Cidade dos Ossos – Cassandra Clare

“Um mundo oculto está prestes a ser revelado… Quando Clary decide ir se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer… Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.”

Outro livro da série “comprei em 2010 e nunca li”, assim como “O Herói Perdido”. Lembro que na época estava o maior bafafá sobre como essa história era o máximo. Então resolvi dar uma chance para ver como era. Li a primeira página e deixei o livro de lado, hahaha! Bom, ainda bem que algo me o fez ler, mesmo que quase seis anos depois!

Esse algo foi a série de televisão “Shadowhunters”, baseada na saga de livros “Os Instrumentos Mortais”. Acho que hoje todo mundo já conhece ou ouviu falar dessa saga. Primeiro, tivemos o livro. Depois, veio uma adaptação para os cinemas e que foi odiada por todos. Por fim, a história teve uma nova chance e a série de TV foi lançada (você pode assistir no Netflix).

No livro “Cidade dos Ossos”, conhecemos Clary, uma adolescente de 15 anos que vai a uma boate com seu melhor amigo, o nerd Simon, e descobre que pode ver um mundo que os mundanos (os humanos normais) não conseguem: o Mundo das Sombras, que está misturado ao dia-a-dia das pessoas, sem que elas percebam. Assim, ela descobre que todas as histórias de monstros são verdadeiras. Fadas, demônios, feiticeiros, lobisomens, vampiros… Todos existem. Neste mundo, temos os Caçadores das Sombras, que são uma espécie de “polícia” (por falta de palavra melhor) e têm como objetivo cuidar do nosso planeta, libertando-o dos demônios.

Clary conhece três jovens Caçadores de Sombras. Jace, o cara inteligente, sarcástico e corajoso; Isabelle, uma garota feminina e forte; e Alec, o irmão de Isabelle e melhor amigo de Jace, que está em uma luta constante contra quem ele é. Agora que Clary sabe sobre esse mundo oculto, deve ficar junto deles para sua proteção, além de procurar um objeto valioso para a Clave (que é uma espécie de Governo Supremo do Mundo das Sombras), que ainda pode ajudá-la a salvar alguém importante.

“Cidade dos Ossos” é um livro com muito mistério, ação e lutas. Os personagens não só precisam recuperar o tal objeto valioso como também se deparam com vários outros problemas pelo caminho que eles devem resolver. E, é claro que como um bom livro YA, sempre sobra um espacinho para o romance.

Obrigada pelo aviso, Jace!

Os personagens me cativaram logo de cara. Quer dizer, gostei facilmente dos três Caçadores das Sombras. Já Simon não gostei muito, pois minha paciência não aguenta tanta chatice por parte dele. E, para falar a verdade, não simpatizei muito com Clary no início, pois ela me pareceu meio burra e inocente. Acabei pagando a língua mais tarde, pois a personagem foi se mostrando durona e madura.

Você talvez fique um pouco confuso durante a leitura. Como este é o primeiro livro da saga, é normal que tenha muita explicação sobre o mundo criado. A autora precisa começar a formar uma base sólida para sua mitologia, por isso são muitas as informações que Clary recebe. Mas, conforme vamos lendo, as coisas vão sendo lembradas, fazendo sentido e você termina o livro se sentindo um verdadeiro Caçador das Sombras, hahaha.

Por último, no final do livro é feita uma revelação que parece que você tomou um chute no cérebro. E é aí que você entra naquele estado de negação “nããããão”. Justamente por isso, estou LOUCA para comprar a continuação, chamada “Cidade das Cinzas”. Impossível que aquilo seja verdade!

Simon, eu entendo como você se sente, também fiquei assim

Acredito que, se você é alguém que gosta de livros de fantasia, vai gostar bastante de “Cidade dos Ossos”. Se não gostar de cara, não desista! Muita gente é apaixonada pela saga e deve ter um motivo, não é mesmo?


ISBN 9788501087140
Editora Galera Record
Páginas 459
Título original City of bones: The Mortal Instruments
Autora Cassandra Clare

E aí, o que achou do livro? Você já leu? Me conta nos comentários!

Mais sobreDanielle

Carioca apaixonada por brigadeiro e batata-frita. Não necessariamente nessa ordem.

0 pensamentos sobre “Cidade dos Ossos – Cassandra Clare

  1. SEM QUASES

    Assisti ao filme e não me encheu tanto os olhos, ou seja, o coração e a mente. Mas fiquei curiosa para o livro, senti na época que poderia esperar muito mais lendo. E a sua resenha só veio para dar mais força para isso. Vou super conferir!

    SEMQUASES.COM

    Responder

  2. Stephanie Ferreira

    eu AMO esta saga! Já todos os livros de Instrumentos Mortais e depois a outra trilogia chamada Peças Infernais. E to aqui esperando o novo lançamento da Cassandra Clare que sai em Maio.
    Não to curtindo muito a série, mas em comparação do filme (que foi beeem ruim) ela está até que legal heheheh

    Um beijo,
    Quase Mineira | Sorteio Mason Jar

    Responder

  3. extraordinariando

    Dani
    Não gostei do filme..
    Achei meio 'mais do mesmo' sabe?!
    Um dia quem sabe, tento ler
    Beijos

    Responder

  4. Sonhos de Verão

    Não é um tipo de livro que me interessa não, hehehe
    beijinhos, Rê
    https://blogsonhosdeverao.com.br

    Responder

  5. Clayci

    Tenho uma meta na vida de ler a série!

    Só que ainda não comecei, hahahahah
    Sempre que vejo uma resenha fico com o coração apertado =/ (PRECISO LER)

    Responder

  6. Luly

    Eu tenho um pouco de preguiça dessa saga, confesso, mas estou cogitando separar um tempinho livre para tentar ver a série pela Netflix… Acho que assistindo, que exige menos do que a leitura, eu posso ver se as personagens me cativam e aí se rolar posso ir atrás dos livros pra valer.
    Tenho um amigo que é VICIADO na história, tem até tatuagem de uma das runas e tudo mais, hahahaha!

    Responder

  7. Susan Rodrigues

    Eu já li esse livro há uns anos atrás, e lembro que assistir o filme foi como ler o livro de novo! Agora a série, eu achei um desastre D:
    A história do livro é bem legal, e eu lembro do final hahahahahhaha

    sushibaiano.blogspot.com.br

    Responder

  8. Danielle S.

    O filme não é grande coisa e a série também é fraca (no quesito atuação e efeitos especiais). As histórias são até parecidas, mas muita coisa foi modificada (como era de se esperar). Achei o livro infinitamente melhor, vale muito a pena! Fora que aquele final é tão MEU DEUS NÃO ACREDITO que você fica morrendo de vontade de ler o próximo! 🙂
    Depois me conta o que achou do livro!

    Responder

  9. Danielle S.

    A história mudou muito do livro para a série, né? Não sei se já pegaram os outros ou é pura invenção, mas pude perceber grandes modificações já na história do primeiro! Estou LOUCA pelo próximo livro, tenho certeza que vou ler tudo correndo, estou adorando, hahahah!

    Responder

  10. Danielle S.

    O filme é diferente do livro! Vale a pena dar uma chance para os livros 😉

    Responder

  11. Danielle S.

    Poxa Rê, dá uma chance! Quem sabe você não descobre que gosta? 🙂

    Responder

  12. Danielle S.

    Menina, começa logo! Acho que você vai gostar bastante! Depois me conta o que achou! 😉

    Responder

  13. Danielle S.

    Olha, não sei se você vai gostar muito dos personagens pela série não… Talvez um ou outro, mas certamente não pela principal (atuação péssima!)
    Tenta ler o primeiro livro, vai lendo aos pouquinhos (mas sem pensar em desistir) e vai que você se surpreende? 🙂

    Responder

  14. Danielle S.

    Não lembro se o filme é fiel ao livro (vi tem muito tempo), mas imagino que algumas coisas foram modificadas e vários fatores levaram as pessoas a acharem bem ruim! A série é mais ou menos, eu ainda estou assistindo, mas ando sem paciência com a péssima atuação da atriz que faz a Clary e umas histórias meio doidas 😛
    ESSE FINAL É CHOCANTE! Eu lembrava dele por conta do filme, mas fiquei na dúvida até que realmente aconteceu no livro, hahaha!

    Responder

  15. Inês Gabriela A.

    Olá,
    Tenho esse livro aqui, mas ainda não li porque desanimei MUITO ao ver taaantos volumes, não gosto de obras com muitas continuações, me incomoda pra caramba. Mas enfim, adorei a resenha.
    Beijos.
    Nasci Gabriela – http://www.nascigabriela.com.br

    Responder

  16. Danielle S.

    Leia pelo menos o que você já tem, afinal, você gastou dinheiro nele né? Quem sabe você naõ se anima a ler os próximos? 😉

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *