está lendo “As Mil e Uma Noites” e disse que apesar dessa história para situar os leitores, os livros são as histórias contadas por Sherazade! Então os dois livros acabam se diferenciando já ali 🙂 Espero que você leia e curta a leitura!

      Responder

  2. Lívia Madeira

    mt legal esse romance que aborda outra cultura etc, gostei da indicação, parece msm uma boa leitura

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

    1. Danielle

      Lívia, é uma leitura muito boa! Espero que leia e curta 🙂

      Responder

  3. Clayci

    Anotei essa dica! Eu amo As Mil e Uma Noites e mesmo sendo apenas inspiração para a história, fiquei curiosa para saber o porque q todas morrem hahahahahha

    Responder

    1. Danielle

      Clayci, acho que você vai gostar bastante desse livro, hein! Apenas leia 😀

      Responder

  4. Stephanie Ferreira

    Dani eu adorei e já coloquei na minha lista! Ando lendo mais livros que se passam em lugares diferentes, terminei um agorinha que se passa na Suécia <3 ótimo pra aprender sobre culturas diferentes!

    Responder

    1. Danielle

      Que legal, Ste! Qual o nome do livro que se passa na Suécia? Também quero ler livros que se passem em lugares diferentes! 😀 Espero que goste da leitura!

      Responder

  5. Vanessa

    Eu ia me sentir na arábia enquanto fosse lendo o livro… além disso achei as capas lindas, que vontade de ler!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    Responder

    1. Danielle

      Vanessa, essa capa é apaixonante, né? Linda demais ♥ Você vai amar o livro, leia!

      Responder

  6. Taay

    Que demais esse livro. Fiquei desejando ler. A capa é só amor <3
    bjuxxx
    http://www.taayvargas.com

    Responder

    1. Danielle

      Taay, você vai se apaixonar pelo livro! Leia ♥

      Responder

  7. Tamara Mansur

    Olá! Tudo bem?
    Ameeei demais a sua resenha! O livro se tornou super desejado agora! Quero muito conhecer essa história, ainda mais que se passa no oriente médio! Voltei de lá recentemente e fiquei apaixonada pela cultura! Interessante esse glossário né haha
    E a música é de Aladdin, não é? ❤️
    Beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br

    Responder

    1. Danielle

      Tamara, fico muito feliz em saber que gostou da resenha! Mentira que você visitou o Oriente Médio? QUE SONHO! 😀 Acho que você vai curtir MAIS AINDA a leitura, depois de ter visitado o local 🙂 Hahahaha simmm, a música é de Aladdin!! ♥♥♥

      Responder

  8. Luana

    Fiquei curiosa com sua resenha, só fiquei chateadinha porque tem continuação, tô cansa de livros com continuação, ás vezes começo a ler uma história e quando descubro que tem continuação eu meio que desanimo.

    Responder

    1. Danielle

      Luana, mas esse livro só tem uma continuação, então acho bem de boa! 😉 E olha, vale MUITO a pena a leitura! Principalmente porque a continuação já vai ser lançada ♥

      Responder

  9. Caverna Literária

    Eu também fiquei um pouco confusa no início, mas aos poucos vamos nos adaptando à toda ambientação da história. E que história maravilhosa essa!! Comecei a ler só pelo sucesso que estava fazendo e pelo número de resenhas elogiando a obra, e no final me apaixonei também. Nós sofremos junto dos personagens, nos encantamos e torcemos por eles.
    As capas são mesmo espetaculares! Essa segunda então tá um arraso, amei ♥ mal vejo a hora de ler a continuação. Amei também a sua resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    Responder

    1. Danielle

      Carol, esse livro é maravilhoso! Eu comecei a ler sem esperar nada e acabou que ele ultrapassou E MUITO as minhas expectativas. Tão tão tão lindo! Eu tô louca para colocar minhas mãos na continuação e ler mais de Shazi e Khalid ♥

      Responder

  10. hellz

    OI DANI

    pela capa, eu nunca imaginaria que a história seria essa loucura toda ;O
    E confesso: lendo a sua resenha, fui fisgada.
    O lance do rei me lembrou bastante game of thrones (se você não viu, vou me calar aqui pra não dar spoiler AHAHAHA) e curti saber que com a profundidade dada no decorrer da história, vamos conhecendo mais sobre esses personagens tão interessantes.
    Já tirei foto e inclui na minha listinha de livros que quero ler :B

    beijo
    beinghellz.com

    Responder

    1. Danielle

      Pois é, miga! Essa capa engana, né? Hahahah! Eu não assisto Game of Thrones (só vi o primeiro episódio no lançamento e não fui fisgada), mas acaba que fico sabendo de um monte de coisa importante (e quero dar uma nova chance!).
      Espero que curta a leitura! Depois quero saber o que achou ♥

      Responder

  11. Clara Rocha

    Adoro esse tipo de história! HAHAHAH podemos ver que há claramente uma torcida para S. e K. porque não vou conseguir ficar escrevendo esse nome complicado ahhahaa

    Responder

    1. Danielle

      Hahahahahaahahah miga, depois de tanto ler os nomes vc acaba se acostumando 😛 Leia leia leia, você vai se apaixonar pela história ♥♥♥

      Responder

  12. Juliana

    Eu peguei esse livro como ebook gratuitamente na Amazon por ter comprado um livro, mas não tinha ideia do que se tratava. Peguei basicamente pela capa linda hahaha
    Não sabia que era baseado em “As Mil e Uma Noites”, que legal! Sempre tive vontade de ler esse clássico e uma vez quase comprei uma edição dele muito linda, mas vi nos comentários que tinha censura e algumas partes tinham sido retiradas 🙁
    Ele tinha ficado esquecido no meu kindle, mas agora já tô com vontade de ler! Só acho que vou ter um pouco de dificuldade pra ficar consultando o glossário, mas dou um jeito.
    Depois que eu ler te falo o que achei!
    Apaixonada pelas cores das fotos *-*

    Beijos Dani!

    Responder

    1. Danielle

      Ju, essa história é linda demais! Se tornou uma das minhas leituras favoritas de 2016, sério ♥ Estou lendo a continuação (que foi lançada tem pouco tempo) e fico na indecisão se leio tudo de uma vez ou vou devagar, porque é uma história TÃO gostosa de ler, tão amor, tão original… Que fico com dó de saber que só tem mais esse livro!
      Tira uma foto do glossário com o celular, aí quando bater a dúvida é só consultar 😉 Hahahah!
      Já começou a ler? Quero sua opinião!!

      Responder

      1. Juliana

        Eu entendo bem essa sensação Dani hehe. Tava lendo um livro esses dias que gostei muito e queria ler logo porque tava muito bom e queria saber o que ia acontecer, mas ao mesmo tempo queria ficar mais tempo com ele. Ainda bem que pelo menos ele é o primeiro de uma série (ou trilogia, não sei).
        Ahhh, é uma boa ideia tirar foto, vou fazer isso 🙂
        Ainda não comecei, mas quando estiver lendo te conto o que achei!

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *