Resenha: Garota Exemplar – Gillian Flynn

A primeira vez que vi esse livro, ele estava na mão de um homem no aeroporto internacional de Nova York. Vi a capa e não consegui decifrar que tipo de história ele contava. Até que uma amiga (oi Bia!) me contou a história:

Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Resumindo, o livro não tem NA-DA de bobinho. Ele é dividido em três partes, sendo a primeira uma leitura meio lenta, na qual o ponto de vista do narrador é alternado entre Nick, por meio de passagens do presente, e Amy, através de anotações de seu diário. Se você está pensando em largar logo no início, NÃO FAÇA ISSO! A segunda e terceira parte são de te deixar assim:

Uma coisa boa é essa alternância do narrador entre os dois principais. Uma hora estamos lendo Nick acabando com a sua mulher, dizendo que ela era “maluca”, que o casamento já estava em ruínas e acabamos concordando com ele pelos fatos contados. Em outro momento, estamos achando Amy a coisa mais fofa e uma esposa dedicada, o que nos leva a achar impossível ela ser aquele “monstro”. Então ficamos meio confusos, pensando em quem acreditar. O que, é claro, nos é esclarecido com o passar da leitura.

Apesar de demorar um pouco até algo realmente “UAU” acontecer, achei o livro muito bom e interessante. Acho que esse é um dos primeiros livros com temática ~policial~ que leio, então foi meio que minha iniciação.

E o filme baseado no livro já foi lançado. Você pode ver o trailer aqui.

Nota: ©©©©

ISBN 9788580572902 | Editora Intrínseca | Páginas 448 | Título original Gone Girl | Autora Gillian Flynn

Mais sobreDanielle

Administradora, professora de inglês e blogueira nas horas vagas. Ama dividir suas experiências com o mundo e comentar as novidades do momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *