Informações gerais do Rio de Janeiro #GuiaRio2016

Hoje é dia de um post diferente. Para ser mais exata: uma série de posts. Toda sexta-feira até o início das Olimpíadas, teremos um texto contando um pouquinho do evento e da Cidade Maravilhosa. Poderão ser dicas, informações… Qualquer coisa! Espero que gostem e aproveitem tudo que aparecer por aqui. ♥

Deixando as grandes polêmicas de lado, os Jogos Olímpicos acontecerão no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 21 de agosto enquanto os Jogos Paralímpicos serão entre os dias 7 e 18 de setembro. A cidade tem se preparado para receber turistas brasileiros e internacionais, que devem aparecer em um número maior do que durante a Copa do Mundo de 2014 (sdds Copa das Copas).

A cidade

O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do país, perdendo apenas para São Paulo. É dividida em três zonas: zona sul, zona norte e zona oeste.

A zona sul é o local que os turistas mais conhecem, pois é onde ficam localizadas as famosas praias de Copacabana e Ipanema, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e muitos outros pontos turísticos famosos.

A zona norte é conhecida, principalmente, por ser a casa do Maracanã, o estádio brasileiro mais famoso (e onde ocorrerão a abertura, encerramento e alguns jogos durante as Olimpíadas).


Por fim, na zona oeste temos um local não muito explorado por turistas, mas muito importante para as Olimpíadas, pois a grande arena (onde 50% dos jogos ocorrerão) é localizada aqui.

Além dessas zonas, temos também o Centro da cidade, um local com muita movimentação durante a semana, no qual grande parte dos cariocas trabalha.

No Rio, temos cinco opções de transporte público: ônibus, trem, metrô, BRT e VLT. É importante saber onde você está e para onde vai, assim você conseguirá traçar uma rota com o transporte público certo.

As Regiões Olímpicas

No total, serão quatro Regiões Olímpicas: Copacabana, Maracanã, Barra e Deodoro.

Copacabana (zona sul): as competições ocorrerão no Estádio da Lagoa, Arena de Vôlei de Praia, Forte de Copacabana, Parque do Flamengo e Marina da Glória.

Maracanã (zona norte): as competições ocorrerão no Maracanã, Maracanãzinho, Sambódromo e Estádio Olímpico João Havelange.

Parque Olímpico – créditos da imagem

Barra (zona oeste): aqui está localizada a Vila dos Atletas e as competições ocorrerão no Riocentro, Campo Olímpico de Golfe, Pontal e o Parque Olímpico (considerado o coração dos Jogos Rio 2016, contando com as Arenas Cariocas 1, 2 e 3, Velódromo, Arena do Futuro, Estádio Aquático, Centro de Tênis, Centro Aquático Maria Lenk e Arena do Rio).

Deodoro (zona oeste): aqui temos o Parque Radical (com a pista de Mountain Bike, Estádio de Canoagem Slaslom, Centro Olímpico de BMX), Centro Olímpico de Tiro, Arena da Juventude, Centro Aquático de Deodoro, Estádio de Deodoro, Centro Olímpico de Hóquei e Centro Olímpico de Hipismo.

No site Rio 2016, você consegue saber exatamente em qual desses locais cada modalidade olímpica será disputada.

Chegando nas Regiões Olímpicas

Durante as Olimpíadas, somente será possível chegar até as Instalações Olímpicas através de transporte público. Segundo a prefeitura do Rio, todas elas poderão ser acessadas por BRT, metrô ou trem.

Este mês foi lançado o Cartão Olímpico, que nada mais é do que um RioCard (o vale-transporte do Rio de Janeiro) para quem assistirá aos jogos. Ele será válido para BRT, metrô, ônibus e trem. Seus valores são medidos por dia. Quem comprar para apenas um dia, pagará 25 reais. Para três dias, 70 reais e para sete dias, 160 reais.

São três modelos diferentes com um mesmo objetivo: o torcedor poderá usar à vontade durante o período de vigência do cartão.

A validade do cartão é determinada pelo dia (e não pela hora) do primeiro uso. Ou seja, se o cartão de validade de um dia for utilizado pela primeira vez às 13h ou 19h, não faz diferença: ele só será válido até as 23h59 do mesmo dia. Como algumas competições só acabam depois da meia-noite, existe um prazo estendido de uso com tolerância de até duas horas após o prazo. Isso quer dizer que o seu cartão valerá até 1h59 da manhã do dia seguinte.

Vale dizer que a contagem de dias para quem optar por comprar o cartão com três ou sete dias é feito seguidamente. Isso significa que, se você usou um cartão de três dias pela primeira vez em uma segunda-feira, ele valerá até a quarta-feira.

O cartão pode ser adquirido pela internet e a partir de 15 de julho, nos pontos de venda RioCard. Se você mora em outro estado, poderá realizar a compra online somente até o dia 20 de julho.

Importante saber que a via TransOlímpica do BRT, a Linha 4 do metrô e os serviços especiais, prestados por ônibus que sairão do Jardim Oceânico e Vicente de Carvalho (este que irá pelo caminho do BRT Transcarioca), que irão até o Parque Olímpico, são os únicos trechos de uso exclusivo para quem tem o RioCard Jogos Rio 2016. Em todos os outros trechos e maneiras de locomoção, o acesso com dinheiro e RioCard comum continua a ser válido.

Se você mora no Rio de Janeiro, após os jogos poderá recarregar seu cartão e utilizá-lo como um RioCard ou Bilhete Único.

~

Ufa! Quanta informação, né? Me contem nos comentários se gostaram dessa ideia de post e o que adorariam ler por aqui! 😉

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

0 pensamentos sobre “Informações gerais do Rio de Janeiro #GuiaRio2016

  1. SEM QUASES

    Que delícia de série, Dani! Sou louca pelo Rio e estou morrendo de saudade de visitar essa parte maravilhosa do nosso país. É sempre uma delícia saber mais, mergulhar mais afundo e ficar em expectativas bacanas sobre algo grandioso (que gera muitas reflexões e críticas políticas e sociais no decorrer…). Adorei as informações e a postagem bem completa que me deixou aqui na tristeza por não ir ver de pertinho.

    SEMQUASES.COM

    Responder

  2. Luly

    Eu sou louca pelo Rio, acho LINDO DEMAIS e inclusive passei 6 dias aí no início de junho para tirar mini férias, hahaha! AMO!
    Espero que essas Olimpíadas tragam um saldo lindamente positivo pra cidade. Sei que pra quem mora aí vai ser (já é…) difícil porque com a quantidade de turistas fica tudo caríssimo, mas eu também gosto de ver nosso país sediando eventos tão lindo quanto (espero que) esse vai ser e nossa Copa MARAVILHOSA foi, tenho saudades de bater papo com a gringaiada em BH!

    Responder

  3. Lorraine

    Dani, quanta informação boa. Não sabia dessa do 'cartão-transporte' para os jogos! mas será que não haverá vendas avulsas de bilhetes? pq dependendo vai sair mais caro se a pessoa usar uma ou 2 vezes no dia ne?

    beeeijo, Já fomos legais

    Responder

  4. Dai Castro

    Eu gostaria de visitar alguns pontos turisticos do Rio, olho as fotos e fico só imaginando como deve ser conhecê-los pessoalmente. Infelizmente tanta notícia de violência acaba espantando um pouco e esse é um dos motivos que não a considero minha prioridade para viagens futuras.

    Achei super legal você reunir essas informações nesse post. Ainda mais com as olimpíadas batendo a nossa porta! Espero que o Brasil possa fazer um bom trabalho quanto a isso! Eu sempre gostei de acompanhar os jogos olímpicos! Vamos ver como vai ser, né? :)Beijos!

    Colorindo Nuvens

    Responder

  5. Géssica Cerqueira

    O Rio de Janeiro parece ser lindo mesmo. Ainda pretendo conhecer um dia. Pena que não posso ir para as olimpíadas. Beijos.

    http://www.bloggeucerqueira.com

    Responder

  6. .lívia.

    estive no rio duas vezes e amei demais a cidade, ja estou planejando voltar!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

  7. Juliana C

    Adorei a ideia dessa série de posts Dani!
    Acho que será bastante útil para quem for acompanhar as Olimpíadas de pertinho 🙂
    E mesmo para quem não vai, como no meu caso, ainda serve como um futuro guia turístico para quando for conhecer o Rio de Janeiro! Porque é um lugar que tenho bastante vontade de ir um dia <3
    Continuarei acompanhando os posts!

    Beijos ♥

    Responder

  8. Duane

    Oi Dani o/
    Fui no Rio só uma vez e morro de saudades! Apesar de todas essas notícias tensas, é um lugar realmente incrível. Gostei muito dessa sua iniciativa ♥ Agora, com todas essas informações, deu mais vontade ainda de voltar (não vou pras Olimpíadas, mas aposto que vão ser úteis mesmo assim!).
    Beijos.

    claramenteinsana.com

    Responder

  9. Camila

    Que bacana 🙂
    Não conheço o Rio ainda mas acho muito linda …

    http://www.chaeamor.com

    Responder

  10. Mari

    Muito boa a ideia dos posts, eu por exemplo não tinha nem ideia de como funcionaria o transporte no Rio durante as Olimpíadas… Bem, eu não vou, né, mas acho muito legal saber! 😀
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

    Responder

  11. Andréia Campos

    Nossa, que post legal!!!
    Eu conheço várias pessoas que querem ir pro RJ para as Olimpiadas… vou encaminhar para eles, tá?

    Beijão! 😀
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    Responder

  12. Amanda Soldi

    Post bem bacana, até pra mim que não conheço o rio muito bem e mesmo que eu não vá paras as olimpíadas, informação nunca é demais.
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    Responder

  13. Juliana

    Adorei saber mais e as fotos são lindas!
    Beijos!

    Unhas Clássicas e Modernas

    Responder

  14. Hellenitha

    Adorei, principalmente a ideia de trazer um post sobre! arrasou, beijoss

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    Responder

  15. Danielle S.

    Fico muito feliz que tenha gostado da postagem e da ideia de trazer essa informação pra cá, Vanessa! E venha nos visitar logo! 😉

    Responder

  16. Danielle S.

    Luly, o Rio é uma cidade extremamente cara e, infelizmente, acredito que vá ficar tudo mais caro ainda durante as Olimpíadas :/ Mas eu acho tão mas tão legal sediar eventos grandiosos (como a Copa e as Olimpíadas) que até relevo, hehehe É muito bom conversar, trocar ideias com os gringos e a festa que a cidade se torna, né? 🙂

    Responder

  17. Danielle S.

    Lolo, aqui no Rio a gente tem algo chamado "RioCard", que é o nosso vale-transporte de cada dia! Com ele podemos usar os meios de locomoção da cidade (pode-se pagar com dinheiro também), excluindo os locais exclusivos para o bilhete da Rio2016 (que são o BRT da TransOlímpica e a linha 4 do metrô)! E ao comprar o bilhete da Rio2016 você tem um número ilimitado de passagens durante o dia de uso!

    Responder

  18. Danielle S.

    Dai, algumas medidas de segurança são necessárias por aqui, mas acredito que sejam as mesmas que em outras grandes cidades brasileiras (como não andar sozinha a noite na rua, evitar locais vazios etc). Mas te digo também que próximo aos grandes pontos turísticos (que, em sua maioria, se localizam na zona sul da cidade), a violência é menor que em outras áreas que, infelizmente, são preteridas pela prefeitura.
    Fico muito feliz que você tenha gostado deste post e da ideia de trazer algumas informações da cidade e dos jogos ♥ Eu também sempre gostei de assistir, quero muito ver como será aqui na cidade!! 🙂

    Responder

  19. Danielle S.

    Géssica, venha conhecer sim! O Rio está te esperando, não importa se durante as Olimpíadas ou depois 🙂

    Responder

  20. Danielle S.

    Lívia, volte sim! Tem sempre algo legal para se conhecer por aqui (e visitar novamente hehe)

    Responder

  21. Danielle S.

    Ju, fico muito feliz que tenha gostado da ideia! Foi o que pensei, algumas informações servirão para quem vier visitar mesmo fora da época das Olimpíadas! Vem bastante coisa legal por aí 😉

    Responder

  22. Danielle S.

    Duane, infelizmente o Rio toma sempre o noticiário para mostrar desgraças, né? :/ Mesmo assim, amo a minha cidade! Fico muito feliz que tenha gostado da ideia dos posts e claro que algumas informações servirão também para quem vier depois das Olimpíadas hehehe Pode salvar aí nos favoritos! 😉

    Responder

  23. Danielle S.

    Camila, o Rio é maravilhoso! Você tem que vir conhecer um dia 😉

    Responder

  24. Danielle S.

    Mari, acho legal até pra quem mora aqui esse tipo de post, porque eu só fiquei sabendo realmente como vai funcionar o transporte por aqui ao escrever o post! Não entendia como esse bilhete ia funcionar, porque ninguém explicava direito 😛

    Responder

  25. Danielle S.

    Andréia, espero que esse post e os próximos ajudem seus amigos 😀

    Responder

  26. Danielle S.

    Oi Amanda, espero ajudar também com esses posts quem vier para o Rio depois das Olimpíadas! Tem um monte de coisa que servirá para montar roteiros 🙂

    Responder

  27. Danielle S.

    Oi Ju, fico feliz que tenha gostado 🙂

    Responder

  28. Danielle S.

    Oi Hellenitha, fico feliz que tenha gostado da minha ideia! Aguarde os próximos posts 🙂

    Responder

  29. Renata Igarashi

    Por enquanto não vejo grandes benefícios para a cidade. Por conta das obras olímpicas, temos uma conta descontrolada para pagar. Um dos legados, seria a linha 4 do metro(que vai até a Barra), mas ela só vai funcionar durantes o evento e será fechado ao fim do mesmo, pois ainda não está pronto e nem tem previsão para abertura. As obras estão todas praticamente inacabadas (eram pra estar prontas na copa!) e acredito que teremos vários "elefantes brancos" espalhados pela cidade.
    A sensação é que o legado sera apenas aquela "bagunça de fim de festa", ou seja, apenas o ônus…

    Responder

  30. Yasminni

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Responder

  31. Yasminni

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Responder

  32. Yasminni

    Oi, eu não entendi muito bem, só posso chegar na arena olimpica de transporte publico? uber ou taxi não rolam? esse metro linha 4 vai sair? essa brt transolimpica passa por ipanema? quanto tempo antes de cada jogo voce recomenda estar lá? obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *