Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes

“Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade – um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas – e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.”

Demorei um pouquinho para trazer a resenha de “Como Eu Era Antes de Você” por um simples motivo: eu queria ter visto o filme antes de postar para fazer uma comparação entre os dois. Ela está lá no final, mas não pule o post todo, ok? Hahaha. 🙂

Como Eu Era Antes de Você começa em 2007, o ano em que Will Traynor sofre um grave acidente que o deixa tetraplégico. São poucas páginas nos contando como isso aconteceu e transformou o antes alegre e aventureiro Will na pessoa que a personagem feminina principal do livro conhece.

Falando nela, somos introduzidos a Louisa Clark no ano de 2009, quando acaba de perder seu emprego em um cafezinho da pequena cidade onde vive e precisa arranjar outro para ajudar nas despesas de casa. Ela tenta um monte de coisa diferente, mas acaba não se adaptando a nenhum. É aí que surge a oportunidade de cuidar de Will.

Completamente diferentes, Will é um homem totalmente mal-humorado e sarcástico, enquanto Lou é engraçada e alegre. E foi justamente isso que a fez conseguir seu emprego, pois seu trabalho é tentar trazer um pouquinho de leveza e diversão para os dias de Will.

Este é apenas o ponto de partida da história, conforme ela se desenrola você começa a entender todo o bafafá. O relacionamento entre os dois vai se desenvolvendo de uma maneira impressionante. Não só Lou é capaz de levar um pouquinho de felicidade para Will, como ele também ensina muito a ela, sempre tirando-a de sua zona de conforto e tentando mostrar que existe muita coisa além da cidadezinha pacata de interior onde vivem.

Diria que a dinâmica entre os personagens é o ponto principal (e a melhor parte) do livro. Outra coisa que merece ser destacada é que podemos ver um pouco de como é a vida de alguém tetraplégico. Todas as lutas diárias, problemas que podem ocorrer e todos os obstáculos que devem superar. É uma leitura muito interessante e reflexiva nesse aspecto, pois é difícil pararmos para pensar no assunto. Posso dizer que o livro me abriu os olhos para essa questão.

No geral, achei uma leitura bem leve, fluida e tranquila. Os personagens são muito bem escritos (fui só eu que criei uma antipatia instantânea pelo namorado da Lou?). É possível devorar o livro rapidamente (até porque você fica louco querendo saber como termina) e prepare-se porque você vai soltar muitos “ownnnn” e também algumas muitas lágrimas.

A edição é linda. Sempre gostei das capas dos livros da Jojo, todos tem uma estética semelhante e gosto mais ainda deste por ele ser rosa.♥ Vale dizer que a continuação de “Como Eu Era Antes de Você” se chama “Depois de Você” e já está nas livrarias!

É um livro lindo para quem gosta de romance. Super recomendado!

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.” (p. 172)

Terminei de ler o livro antes de ir ao cinema. Achei ótimo, pois consegui perceber as pequenas diferenças entre os dois. No geral, achei o filme bem fiel ao livro (afinal, a roteirista foi a própria Jojo) e só senti falta da história de Lou a respeito do labirinto. Mas enfim, mudanças entre livro e filme são normais e necessárias para se conseguir contar uma história.

Tirando isso, gostei de tudo! A forma como a história foi contada, a atuação de cada um (em especial da Emilia Clarke que está perfeita como Lou), a trilha sonora, os locais que foram mostrados… Foi como assistir a história que eu imaginei na minha mente ganhar vida! Assistam (e levem lencinhos, o barulho de gente fungando era gigante na sala de cinema, hehe).

ISBN 9788580573299
Editora Intrínseca
Páginas 318
Título original Me Before You
Autora Jojo Moyes

E você, já leu ou viu o filme? Não esquece de me contar nos comentários a sua opinião! 

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

0 pensamentos sobre “Como Eu Era Antes de Você – Jojo Moyes

  1. Graziela Oliveira

    aiiii tô vendo tanta gente falando do livro e filme que ontem eu achei o livro pra baixar e baixei, só não consegui ler ainda! deve ser lindo demais 🙂

    http://www.blogamorarosa.com

    Responder

  2. Gabs Dutra

    Wooont to louca pra esse livro, muito mesmo <3 já to apaixonada por ele antes de ler!

    Blog >> http://www.seteprimaveras.com

    Responder

  3. Leidiana Pereira

    Adorei a resenha e sou suspeita a falar que ele é um dos meus livros favoritos!
    Eu até já fiz resenha dele no blog e me apaixonei pela história, chorei a beça no final e estou louca para ver o filme e ler o livro sequência.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    Responder

  4. Vitória Martini

    Amei a resenha! Eu vi o filme ontem pelo facebook mesmo haha, não chorei tanto quanto no livro.. E agora estou doida para ler o próximo <3

    Beijos!

    – Blog Vitoria Martini

    – Instagram @vitoriamartini

    Responder

  5. Adriana Leandro

    Assisti ao filme essa semana e quase morri de chorar. kkkkk. Mas o filme é bem bonito e cativante. Agora quero ler o livro porque sempre tem algo a mais nos livros. Bjus!

    galerafashion.com

    Responder

  6. Thami Sgalbiero

    Pelo visto foi uma adaptação fiel ao livro, gostei. Eu só assisti ao filme, ainda não li o livro. Também criei antipatia pelo namorado da Lou e fiquei muito triste com o final que não foi clichê. As vezes de tanto eu assistir filme clichê, senti falta, hahahahaha! O choque maior foi o motivo dele. Enfim, não posso falar muito aqui nos comentários porque pode ter gente que não viu, ler e dar de cara com um spoiler. Vou fazer resenha lá no blog sobre.

    Beijos!
    http://www.likeparadise.com.br

    Responder

  7. Kaila Garcia

    Eu só assisti ao filme e achei a coisa mais linda desse mundo, apesar do final que está sendo tão comentado.. <3
    http://www.kailagarcia.com

    Responder

  8. Emanuelle Rodrigues

    Já tinha ouvido falar desse livro, e ele com certeza está no topo da minha Wishlist Book <3 Quero muito ler! AMei a resnha.
    Kisses!

    http://www.quasedelicadaa.blogspot.com

    Responder

  9. Pâmela Lepletier

    Eu vi o filme e li o livro..
    Ahh a parte do labirinto, também senti falta..
    E eu ameii ambos, sem igual chorei horrores. rsrs
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    Responder

  10. Daniella Dias

    Amo ler livros que viram filme e adoro poder comparar depois.
    Esse eu não li, nem assisti o filme ainda.
    E sim, as mudanças são normais mesmo!
    E é engraçado percebê-las.

    Adorei suas considerações!

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    Responder

  11. Hey I'm With The Band

    Tá todo mundo falando desse livro e do filme né? Até fiquei com uma pontinha de vontade de ver o filme, porque gosto muito de filmes de drama e tals, mas esse é mas romance né…

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    Responder

  12. Luly

    As capas da Jojo são mesmo lindas, eu nunca li um livro dela mas sempre acho uma fofura!
    Tô doida pra ver o filme! Eu tenho um pouco de receio pelo que me contaram do final, que não gostei muito, mas isso é um pré julgamento, né, preciso ver para dar opinião… Mas já sei que vou chorar 50 litros de lágrimas!

    Responder

  13. ray menezes

    Dani, eu tô doida pra ler esse livro! Eu ganhei um exemplar num evento de pré-estréia do filme que fui e assisti o filme sem ler o livro, porque nunca tinha tido curiosidade de lê-lo antes, porque, pra ser sincera, não sou muito chegada a romance. Mas o fato é que gostei tanto do filme que fiquei morrendo de vontade de ler o livro hahahahahhhah xD Ainda não comecei porque tô terminando de ler outro, mas assim que terminar vou começar a ler esse.

    Um beijo grande!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    Responder

  14. Lorraine

    eu acho que esse foi um dos livros que eu li mais rapido na vida! <3 apaixonante!!!

    beeeijo, Já fomos legais

    Responder

  15. Aline Amorim

    Essa capa é mesmo linda.
    Acho que a ansiedade não vai deixar eu ler o livro antes de assistir o filme!
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    Responder

  16. Marília Pessoa

    SCRRRR Eu tô lendo esse livro!! Ainda não terminei, mas tô amando. A escrita da Jojo é muito agradável e os personagens são muito legais!! Eu também não fui com a cara do namorado da Lou de primeira!
    Quero ver o filme assim que terminar de ler.
    bjs
    blogtrashrock.com

    Responder

  17. Géssica Cerqueira

    Ameeei o livro, e adorei o filme. Chorei litros. Beijos.

    http://www.bloggeucerqueira.com

    Responder

  18. .lívia.

    ah eu queria MUUUUUUUUITO ler esse livro, e agora que saiu o filme acho que vou acabar vendo o filme primeiro, mas sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler!!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    Responder

  19. Clayci

    Ai Dani!!
    Eu gostei tanto do livro, que não vejo a hora de ler o "Depois de você".
    Eu ainda não vi o filme, mas quero ver em breve..
    Imagino que esteja bem fiel ao livro <3

    amo esse quote: Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.

    Beijos!

    Responder

  20. SEM QUASES

    Dani, que delícia de ver uma resenha que capta, de fato, os pontos mais reflexivos da obra! A noção do que é 'viver intensamente' é o ponto crucial. Sou apaixonada pela história, justamente por ter um enfoque que é para muito além do romance. É um lembrete de que ser livre é saber ao que se prende e respeitar isso, não se conformando. É o lembrete de que o intenso não é o imprudente, mas aquilo que se apega nos mínimos detalhes adentrados aos princípios próprios. As mensagens são para reflexões de autoconhecimento, principalmente, não sobre vida a dois, romances e afins. Isso é a maior delícia da história! E saber que você foi nesses pontos é maravilhoso.

    SEMQUASES.COM

    Responder

  21. Carol

    O livro é encantador, muito romântico <3
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    Responder

  22. Danielle S.

    Grazi, você vai se apaixonar pela história (e chorar horrores também!), é linda demais! <3

    Responder

  23. Danielle S.

    Gabs, depois que você ler, vai ficar mais ainda!! A história é muito linda, sério mesmo <3

    Responder

  24. Danielle S.

    Leidiana, fico muito feliz que tenha gostado da resenha ♥ Eu estou na dúvida se leio ou não a sequência, pois o livro tem um final tão "como seguir em frente com essa história????" que eu estou dando um tempinho antes de comprar hahaha

    Responder

  25. Danielle S.

    Vitória, eu estou com um pé atrás de ler a sequência, vou esperar passar um tempinho antes de comprar hehehe

    Responder

  26. Danielle S.

    Adriana, o cinema foi quase inundado quando fui assistir! Muita gente chorando! Leia sim, se você gostou do livro, vai gostar do filme, com certeza 😉

    Responder

  27. Danielle S.

    Thami, eu também queria um final bem clichê, estava torcendo por isso, mas… 🙁 Faz resenha, vou amar ler! ♥ E o namorado da Lou era um completo babaca, só salvou 0,000001% porque o ator é o Neville de HP hehe

    Responder

  28. Danielle S.

    Kaila, o filme é lindo demais, mas queria um final clichê, admito, hahah! Agora leia o livro e a continuação! 🙂

    Responder

  29. Danielle S.

    Emanuelle, a única coisa que tenho a dizer é: leia logo! Sério, você vai se apaixonar pela história e personagens, é muito bonita 🙂

    Responder

  30. Danielle S.

    Pam, eu chorei horrores nos dois também! São muito bons, mas é claro que o livro sempre tem alguma coisinha a mais, né! Por isso, falo para todo mundo: leia o livro!!! 😀

    Responder

  31. Danielle S.

    Dany, só te digo para ler e assistir logo! É uma história muito bonita, acho que você vai gostar bastante!! 🙂 Só saiba que precisará de lencinhos ahhahaha

    Responder

  32. Danielle S.

    Val, ele é romance sim! Mas, sério, você vai gostar bastante mesmo não sendo fã do gênero! Dá uma chance para o filme 😉

    Responder

  33. Danielle S.

    Luly, eu adoro que a maioria das capas seguem um padrão, muito fofas! E prepare-se para chorar 100 litros, não só 50 hahahah 😛

    Responder

  34. Danielle S.

    Ray, leia logo! Se você gostou do filme, saiba que vai gostar mais ainda da leitura, pois tem algumas coisinhas que não apareceram no filme 😉

    Responder

  35. Danielle S.

    Lorraine, ele é liiindo <3

    Responder

  36. Danielle S.

    Aline, mesmo que você veja o filme antes, vale muito a pena ler o livros depois 🙂

    Responder

  37. Danielle S.

    Marília, é muito bom né? Acho que agora você já deve ter terminado a leitura, né? Conta o que achou do liiivro 🙂

    Responder

  38. Danielle S.

    Géssica, eu também chorei muito!

    Responder

  39. Danielle S.

    Lívia, mesmo que você veja o filme antes, acho que vale muito a pena ler o livro! Ele tem algumas coisas que não aparecem no filme 😉

    Responder

  40. Danielle S.

    Fico muito feliz que tenha gostado! 🙂

    Responder

  41. Danielle S.

    Clayci, eu ainda não comprei o "Depois de Você" por estar meio de ressaca literária de "Como Eu Era" hahaha, mas quero ler!
    O filme está ótimo, você vai amar!! Bem fiel mesmo 🙂
    Esse é um dos melhores quotes de todos os livros que já li!!

    Responder

  42. Danielle S.

    Van, é um livro que faz você refletir muito! Imaginei que, caso você já tivesse lido, ia amar! 🙂 Acho que vale um post reflexivo no seu blog, hein! Estou louca para ler um pouquinho mais sobre o que você achou!

    Responder

  43. Danielle S.

    Carol, que bom que gostou da resenha, esse livro é lindo demais <3

    Responder

  44. Giuli Castro

    Também li o livro antes de ir ao cinema e foi a melhor coisa que eu fiz. Tb achei super fiel! Acho que a parte do labirinto acabou sendo tirada pq senao ia ficar muito pesado, ne?! Eu tb gostei bastante da adaptação.
    Beijos

    Responder

  45. Danielle S.

    Giuli, o filme ficou muito bom né? Gostei bastante! Acho que ia deixar o filme mais pesado mesmo, mas acredito que dê uma melhor explicação do motivo da Lou não querer sair da sua vidinha!

    Responder

  46. Juliana C

    Eu tava querendo muito ver uma comparação entre o filme e o livro, porque eu acabei só vendo o filme. E gostei bastante, mas não sabia se tinha sido fiel à história.
    Eu entendo que sempre algumas adaptações têm que ser feitas, mas me incomoda quando praticamente jogam a história do livro fora na hora de fazer o filme. Ainda bem que não foi o caso!
    E me arrependi de não ter lido o livro antes, acho que eu teria gostado bastante, mesmo não amando romances. Acho que esse traz muitos aspectos diferentes que iriam me agradar.
    E por isso tô pensando em ler a continuação 🙂

    Beijos ♥

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *